.

.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VALENÇA: Programas sociais para a juventude serão ser implantados em Valença


A prefeita Jucélia Nascimento recebeu na tarde da última quarta-feira (25), em seu gabinete, o diretor da secretaria Municipal da Juventude, Chasquiel Bereton, na oportunidade acompanhado por Mailson Pereira, articulador de programas sociais do governo federal para juventude, na Bahia,  e Marcos Pereira, Coordenador da Juventude, pela  secretaria das Relações Institucionais do Estado da Bahia - SERIN. No encontro, referência a dois programas distintos: adesão e  execução em Valença do Juventude Viva e do Estação Juventude. A iniciativa, a partir da secretaria Nacional da Juventude, que é vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, tem como foco a realização de ações específicas ao público jovem e que, somadas a ações de outras áreas do governo federal no Programa Autonomia e Emancipação da Juventude,  possam estar produzindo mecanismos de combate às desigualdades e, ao mesmo tempo,  contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento social.
 Juventude Viva ou Plano de Prevenção contra a Juventude Negra, se apresenta, conforme sinaliza a própria Secretaria Nacional da Juventude, como uma resposta do Governo Federal à questão da violência, tanto física como simbólica, praticada contra a juventude negra. Nesse sentido o Plano prevê um processo social amplamente participativo, com ações de prevenção, inclusão e autonomia, o que contempla a oferta de equipamentos e serviços públicos em territórios com altos índices de violência.
 Com funções distintamente voltadas aos direitos sociais do jovem, Estação Juventude é o programa das atuais ações da SNI com a finalidade de promover, por exemplo, inclusão com capacitação profissional, isto, inclusive, seguindo as vocações e a realidade do território onde está sendo praticado. Feita a adesão, a previsão é que uma unidade itinerante do Estação Juventude, entre dezembro deste ano e janeiro próximo, passe a vir a Valença de trinta  em trinta dias durante dois anos. O bairro da Bolívia é o território previsto na cidade para sua execução
 Os atuais índices de violência e criminalidade registrados em Valença, na sua imensa maioria  entre os jovens, fizeram  com que o município figurasse no rol  dos  15 da Bahia onde os programas estão sendo implantados. A secretaria nacional da Juventude justifica a realização desses programas apontando que o Brasil registra, atualmente, uma imensa população de pessoas com 15 a 29 anos de idade, algo em torno de 50 milhões de jovens que precisam, de fato, ser inseridos no projeto  de desenvolvimento sustentável e solidário do país.
 A prefeita Jucélia Nascimento acenou positivamente para a implantação dos programas em Valença, observando que além das ações estaduais e federais que chegam ao município, o seu governo vem também criando projetos que dão atenção à proteção social e a formação da cidadania entre os jovens. Presente também  na reunião o vereador Agostinho Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário