.

.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

WENCESLAU GUIMARÃES: Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) participará do 1º Encontro dos Sem Terrinhas da Brigada Dandara em Wenceslau Guimarães


O Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizará nesta quinta e sexta feira (24 e 25/10) o 1º Encontro de Sem Terrinhas da Brigada Dandara no Assentamento Ernesto Chê Guevara, localizado a 1 km da sede municipal de Wenceslau GuimarãesO Encontro propõe criar um espaço de aprendizado, diversão e formação política, dentro das linhas históricas do Movimento. 

Nesta perspectiva, o setor de educação quer construir sujeitos que defendem a bandeira da Reforma Agrária nos diversos espaços sociais a partir da construção de uma identidade camponesa com os Sem Terrinhas.

Estarão presentes 70 crianças entre os 09 e 12 anos do 4º e 5º ano do ensino fundamental 1, vindas dos Assentamentos e Acampamentos do município e região. Segundo a coordenação do setor, estima-se construir no decorrer das atividades diversos espaços dinâmicos que facilitem o aprendizado e o exercício da coletividade como ferramenta que possa ser implementadas nas salas de aula e localidades a qual elas pertencem.


Participação da SDA

A SDA foi convidada para contribuir na formação ambiental das crianças, pensando nisto, a equipe técnica da Secretaria estará dando uma oficina sobre a reciclagem e a construção de hortas suspensas usando garrafas pet como base.

Além da oficina, a Secretária Edinalva Reis, estará na mesa de abertura do encontro falando sobre a importância da educação do campo para a formação política e ambiental das crianças. Tendo em vista, a participação ativa da mesma a 3 anos na coordenação de algumas escolas no campo.

De acordo com Edinalva Reis, este espaço formação com as crianças será de grande riqueza, “conseguiremos unir duas questões de suma importância para o desenvolvimento rural. O primeiro é a construção de uma iniciativa que contribua para o meio ambiente no uso da reciclagem, e o outro, é ter como público alvo as crianças moradoras das comunidades rurais, pois desde cedo estaremos instruindo sobre a maneira adequada de se produzir, respeitando a natureza e o ser o humano”.  Texto: Wesley Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário