.

.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

VALENÇA: Inaugurado o Colégio Estadual do Jequiriçá

As longas caminhadas, as horas perdidas de sono em ter que acordar pela madrugada, as viagens de mais de uma hora e os riscos de acidentes. Tudo isso faz parte de um passado dos estudantes de segundo grau, residentes em Jequiriça, zona rural de Valença, que para estudar tinham que se deslocar para a sede do município. A inauguração do Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, nesta quarta-feira (17), traduz a vontade e a determinação de toda comunidade da localidade, que estabeleceu parceria com o governo, doando o terreno, através de Doralice Santos, filha de Bernardo, para o benefício. O Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos tem capacidade para 720 estudantes dos ensinos fundamental e médio. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, da prefeita Jucélia Nascimento, além de gestores, professores, estudantes e comunidade. O investimento foi de quase R$ 900 mil, a partir de recursos do Tesouro do Estado. O equipamento é um dos cinco colégios de segundo grau, que o Governo do Estado, em parceria com o Governo de Valença, disponibilizou para a zona rural, sendo três (Orobó, Bonfim e Jequiriçá)  já entregues às comunidades e os outros dois (Guaibim e Serra Grande), contratados e em vias de serem licitados. A prefeita Jucélia Nascimento destacou a grande parceria entre o Governo de Valença e o Governo do Estado, que vem transformando a realidade local. “Só nessa parceria é que a gente consegue avançar. O governo do Estado cumpriu sua parte. Secretário leve a mensagem ao governador Jaques Wagner que Valença saberá retribuir sua dedicação com o nosso município. Hoje Valença é vista e respeitada como a cidade que tem crescido com seus projetos”. Entre os equipamentos que contribuem para isto, a prefeita destacou o SAC, SAMU, Base Comunitária de Segurança e as máquinas para estradas na zona rural. 
“O Governo do Estado tem, entre as prioridades, a importante política pública de levar educação de qualidade para os lugares mais longínquos. E a inauguração desta escola aqui em Jequiriçá é mais um prova desta política, garantindo a todos os nossos estudantes o direito de aprender”, disse o secretário do estado. Ele ressaltou, também, os avanços na Bahia. “Com os nossos projetos estruturantes, diversificamos agendas e temáticas, fortalecendo o ensino em áreas prioritárias, como língua portuguesa e matemática”, afirmou. A unidade funciona com seis salas de aula nos turnos vespertino e noturno, oferecendo pátio central, prédio administrativo, com salas para diretor e professores, sala de leitura, biblioteca, laboratório e cozinha.
Nos últimos sete anos, o Estado investiu mais de R$ 499,9 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas em toda a Bahia, incluindo unidades em áreas rurais, indígenas e quilombolas.
Participaram ainda da solenidade de inauguração os vereadores Bertolino de Jesus, Carlos Antônio (Ei), Adailton Francisco e Fabrício Lemos; a diretora da Direc V, Flordolina Angélica; o chefe de gabinete da Serin, Martiniano Costa; o presidente da APLB/Sindicato Costa do Dendê, Joilson Amaro; o diretor do colégio Bernardo Bispo, Ademário Reis, além de diretores e coordenadores escolares. 
Ascom - Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário