terça-feira, 30 de setembro de 2014

VALENÇA: Contas da Prefeitura de Valença são aprovadas pelo TCM

As contas da Prefeitura de Valença,de responsabilidade da prefeita Jucélia Sousa do Nascimento, referentes ao exercício de 2013, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão desta terça-feira 30. De acordo com o parecer prévio do TCM, os índices da Saúde, Educação e Fundeb foram cumpridos dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Confiante no trabalho da sua equipe,  para a  prefeita Jucélia Nascimento o resultado  não foi surpresa. Em 2013, a competência e a responsabilidade da atual gestão já sinalizava para a aprovação das contas.
Ascom - Governo de Valença

Campanha Outubro Rosa amplia foco do câncer de mama, em busca da saúde integral

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação José Silveira (FJS), o Instituto EcoD e o Movimento Pense Rosa vão realizar o Outubro Rosa na Bahia. A campanha deste ano, denominada Pense Rosa + Pense Azul, tem uma proposta mais ampla, de saúde integral das pessoas, especialmente a saúde da mama e da próstata. A mobilização na Bahia  inicia com a inauguração do Espaço Rosa, no 3° Piso do Shopping Barra, na próxima quinta-feira (02/09), às 9h. A loja funcionará até o dia 11 de outubro, com a comercialização de peças produzidas por mulheres atendidas nos projetos sociais da Fundação José Silveira, pacientes e mães de pacientes do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), durante a Oficina Rosa da FJS. As peças produzidas em 2014 são assinadas pelo artista plástico Bel Borba. A arrecadação com as vendas será revertida para a causa. Nesta quinta-feira, o ponto alto do evento será às 10h, com um Talk Show para a imprensa, convidados e formadores de opinião, na área de conveniência dos cinemas do Shopping Barra. Os médicos Luciana Landeiro e Marcelo Brandão vão falar sobre os cuidados com a mama e a próstata e tratar de questões como preconceito e quebra de tabu. Já a médica Carla Ferner vai abordar o assunto qualidade de vida na prevenção de doenças. Neste mesmo dia, em apoio ao movimento mundial Outubro Rosa, a Fundação José Silveira vai iluminar na cor rosa o Hospital Santo Amaro, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu (em Jequié) e o Hospital Cristo Redentor (em Itapetinga). O Pense Rosa + Pense Azul tem o apoio do Shopping Barra, NOB, BarberBeauty, TV Aratu, Arena Fonte Nova e Vale. “A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e atuar na prevenção do câncer”, afirma a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito. Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu na Califórnia, em 1997, e se propagou pelo mundo com a iluminação de monumentos públicos na cor rosa, a exemplo da Torre de Pisa, na Itália, e do Arco do Triunfo, na França. A campanha conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas em prol da conscientização de mulheres para a realização do autoexame das mamas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em 95% as chances de cura.
 Assessoria de Comunicação da Fundação José Silveira

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Governo de Valença e da Bahia Trabalhando Por nossa Cidade!


Recuperação da Estrutura Metálica e da Cobertura da Feira Livre!



EBDA mostrou em simpósio importância dos sistemas agroflorestais

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), realizou neste sábado (27), oficina sobre Sistema Agroflorestais para técnicos, produtores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A atividade, que faz parte da programação do I Simpósio de Permacultura do Recôncavo da Bahia, promovido pela universidade, aconteceu na sede da Gerência Regional da EBDA, em Cruz das Almas. De acordo com o instrutor da oficina, o engenheiro agrônomo da EBDA Jorge Raimundo Silva Silveira, foram abordados temas como sistemas agroflorestais e o Programa Quintais Agroflorestais. “Além da parte teórica os participantes fizeram uma visita à Mata Atlântica de Cazuzinha para verificar os ensinamentos da natureza, solo, vegetação e os estratos vegetais”, explicou o técnico. A atividade contou ainda, com uma prática de campo na Unidade Didática “Fazendinha Agroecológica” instalada na sede da gerência. “Demonstramos de forma prática o plantio do sistema agloflorestal, preparo de biofertilizante, comporto orgânico, manejo de poda e preparo de micronutrientes eficazes para uso na agricultura”, concluiu Jorge Silveira.
Assimp/EBDA, 29/09/2014

VALENÇA: Merendeiras e auxiliares escolares do município recebem homenagens

Sexta-feira, 26 de setembro: Dia das Merendeiras e Auxiliares Escolares. E no auditório do CEEPS, pela manhã, estavam elas, servidoras do município, mais uma vez sendo homenageadas pelo governo de Valença. Em um número aproximado de 400, vindas de escolas e creches da cidade e zona rural, se juntaram no momento festivo que lhes foi especialmente preparado. O evento contou com a presença da prefeita Jucélia Nascimento, que fez questão de reservar um tempo na sua agenda para participar também das homenagens, o que, conforme observou ela, era um momento especial de reconhecimento e valorização a quem, no dia a dia do seu trabalho, ajuda também a cuidar das nossas crianças. A ideia e organização das homenagens foram do setor de Nutrição da secretaria municipal da Educação, tendo à frente a nutricionista Murione Icó, que na oportunidade destacou o trabalho feito em Valença para que a merenda e os alimentos oferecidos nas escolas do município sejam de qualidade, principalmente nutricional. Tarefa esta também integrada ao  trabalho das homenageadas. Sobre a importância do trabalho das merendeiras e auxiliares escolares o coordenador de Educação do município, padre Josival Barbosa, se dirigiu a elas dizendo que “a gente, que exige e cobra tarefas, tem que saber também reconhecer o valor humano e profissional de vocês. Nada melhor que trabalharmos felizes e em harmonia. Ganha todo mundo. A escola, a comunidade, a família”. Igual reconhecimento foi dirigido também pela secretária municipal da Promoção Social, Renata Sampaio. Com palavras afetuosas e de reconhecimento ao trabalho das homenageadas, a prefeita Jucélia disse que “estamos aqui para homenagear e mais uma vez demonstrar o carinho e o respeito que temos por todas vocês. Dizer da grandeza que significa o trabalho de vocês. Nós somos uma grande equipe, comprometida com o melhor para Valença e vocês representam uma parte integrante desse processo. O amor e união fazem a força e a diferença”. Jubiratan Damasceno, Gerente de Almoxarifado, no Setor da Merenda, também dirigiu algumas palavras às homenageadas e observou que elas são “as anônimas que fazem a diferença. Responsáveis pelo alimento das nossas crianças nas escolas e colocando no que fazem o tempero do amor e do carinho”. Em clima de confraternização, depoimentos espontâneos de algumas merendeiras e auxiliares domésticas aconteceram, registro para o comprometimento traduzido na frase de Solange da Silva, da Escola Fonte da Esperança: “Faço o meu trabalho com dedicação e amor.” O momento serviu também para entrega do certificado do curso de Capacitação dos Manipuladores de Alimentos das Escolas Municipais, recentemente promovido pela secretaria municipal da Educação.
Ascom – Governo de Valença

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

VALENÇA: Beneficiários do Programa Vida Melhor recebem kits para iniciar atividades

Cerimônia contou com a presença da prefeita Jucélia Nascimento
Em continuidade as ações do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado da Bahia, que em parceria com o Governo de Valença, através da Secretaria de Promoção Social, na última semana aconteceu a entrega de kits e certificados dos beneficiários dos carrinhos de pizza e churrasco doados na cerimônia de inauguração do Centro de Inclusão Produtiva (CEIP). Os receptores dos kits passaram por cursos de higienização, confecção e gestão de negócios durante uma semana, e em seguida receberam das mãos da prefeita Jucélia Nascimento, da secretária Renata Sampaio, da Promoção Social, e da coordenadora do Centro de Inclusão Produtiva, Jucélia Araújo, os kits para iniciação dos trabalhos.
“Sinto que a justiça foi feita para nós, que não temos emprego, foi nos dado uma oportunidade de vencermos na vida com dignidade, me emociono ao falar deste programa e principalmente da forma séria e ética que ele é levado por (pela prefeita) Jucélia. Só posso dizer obrigada!”, disse emocionada, Géssica Sena, uma das beneficiárias do programa e ativistas da classe dos ambulantes.

ADAB comemora dia Mundial contra a Raiva com palestras educativas sobre a doença em herbívoros

A Bahia está entre os estados mais eficientes no controle da Raiva dos Herbívoros e possui a classificação A, a mais alta categoria, na avaliação do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros.
 A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), participa das comemorações do Dia Mundial de Luta contra Raiva, 28 de setembro, com palestras educativas sobre as atividades desenvolvidas no controle, vigilância e prevenção à doença nos herbívoros. A ação acontecerá amanhã (26), durante a manhã, na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e à tarde na União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), em Lauro de Freitas, e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, simultaneamente. O evento é promovido pela coordenação do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) da Adab em parcerias com as três escolas de medicina veterinária e tem como proposta disseminar informações para professores e alunos sobre atuação da Agência e do Governo do Estado no controle da raiva em animais, a exemplo dos equídeos, bovídeos, ovinos, caprinos, no Estado da Bahia, minimizando os impactoseconômicos e reduzindo os riscos à saúde pública. De acordo com o coordenador do PECRH, José Néder, assuntos como a atividade de controle populacional de morcegos (quirópteros­), no cadastramento de abrigos através do uso de GPS para georreferenciamento, e a atuação na área de focos e perifocos de raiva, bem como a vigilância epidemiológica, serão apresentado ao público presente. “Todos nós, profissionais da área de saúde, desempenhamos um papel fundamental na prevenção e controle da raiva”, afirmou. O Dia Mundial da Raiva é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dezenas de países, inclusive o Brasil, promovem campanhas com o objetivo de conscientizar as pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença, juntando esforços de especialistas na área de saúde humana e veterinária.

A raiva
 De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab) há 10 anos a Bahia não registra a ocorrência de casos de raiva humana. A raiva é uma zoonose de alto risco, que pode ser transmitida para o ser humano, através de mordidas, arranhões ou lambidas de mamíferos, como cães, gatos e morcegos hematófagos ou morcegos vampiros, que se alimentam de sangue. Além de acometer os animais domésticos, a doença também atinge os de produção, por serem fontes de alimentos para os morcegos Desmodus rotundus, que se alimentam exclusivamente de sangue. Quando infectados com vírus da raiva, os morcegos transmitem a doença aos animais, levando-os à morte em alguns dias, após o início dos sintomas. A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso de animais e pode ser percebida quando detectados alguns sintomas, como o Isolamento do restante do rebanho, tristeza, tremores musculares, perda de peso, salivação intensa, falta de coordenação, ou seja, com dificuldade de permanecer em pé, andar cambaleante, quedas e dificuldade para levantar-se, e paralisia dos membros posteriores.
 Esforços para redução da incidência da zoonose 
Os morcegos são encontrados em locais escuros, úmidos e abandonados ou em matas próximas a áreas de criação de bovinos. O uso do georreferenciamento como ferramenta de espacialização, auxiliar nas análises epidemiológicas, na caracterização das áreas de risco e localização de abrigos para morcegos hematófagos, também são importantes no avanço no controle da Raiva dos Herbívoros no Estado da Bahia. “Estas ações exitosas das equipes da Adab têm importância estratégica, tendo impacto positivo na redução da incidência da raiva nestas áreas consideradas de risco, bem como nos prejuízos ao rebanho estadual e à saúde da população”, salienta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal. O Estado da Bahia está entre os mais eficientes no controle da Raiva dos Herbívoros e, em 2011, recebeu a classificação A, a mais alta categoria, na Avaliação do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa). “Isso é resultado de um amplo trabalho em conjunto, envolvendo segmentos da defesa, pesquisa e extensão rural. Todas as ações têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população seja enquanto produtor ou consumidor. Por isso, nossa responsabilidade vai além das porteiras”, frisou o diretor geral da ADAB, Paulo Emílio Torres. A equipe da ADAB orienta e solicita que, caso exista a suspeita de doença nervosa nos animais, o criador deve isolar o animal do restante do rebanho, nunca manipulá-lo ou consumir a carne, e comunicar, imediatamente, ao escritório da Agência no município mais próximo. Ascom Adab, 25/09/2014

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: Ibope: Paulo Souto lidera, Rui diminui vantagem e Lídice estaciona

A menos de duas semanas do primeiro turno das eleições estaduais, o cenário mudou pouco em relação à pesquisa anterior Ibope, encomendada pela Rede Bahia. O candidato do Democratas, Paulo Souto  continua na frente com 43%. Rui Costa (PT) ocupa a segunda opção com 27% e Lídice da Mata (PSB) em terceiro com 7%. Renata Mallet (PSTU) 1%, Marcos Mendes (PSOL) 1% e Da Luz (PRTB) 0%. Brancos e nulos: 10% ; Indecisos: 11%.Na pesquisa anterior, realizado pelo instituto entre os dias 6 e 9 de setembro, Paulo Souto tinha 46%, seguido por Rui Costa (24%) e Lídice da Mata (6%).  
Segundo turno
Na simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa feita pelo Ibope apresentou vantagem para o candidato do Democratas. Paulo Souto: 46%, Rui Costa: 31%, Branco/nulo: 11%, Não sabe/não respondeu: 12%.

BAIXO SUL AQUI AGENTE SÓ VOTA EM QUEM TRABALHA!!


GANDU: O PNAE (PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


SEGUNDO A RESOLUÇÃO FNDE/CD 38/2004, PRECONIZA QUE A ENTIDADE EXECUTORA APLICARÁ O TESTE DE ACEITABILIDADE, SEMPRE QUE OCORRER NO CARDÁPIO A INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS NOVOS PARA AVALIAR A ACEITAÇÃO DOS CARDÁPIOS PRATICADOS. ESSA MESMA RESOLUÇÃO ESTABELECE QUE O ÍNDICE DE ACEITABILIDADE NÃO DEVA SER INFERIOR A 85%. O TESTE DE ACEITABILIDADE FOI ELABORADO E APLICADO PELA NUTRICIONISTA DA EDUCAÇÃO: DRA. FÁTIMA REIS O EVENTO FOI REALIZADO NO CELAM- (CENTRO DE ENSINO LUZ E AMOR) NO 12 DE SETEMBRO DE 2014. 
PREPARAÇÕES PARA O TESTE DE ACEITABILIDADE
PREPARAÇÕES DOCES
• PAMONHA
• CANJICA
• PÃO COM GOIABADA

PREPARAÇÕES SALGADAS
• ARROZ VERDINHO, LEGUMES E SOJA
• FAROFA DE FEIJÃO PRETO COM SOJA E CARNE
• FAROFA DE FEIJÃO VERDE COM CARNE E ARROZ
• RISOTO DE ABÓBORA COM CARNE DO SOL

O TIME DE LULA EM VALENÇA!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Oficina orienta trabalhadores do Serpro a montar horta vertical

Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), ministraram nesta terça-feira (23), palestra sobre Alimentação e Hábitos Saudáveis, seguida de oficina de implantação de horta educativa para funcionários do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As atividades fizeram parte da Semana da Primavera promovida pela instituição, que teve como foco ações de dinâmica voltadas para a qualidade de vida e bem estar das pessoas. Os engenheiros agrônomos da EBDA, Antônio Carneiro do Rosário e Hélio Saulo Arandas apresentaram temas como desenvolvimento sustentável, agroecologia, tipos de hortas, alternativas de plantio e inseticidas naturais. Outro destaque foi a abordagem sobre consciência e desequilíbrio ambiental. Segundo a coordenadora do evento, Marcia Santos, as atividades funcionaram como uma espécie de terapia para fortalecer a integração entre os profissionais que lidam diariamente com tecnologias da informação. “Por trabalhar com máquinas e números acho muito importante essa ligação do ser humano com a tecnologia e a natureza visto que, uma trabalha com a mente e a outra com o sentimento. Desta forma, saímos de um momento de stress por meio de atividades lúdicas”, afirmou a auxiliar de informática, Natalice Rocha.Oficina - No momento reservado para a parte prática os participantes aprenderam a construir uma horta vertical usando garrafas pet. De acordo com Hélio Saulo Arandas, este tipo de horta é ideal para ser instalada em quintais e varandas de apartamentos. Este é o caso da enfermeira do trabalho, Daniela Rocha: “sempre tive vontade de implantar uma horta em meu apartamento; agora já sei como fazer”. “A horta educativa tem como objetivo promover a consciência ambiental e a inclusão social das pessoas envolvidas através da disseminação, adoção e domínio de técnicas agrícolas que possam ser utilizadas dentro de fora da instituição”, explicou Antônio Carneiro. Assimp/EBDA, 23/09/2014

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Santa Casa de Nazaré reabre centro cirúrgico e inicia cirurgias

A Santa Casa de Nazaré das Farinhas retomou na última quinta-feira as atividades do centro cirúrgico do Hospital Gonçalves Martins. A unidade, que estava fechada há 5 meses, voltou a fazer cirurgias. Somente essa semana, 6 cirurgias eletivas estão programadas para acontecer. A instituição iniciou na semana passada os atendimentos ambulatoriais para marcação de cirurgias, através do mutirão de cirurgias eletivas. Os atendimentos são para procedimentos cirúrgicos adulto e pediátrico. Emergência 24 horas também já está funcionando. Em outubro, está programada a reabertura da maternidade.

Tudo isso só foi possível com o apoio de empresas, instituições e pessoas, que têm colaborado para a reabertura da Santa Casa de Nazaré. São elas:

- Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB)
- Ministério Público e promotora Thelma Leal de Oliveira
- Hospital Martagão Gesteira
- Prefeitura de Nazaré e prefeito Milton Rabelo de Almeida Júnior
- Prefeitura de Jaguaripe e prefeito Heráclito Rocha Arandas
- Prefeitura de Miniz Ferreira e prefeito Clóvis dos Santos Penine
- Prefeitura de Salinas e prefeito Jorge Antônio Castellucci
- Prefeitura de Aratuípe e prefeita Sandra Rita Lago Souza

Foto: Divulgação / Centro Cirúrgico da Santa Casa de Nazaré das Farinhas
Informções à Imprensa
Camilla Oliveira

21 DE SETEMBRO - DIA DO RADIALISTA

Dia de muita comemoração e confraternização da imprensa de Valença. Instituído pela Câmara de Vereadores, através de projeto do vereador Fabrício Lemos, o Dia do Radialista, 21 de setembro, foi marcado por uma programação que começou no Clube Bola Cheia, com o baba dos radialistas e logo depois, um almoço na Churrascaria Tradição. 

Radialista parabéns pelo seu dia, nosso muito obrigado por vocês alegrarem nossas vidas, nos manter informados e pelo dom maravilhoso que vocês tem de nos prestar este grandioso serviço. Homenagem do Jornal A Voz do Baixo Sul.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VALENÇA: Obras da Feira Livre já foram iniciadas

O Governo de Valença está investindo, com recursos próprios, cerca de R$ 360 mil na recuperação da estrutura metálica e da cobertura da Feira Livre da cidade. As obras fazem parte da requalificação do espaço, que terá outros investimentos visando dar mais dignidade aos homens e mulheres do campo e à população que vai ao local em busca dos alimentos e outros produtos agrícolas ali comercializados. Na área da Feira Livre o Governo de Valença também já reformou o Posto de Saúde,  melhorando muito as suas instalações, que contam, inclusive, com ambiente climatizado, o que se reflete também em um melhor atendimento médico e ambulatorial.
 Ascom - Governo de Valença

ITUBERÁ: Prefeitura de Ituberá e Sebrae realizam I Oficina do Empreendedor

Aconteceu nesta quarta (17) a I Oficina do Empreendedor, realizada pela Prefeitura de Ituberá e o Sebrae, com objetivo de promover o desenvolvimento, formalização e estabilidade dos pequenos negócios. O evento que reuniu mais de 150 pessoas, teve um dia inteiro de programação que contemplou as oficinas do Sebrae "Sei Planejar" e "Sei Controlar Meu Dinheiro" e a mesa redonda "Acesso à Crédito" com representantes da Caixa Econômica Federal, ASCOOB, Credibahia, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.  Este evento faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ituberá, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, com a Sala do Empreendedor e o programa CrediBahia, ambos inaugurados em 2014, em parceria com o Sebrae. Estas políticas públicas destinadas aos pequenos empreendedores da cidade, oferecem informação para quem quer transformar o seu serviço autônomo em um negócio formal, em tempo que também servem de apoio para orientar os empresários já formalizados. Para Francisco Junior, jovem empresário que ingressou na vida profissional aos 15 anos, informação e capacitação são a base para a realização de seus sonhos profissionais: "No mercado de trabalho, quem não tiver conhecimento vai ter dificuldade. Hoje, graças ao apoio do Sebrae, formalizei meu negócio, tenho CNPJ e Nota fiscal. Sou um Microempreendedor Individual e tenho credibilidade para prestar serviço para várias instituições", disse. O Microempreendedor Individual, além de garantir condições mais dignas para pequenos negócios, é o primeiro passo para contribuir para o desenvolvimento local, gerando novas oportunidades de trabalho e renda, por isso a necessidade de se formalizar. José Amândio Barbosa, gestor do projeto Sebrae Bahia no Baixo Sul, comemora os resultados que a cidade vem apresentando: "O empreendedorismo é a mola mestra do desenvolvimento. A prefeita Iramar assumiu essa postura de trabalhar pelo desenvolvimento de Ituberá, abrindo a Sala do Empreendedor e vem cumprindo seu papel em levar conhecimento e desenvolvimento para os pequenos empreendedores. O Sebrae tem imenso prazer de participar desta história. E é só o começo", finalizou Amândio.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ituberá

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PARA DEPUTADO ESTADUAL VOTE:


VALENÇA: JUCÉLIA X PMDB (PLACAR 6 a 0 PARA JUCÉLIA)

O pedido de revisão do Processo 106133 - Recurso Eleitoral, contra a prefeita Jucélia Nascimento, tendo como recorrente, Gilson Silva Santos, deu chabu. Os desembargadores mantiveram a decisão da juíza de 33ª Zona eleitoral e por unanimidade (6x0), negaram provimento. A prefeita Jucélia disse que a justiça prevaleceu, as acusações, foram todas rejeitadas pela Dra. Alzeni Barreto Alves, juíza da 33ª Zona eleitoral de Valença e hoje, os desembargadores tiveram o mesmo entendimento.

Camamu se prepara para romaria de Senhor do Bonfim

Organizadores da festa, já tem os Layouts das fantasias, é segredo, pois apesar de ter cunho religioso, a competição é do barcos e fantasia mais bonitos e a organização vale ponto.Estamos nos aproximando do mês de dezembro, e como é tradição, Camamu se prepara para grande romaria do Senhor do Bonfim. Camamu fica localiza no Sul da Bahia, cercado por diversas ilhas, praias lindas de areia branca, magníficas cachoeiras, e o seu povo é super hospitaleiro. A romaria é uma festa religiosa tradição cultural do povo de Camamu, cidade com mais 450 anos, que tem sua participação importante na história do Brasil. Foi aqui que aportaram holandeses, portugueses e diversos outros à época do descobrimento do Brasil. Um fato importante na história foi que em 1653, quando Portugal, foi atingido por um terremoto, e teve centenas de casas destruídas, Partiram de Camamu, embarcações levando 60 homens, negros e índios, e muita madeira, para reconstrução de Portugal. Camamu já esteve na liderança nacional, como maior produtor de “farinha”. Hoje não existe mais esse comercio, pois a farinha tem sua comercialização de forma artesanal, famílias que ainda lutam pela sobrevivência alugam engenhos para produzir algumas arrobas de farinha e vende na feira, comercio local e seus vizinhos da comunidade. Mas se tratando da romaria, Camamu tem sua rotina modificada, pois são muitos turistas que chegam a Camamu nesta época, velejar, curtir a beleza natural, já que o cortejo passa por diversas ilhas, praias e manguezais. Comunidades Ribeirinhas vem a margem do mar para saudar o Sr, do Bonfim, e felicitar os romeiros, que transformam a calmaria, o silencio quebrado apenas pela onda do mar, em uma zuiera de diversos ritmos.As embarcações são montadas com grande estrutura, algumas dispõem roupas padronizadas, música ao vivo, shows pirotécnicos, serviços de bordo, muitos disponibilizam em seu pacote, comida e bebidas.
Se você tem vontade de participar, escolha a embarcação e venha, ligue para secretaria de Turismo de Camamu Tel: (73) 3255-1721 e peca informação e contato dos organizadores da festa. Para contato com os organizadores do Barco Evidências, Tel: 073 8146-8148 – Cassio.

ELEIÇÕES 2014: Indecisos podem decidir as eleições

As eleições para governador e senador da Bahia podem sofrer reviravoltas, pelo menos se forem levados em conta os índices dos indecisos e dos votos brancos e nulos, passíveis de modificação de posicionamento. O Ibope, na última pesquisa divulgada, apresentou 35% do público eleitor nesse patamar, quanto ao Senado federal, o dado é de 26%.  Para o professor de História da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e comentarista político Carlos Zacarias, a questão reflete um perfil de eleitor que ainda não procurou saber a situação da campanha. “Os índices seguem um fluxo normal, comparado aos pleitos anteriores. Esse perfil, geralmente, vai ser convencido no próprio dia, na reta final, na boca de urna. Boa parte do eleitorado tem pouco apreço pela política. Vão se empolgar nos próximos dias e vai cair a ficha que ‘vão ter que votar em alguém’. Outro detalhe: há possibilidade deles votarem nas primeiras pessoas que vieram na cabeça”, analisou.O comentarista também apontou os artifícios utilizados na campanha para poder fisgar a atenção e o voto desse segmento ainda indefinido. “Há vários recursos de placas, nomes, números. A massificação de jingles, por exemplo, é um recurso. Para este público, vamos supor, o importante é ter a lembrança do nome, o que garante que a figura vai lembrar é da propaganda, é memorizar o que está sendo vendido. Para eles não importa se tem projeto ou proposta, mas que seja algo que o lembre”, afirmou. Outro aspecto comentado por Zacarias diz respeito à polarização dos mais bem posicionados das pesquisas. “Se o público vai decidir de última hora, a tendência é que a polarização absolva esse eleitor. O Rui e o Paulo Souto conseguiram uma polarização. Rui tem possibilidade de crescer e levar eleição para um segundo turno, por exemplo”, discorreu.

VALENÇA: Avenida Dendezeiros já está asfaltada

O planejamento de pavimentação com camada asfáltica em ruas e avenidas de Valença, uma ação da parceria entre o Governo do Estado e o Governo de Valença, cumpre mais uma etapa nesta quinta-feira (18), com os serviços realizados na Av. Aurelino Ribeiro Novaes (Dendezeiros). Importante via de ligação entre o centro da cidade e o cais de embarque de materiais com destino às ilhas de Cairu e atracadouro de lanchas de passeio, a Av. Dendezeiros encontrava-se há mais de uma década completamente abandonada. Agora, com o asfalto, a artéria entra no planejamento da Prefeitura para servir de opção e ser um dos locais de embarque de materiais,  isto porque existe um projeto para a construção de um novo cais de embarque, exclusivamente de passageiros, na Praça da Bandeira. De acordo com o planejamento da secretaria de Infraestrutura, a Terceira Travessa Oldack Nascimento será a próxima artéria a receber a camada asfáltica, se tornando mais uma opção para o tráfego de veículos entre o centro e a saída da cidade, sentido BA 001 para Bom Despacho. Atualmente a Av. Tancredo Neves é a opção mais utilizada pelos motoristas para esse  trajeto. As obras de asfaltamento já foram concluídas na Rua Antônio Germiniano (Tamarineiro), Abel Aguiar (Estação Rodoviária), as duas principais vias de acesso do bairro do novo Horizonte, as Avenidas José Andrade Soares e Daniel Ribeiro Soares.
Depois de concluídas, as obras  terão totalizado mais de 38,5 mil m² de área requalificada e investimentos de mais de R$ 1,3 milhão, que contam também com a contrapartida do município.
Ascom – Governo de Valença

Para Deputado Federal Vote:


A UNIÃO FAZ A FORÇA NA COMUNIDADE DO QUILOMBO

Tudo teve inicio com uma invasão de poucas famílias e o Quilombo, que fica localizado dentro do bairro Novo Horizonte, em Valença, vem conquistando cada dia a sua cidadania. Tudo começou com a criação da Associação de Moradores do Quilombo, que hoje é presidido pelo incansável Joselito Conceição Santos, conhecido pela comunidade como Barrão. Quando os primeiros habitantes chegaram por lá, abastecimento de água e energia era um grande sonho. Diversas tentativas de retirada foram realizadas, mais a força do povo impediu a desapropriação. “Um dos grandes parceiros da nossa comunidade é a Federação das Associações de Bairros de Valença (FEMAMVA), que presidida por Romilson Muniz manteve diversas audiências com a direção estadual da COELBA para garantir a regularização do fornecimento de energia, viabilizou o cadastramento junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, Inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), oferecendo uma melhor qualidade de vida aos pescadores e marisqueiras O Quilombo já conta com água, já foi conquistado o Programa Luz para Todos e definitivamente vai trazer dignidade para os seus moradores.” desabafou Barrão. Segundo Barrão uma escola foi construída pela prefeitura na localidade, mais nenhum professor queria lecionar por lá. Mais com muita luta, Barrão junto com a FEMAMVA, a comunidade e com o apoio da prefeitura demonstrou que a união faz a força e hoje o Colégio é uma realidade. Outro ponto conquistado foi à regularização fundiária, que de acordo com Barrão, a prefeita Jucélia Nascimento arregaçou as mangas e sempre atendeu as reivindicações da Associação. Hoje a comunidade do Quilombo já é uma realidade. Uma luta com conquistas! Comemora Barrão.

VALENÇA: Inaugurado o Colégio Estadual do Jequiriçá

As longas caminhadas, as horas perdidas de sono em ter que acordar pela madrugada, as viagens de mais de uma hora e os riscos de acidentes. Tudo isso faz parte de um passado dos estudantes de segundo grau, residentes em Jequiriça, zona rural de Valença, que para estudar tinham que se deslocar para a sede do município. A inauguração do Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, nesta quarta-feira (17), traduz a vontade e a determinação de toda comunidade da localidade, que estabeleceu parceria com o governo, doando o terreno, através de Doralice Santos, filha de Bernardo, para o benefício. O Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos tem capacidade para 720 estudantes dos ensinos fundamental e médio. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, da prefeita Jucélia Nascimento, além de gestores, professores, estudantes e comunidade. O investimento foi de quase R$ 900 mil, a partir de recursos do Tesouro do Estado. O equipamento é um dos cinco colégios de segundo grau, que o Governo do Estado, em parceria com o Governo de Valença, disponibilizou para a zona rural, sendo três (Orobó, Bonfim e Jequiriçá)  já entregues às comunidades e os outros dois (Guaibim e Serra Grande), contratados e em vias de serem licitados. A prefeita Jucélia Nascimento destacou a grande parceria entre o Governo de Valença e o Governo do Estado, que vem transformando a realidade local. “Só nessa parceria é que a gente consegue avançar. O governo do Estado cumpriu sua parte. Secretário leve a mensagem ao governador Jaques Wagner que Valença saberá retribuir sua dedicação com o nosso município. Hoje Valença é vista e respeitada como a cidade que tem crescido com seus projetos”. Entre os equipamentos que contribuem para isto, a prefeita destacou o SAC, SAMU, Base Comunitária de Segurança e as máquinas para estradas na zona rural. 
“O Governo do Estado tem, entre as prioridades, a importante política pública de levar educação de qualidade para os lugares mais longínquos. E a inauguração desta escola aqui em Jequiriçá é mais um prova desta política, garantindo a todos os nossos estudantes o direito de aprender”, disse o secretário do estado. Ele ressaltou, também, os avanços na Bahia. “Com os nossos projetos estruturantes, diversificamos agendas e temáticas, fortalecendo o ensino em áreas prioritárias, como língua portuguesa e matemática”, afirmou. A unidade funciona com seis salas de aula nos turnos vespertino e noturno, oferecendo pátio central, prédio administrativo, com salas para diretor e professores, sala de leitura, biblioteca, laboratório e cozinha.
Nos últimos sete anos, o Estado investiu mais de R$ 499,9 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas em toda a Bahia, incluindo unidades em áreas rurais, indígenas e quilombolas.
Participaram ainda da solenidade de inauguração os vereadores Bertolino de Jesus, Carlos Antônio (Ei), Adailton Francisco e Fabrício Lemos; a diretora da Direc V, Flordolina Angélica; o chefe de gabinete da Serin, Martiniano Costa; o presidente da APLB/Sindicato Costa do Dendê, Joilson Amaro; o diretor do colégio Bernardo Bispo, Ademário Reis, além de diretores e coordenadores escolares. 
Ascom - Governo de Valença

Para Deputado Estadual Vote:


terça-feira, 16 de setembro de 2014

GANDU: Laboratório de Prótese Dentária é reativado no PSF do Renovação I


A Secretaria Municipal da× Saúde reativou na última sexta-feira(12), o Laboratório de× Dentária localizado no PSF do Renovação I – Bairro Vitória, desta forma o atendimento a comunidade volta a ser realizada regularmente.O secretário de saúde Ronaldo Matos filho, acompanhado pelo Drº Vince Nery coordenador municipal de saúde bucal, destacou a importância da reativação deste importante serviço para os moradores daquela localidade e dos bairros vizinhos: “Nossa preocupação é melhorar cada vez mais os serviços básico de saúde bucal no município, principalmente com atendimento de qualidade para os moradores carentes”, destacou Ronaldo. Vários moradores foram atendidos no mesmo dia pela equipe de odontólogos do PSF do bairro Vitória. A meta é atender cerca de 60 pacientes por mês.

REGIÃO: Já nas Ruas a nossa Versão Impressa


VALENÇA: Caminhada da Urbis à Praça de Fátima confirma liderança de Hildécio como candidato da região

A caminhada realizada no último sábado (13/09), em Valença, pelo candidato a deputado estadual da região, Hildécio Meireles, foi palco de inúmeras demonstrações de carinho e apoio dos moradores da Urbis, Ladeira do Alto de São Roque, José Malta, Lava-Pés e adjacências. As alegres manifestações da população de Valença e região só fazem confirmar a liderança e a iminente eleição de Hildécio como Deputado Estadual, representando os municípios do Baixo\Alto Sul.

No palanque armado na Praça de Fátima, Hildécio conclamou os eleitores a irem determinados às urnas: "Gosto muito de ver a nossa região acordando de um longo período para, enfim, eleger um representante da terra para defender com garra os interesses daqui, junto ao Governo do Estado e Governo Federal. Mas, minha gente, não basta dizer que apoia, temos que praticar o voto consciente, pedir o voto da família, dos vizinhos, dos colegas, amigos e conhecidos, certos de precisamos de um deputado que seja nosso, que more aqui e dê atenção total aos municípios da região. Vejam nossas propostas e formas de atuação e pratique o voto distrital nas próximas eleições, praticando a defesa dos interesses da região e não deixem - em nenhuma hipótese - de ir votar, pois o que vão garantir a nossa eleição, a vitória da nossa região, são os votos nas urnas, que todos nós iremos confirmar no próximo dia 5 de outubro", afirmou Hildécio Meireles.

 ______________________________
Railton Ramos

Assessor de Comunicação

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Wenceslau Guimarães: Curso de Sangria pretende mobilizar trabalhadores rurais

Visando promover e fortalecer o processo de produção agrícola dos pequenos agricultores do município de Wenceslau Guimarães, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) inicia nesta terça-feira (16) um curso de sangria que será realizado no Assentamento Fábio Henrique, localizado a 30 Km da sede municipal.Construído em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Michelin, o curso pretende instruir cerca de 30 agricultores no manejo produtivo da seringueira e capacitar os pequenos agricultores para o desenvolvimento sustentável de sua produção.Edinalva Reis da SDA acredita que estas iniciativas de capacitação técnica são de suma importância para garantir o desenvolvimento econômico e sustentável do município.“Cada espaço de capacitação construídos cumprem o papel de desenvolver a nossa agricultura. Pensar na produção é protagonizar meios produtivos capazes de respeitar o meio ambiente, o ser humano e garantir economicamente o sustento familiar”, ressalta.RelevânciaEste curso trabalhará com a extração do Latéx, matéria prima da borracha que é encontrado na seringueira e base de diversos produtos utilizados hoje.Capacitados tecnicamente na retirada deste produto o trabalhador conseguirá garantir maior renda e desenvolvimento para a sua produção.De acordo com a EBDA, esta iniciativa garante a promoção do desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar.A princípio, a Empresa acredita que esta ação instrumentaliza e dá condições necessárias para o pleno exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos agricultores.O curso acontecerá durante três dias e os inscritos receberão um certificado de participação. 
Foto: Reprodução

Jovens de Valença recebem Certificado de Dispensa de Incorporação

Cerca de 120 jovens, nascidos em 1996 e anteriores, participaram na última sexta-feira (12), da entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e do compromisso com a Bandeira Nacional. A cerimônia, que aconteceu no Tiro de Guerra de Valença (TG 06- 005), é uma atribuição da 6ª Região Militar, que tem em Valença, na presidência, a prefeita Jucélia Nascimento. O secretário Municipal de Administração, Ademar Barreto, representou a prefeita Jucélia Nascimento e fez a entrega do certificado ao jovem Jouberth Melo, representante da turma.

 O CDI é um documento obrigatório de todo cidadão brasileiro, que comprova o alistamento junto às forças Armadas Brasileiras, porém foi dispensado de incorporação, tendo em vista suas situações peculiares ou por excederem as possibilidades de incorporação existentes. Todo CDI pertence a 3ª Categoria, uma vez que, quando se é dispensado não servirá o exército. Sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos a exemplo do Titulo de Eleitor, além de não poder inscrever-se em concurso público.
Participaram ainda da solenidade, O 1º sargento Anacleto Schmitt, chefe de Instrução do TG 06-005, Luiz Inácio, Controlador Geral do Município, e Edna Xavier, diretora de Cultura.
Ascom  - Governo de Valença

BRITO E MEIRELES CUMPREM AGENDA POLÍTICA EM VALENÇA

Na ultima sexta-feira (12), o Deputado Federal Antonio Brito (PTB) esteve reunido na Associação Atlética com empresários, profissionais liberais,  lideranças políticas e sindicais do Baixo Sul para uma avaliação do seu mandato, capitaneado pelo advogado, empresário e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Valença (SCMV), Guido Magalhães. Na companhia do candidato a Deputado Estadual da região, Hildécio Meireles (PMDB); do defensor público, Dr. Carlos Maia; dos vereadores Vavá e Rei Maluquinho (Valença), Alex da Santa Casa (Cairu), do médico Ronald Fonseca, do ex-provedor da SCMV, Dr. Valdiro Quaresma, do médico Mustafá Rosemberg, o Deputado Federal Antonio Brito agradeceu e disse da felicidade de está prestando contas do seu mandato e contribuindo com Valença e Baixo Sul com as emendas que o seu mandato proporcionou, melhorando, adquirindo equipamentos e um atendimento de qualidade. O Deputado Antonio Brito conquistou recentemente um novo refinanciamento de dívidas tributárias e previdenciárias para Santas Casas, hospitais filantrópicos, APAES e demais entidades de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências, sem fins econômicos da saúde e assistência social. O parcelamento possibilita à entidade pagar suas dívidas em até 360 (trezentos e sessenta) meses, com redução de 60% das multas de mora ou de ofício, de 20% dos juros de mora e de 100% dos demais encargos legais, tendo um prazo de 120 dias para aderirem aos Refis, após a publicação da Lei. 

Para o deputado Antonio Brito, “este Refis equaciona as dívidas tributárias dessas instituições fundamentais para a saúde e assistência social no Brasil, e, a partir de agora, estamos aguardando as soluções que serão apresentadas pelo governo em relação ao financiamento e dívidas bancárias das Santas Casas”. O Provedor da SCMV, Guido Magalhães agradeceu ao convite que fez as lideranças a participarem dessa prestação de contas e o empenho do Deputado Federal Antonio Brito em investir na saúde do Baixo Sul.  “O trabalho de Antonio Brito, com ênfase na área da saúde, através da filantropia, é sério e transparente. Ele é a pessoa certa para continuar nos representando no Congresso Nacional.”, afirmou Guido Magalhães.

VALENÇA: LIXÃO x ATERRO SANITÁRIO – LIXO NOSSO DE CADA DIA

A Politica Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305/10, traz em sua estrutura prazos bem definidos referentes à sua aplicação, mas na região Nordeste a situação é bem diferente, girando em torno de 11% os municípios que vem cumprido tais prazos. Está previsto que não deverá existir lixões em funcionamento até em fim de 2014. A prefeita de Valença, Jucelia Nascimento, preocupada com a situação no município, vem buscando junto ao Governo do Estado uma solução para essa questão que se arrasta a mais de uma década. Todos sabem que no ano de 2003 foi construído em Valença um aterro sanitário, que por problemas técnicos nunca entrou em operação. O projeto de construção do aterro foi um investimento em vão, isto porque, segundo estudiosos, a área apresenta uma série de problemas técnicos e  ambientais que inviabilizam a continuidade do empreendimento. Nesse contexto a prefeita vem buscando uma solução, pois o município não pode ser penalizado. A lei 12.305 é clara em seus objetivos e metas que cabem aos municípios o seu cumprimento. Já aconteceram várias reuniões da prefeita com os vereadores, Conselho de Meio Ambiente e secretarias municipais, com resultado de um documento encaminhado para a CONDER indicando que as obras de requalificação do aterro sanitário não devem ser retomadas.  Junto com a proposta foram feitas solicitações para apoio técnico da Conder na escolha de uma nova área onde o aterro possa ser instalado, e proceder às análises técnicas de viabilidade ambiental; intervenções da prefeitura de Valença juntamente com a Conder para  remediações no lixão do Orobó na tentativa de minimizar os problemas; apoio técnico da Conder para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos -PGRS, e para que na área onde foi construído o aterro sanitário seja instalado um Estádio com espaço para eventos esportivos e culturais.

Mas as ações da Prefeitura voltadas para a questão resíduos sólidos em Valença não se resumem  só em reuniões. Nos dias 04 e 05 de  setembro, em Salvador, a secretaria municipal do Meio Ambiente participou do  Encontro Estadual de Catadores,  com a presença de catadores do lixão do Orobó e representante da COOPERBASUL. dona Jacira. No mesmo período o secretário municipal da Administração, Ademar Barreto, o vereador Adailton Francisco,  Roberto Guimarães, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente – CODEMA,  e Claudia Santos, diretora  da secretaria municipal do Meio Ambiente, estiveram visitando lixões controlados e aterro em operação, com o propósito de buscar referências para  iniciar o processo de remediação do lixão. Ressaltando que a tarefa não é não será fácil,  Cláudia  chama a atenção no sentido de que "se todos nós  valencianos começarmos a mudar nossos hábitos  chegaremos a uma cidade mais limpa".
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Valença

domingo, 14 de setembro de 2014

Valença tem saldo de 786 novos postos de trabalho acumulado no ano até agosto

De janeiro a agosto de 2014, o município de Valença gerou 786 novos postos de trabalho com carteira assinada. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan), somente no mês de agosto foram gerados 102 empregos formais.  O setor de Serviços foi o que mais empregou, com 583 novas admissões em 2014. De janeiro a agosto de 2014, o município de Valença gerou 786 novos postos de trabalho com carteira assinada. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan), foram 2.852 contratações e 2.066 desligamentos no período. Somente no mês de agosto foram gerados 102 empregos formais.  O setor de Serviços foi o que mais empregou, com 583 novas admissões em 2014. Os novos empreendimentos previstos para acontecer neste ano em Valença devem aumentar ainda mais o nível de emprego no município. A partir do início das atividades de lojas do setor varejista, como a Le Biscuit e outras. A construção civil também deverá contratar, haja vista que estão previstas a construção de mais casas do Projeto Minha Casa Minha Vida e a construções de creches do programa Proinfância do Governo Federal. No setor industrial, a companhia Valença Industrial, que emprega cerca de 800 operários, tem planos de ampliação do quadro ainda para 2014.   Estudos indicam que o número de pessoas sem carteira assinada, ocupadas com remuneração no município, é ainda maior que os dados oficiais. As atividades pesqueira e agrícola empregam muita mão-de-obra temporária. Além disso, as atividades como vendedor ambulante, balconistas de bares e lanchonetes e outras, fazem parte do cotidiano do município e não aparecem nos índices do Caged devido à informalidade. De olho na qualificação, a Secretaria Municipal da indústria e Comércio, já está mantendo contatos com o Serviço Nacional da indústria (Senai) para instalar em Valença, cursos profissionalizantes. Somente em 2013, mais de 2 mil pessoas foram certificadas no município através de cursos oferecidos em parceria com o Senai, Senac, Ifba e o Pronatec.   Bahia tem saldo de 32.931 novos postos de trabalho no acumulado do ano até agosto 
 De janeiro a agosto, a Bahia gerou 32.931 novos postos de trabalho e se mantém na liderança na região Nordeste, de acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan). A participação do interior foi aproximadamente quatro vezes maior do que na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Enquanto o interior criou 26.703 novos postos, a RMS criou 6.228 novos postos de trabalho com carteira assinada.  
 Análise Municipal 
  Dentre os municípios com mais de 30 mil habitantes, em agosto de 2014, Salvador, Juazeiro e Camaçari se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Em Salvador foram gerados 2.495 novos postos de trabalho; Juazeiro registrou saldo positivo de 725 postos de trabalho; e em Camaçari, 290 postos foram criados

.

.