domingo, 30 de novembro de 2014
REGIÃO: Hildécio Meireles (PMDB) entre os 46 Deputados eleitos que teve as Contas Rejeitadas pelo TRE.
O noticiado parecer contrário às contas da campanha eleitoral do deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – situação ainda não definitiva, já que será ainda julgada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) -, chamou a atenção para os inúmeros casos de falhas ou irregularidades nos balanços dos candidatos no recente pleito. São vários os erros cometidos que acabam manchando a mobilização dos postulantes e de suas equipes na corrida pelo voto na urna. Conforme levantamento feito pela reportagem da Tribuna, entre os deputados estaduais e federais eleitos para a próxima legislatura, mais de 30 aparecem com problemas na prestação. A corte eleitoral frisou que as considerações não são definitivas, pois ainda vão ser apreciadas. Documentos esquecidos, inconformidades no depósito de doações, problemas com doadores que não foram localizados por meio dos dados cadastrados são algumas das ações que comprometeram as informações. O certo é que os políticos agora terão que correr para se justificarem, já que a falta dos balanços impede a posse no cargo eletivo. Entre os que aparecem com pendências na prestação estão os deputados estaduais reeleitos Adolfo Menezes (PSD), Ângela Souza (PSD), Aderbal Caldas (PP), Bruno Reis (PMDB), Carlos Ubaldino (PSD), Euclides Fernandes (PDT), Joseildo Ramos (PT), Jurandi Oliveira (PRP), Luiza Maia (PT), Marcelo Nilo (PDT), Manoel Isidório de Santana Junior (PSC), Maria de Fátima Nunes (PT), Maria Del Carmen (PT), Ivana Bastos (PSD), Sandro Régis (DEM), Paulo Rangel (PT), Paulo Câmera (PDT), Reinaldo Braga (PR), Sidelvan Nobrega (PRB), Roberto Carlos (PDT) e Targino Machado (DEM). Entre os novatos para a Assembleia aparece David Rios (PTN), Eduardo Sales (PP), Fabíola Mansur (PSB), Hildécio Meireles (PMDB), Jânio Natal (PRP), Luciano Ribeiro (PMDB), Marcell Moraes (PV), Marco Prisco (PSDB) e Pablo Barrozo (DEM). Pra Câmara Federal: Arthur Maia (SD), João Carlos Bacelar Batista (PTN), José Rocha (PR), José Carlos Aleluia (DEM), Josias Gomes (PT), José Nunes (PSD), Jutahy Magalhães (PSDB), Erivelton Santana (PSC), Nelson Pelegrino (PT), Sérgio Brito (PSD), Mário Negromonte Júnior (PP), Roberto Britto (PP), Ronaldo Carletto (PP), Uldurico Pinto (PTC), Valmir Assunção (PT) e Waldenor Pereira (PT).
Lilian Machado, Tribuna
Bahia continua livre da Peste Suína Clássica
Os plantéis do Estado continuam classificados como livres da Peste Suína Clássica (PSC) desde 2001, ratificado em 2012 e agora em 2014. O inquérito epidemiológico é o que confirma o status sanitário e foi realizado este ano pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), através do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS), em suínos de subsistência para demonstração da ausência de circulação viral relativa à Peste Suína Clássica (PSC). A sorologia foi realizada em 320 criatórios, distribuídos entre as 14 coordenadorias regionais da Adab, com um total de 918 amostras colhidas e encaminhadas ao Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura (Lanagro) para análise. O resultado da sorologia saiu este mês, sendo todas as amostras não reagentes, confirmando a ausência de circulação viral no Estado. O coordenador do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, Sergio Vidigal, explicou que, durante a sorologia, foram intensificada as atividades de vigilância ativa e passiva nas áreas com maior vulnerabilidade, com ações de monitoramento sorológico, e exploradas as estratégias de vigilância permanente nas granjas, nos criatórios suínos e de subsistência, bem como nos suídeos asselvajados (javali), como melhor forma de prevenção. A atualização da ausência do vírus no Estado é um grande passo para o reconhecimento internacional para a enfermidade, que será pleiteado em 2015 junto a OIE. “Manter a vigilância permanente é a melhor forma de prevenção, lembrando também de monitorar as áreas reconhecidas como livres de PSC”, concluiu o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ratificando que a Bahia mantém o status de Livre de PSC com reconhecimento nacional.
Ascom Adab
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
NOTA DE PESAR
A Santa Casa de Misericórdia de Valença vem a público manifestar, em nome da equipe gestora e de todos os colaboradores, o mais profundo pesar pelo falecimento da Enfermeira Karla Lôbo, funcionária desta instituição, vítima de um grave acidente de carro na manhã deste sábado, na praia do Guaibim. Carla era uma profissional jovem e dedicada, com planos de um futuro próspero. Com seu empenho, agregou importante valor ao trabalho desenvolvido em nosso hospital. Hoje a Santa Casa de Valença está mais triste, pois sabe que precisará conviver sem a colaboração, a dedicação e o belo sorriso de Karla. Mas manterá guardado os bons momentos convividos com a nossa colega e amiga.
Fabulosos são aqueles que deixam o registro de carinho, amor e respeito por onde passa.
De toda a equipe Santa Casa de Misericórdia de Valença
VALENÇA: Alunas da Escola Municipal Padre Sousa, em Valença, ganham concurso de pintura do projeto Ecoarte
A premiação do 1º Concurso de Pintura O meio ambiente em telas, realizado pela secretaria municipal do Meio Ambiente, em Valença, coube a 03 alunas da escola Padre Sousa, no bairro do Jacaré. Renata dos Santos Souza, Raylane de Jesus Santos e Letícia de Jesus, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar, foram as ganhadoras. Elas se destacaram no evento que reuniu crianças e adolescentes alunos do ensino fundamental das escolas municipais promovendo educação ambiental com estímulo à criatividade. A iniciativa fez parte de um projeto inovador no sentido de despertar entre os estudantes a arte como ferramenta de educação ambiental. Ecoarte – O talento em defesa do meio ambiente foi o projeto, desenvolvido no segundo semestre deste ano com a participação da secretaria municipal da Educação e apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente – Codema, como parte das políticas públicas praticadas pelo município em favor da educação ambiental, visando também chamar a atenção da população para as nossas questões socioambientais. Além do concurso de pintura constante da sua programação, o Ecoarte foi um momento de debates e abordagens a respeito dos problemas socioambientais em Valença com o de sentido de educar para cuidar, fazendo com que as pessoas preservem o mundo e a vida à sua volta e entendam que tudo o que se faz com relação ao meio ambiente, a depender do que se faz, gera impactos positivos ou negativos.
Por Ivamar de Queiroz
terça-feira, 25 de novembro de 2014
SAC- Valença Informa: a relação de serviços realizados pelo Detran no SAC Veja:
Habilitação - Adição de Categoria
Habilitação - Alteração de Dados da CNH ( Carteira Nacional de Habilitação )
Habilitação - CNH Definitiva
Habilitação - CNH Definitiva + Transferência de UF
Habilitação - Dessistência de Categoria
Habilitação - Mudança de Categoria
Habilitação - Mudança de Município
Habilitação - Permissão Internacional para Dirigir - PID
Habilitação - Prova Eletrônica
Habilitação - Reexame
Habilitação - Reinício de Processo de 1ª Hbilitação
Habilitação - Renovação de CNH
Habilitação - Substituição da Habilitação Estrangeira pela CNH
Habilitação - Transferência de UF Integrada
Habilitação - 1ª Habilitação ( Permissão p/ Dirigir )
Habilitação - 2ª Via CNH
Para Realizar os serviços precisa de XEROX dos documentos:
De Identificação ( CNH, Identidade ou Carteira de Trabalho com CPF em bom estado de conservação, validade 10 anos.
Comprovante de Residência ( Água, Luz ou Fatura de Cartão de Credito atual ( referencia 3 últimos meses )
Nosso horário de atendimento: 7:00 hs. ás 15:30 hs. de Seg. a Sex.
Contamos com um Posto de Banco do Brasil para pagemnto das taxas.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
GANDU: Dia 29 de novembro é o dia D da campanha de combate ao câncer de próstata
A Secretaria Municipal de Saúde de Gandu em parceria com o NASF e a Secretaria de Esporte estará realizando mais um evento que faz parte da campanha Novembro Azul, com ações educativas direcionadas ao público alvo com distribuição de panfletos, jogos, ginástica laboral e atendimento com urologista para realização de avaliação clínica e exame de toque retal. A ação será no dia 29 de Novembro de 2014 (sábado), a partir das 08h da manhã no Centro de Saúde Dr. Mário Chaves Tourinho, no Polivalente. Convidamos os homens acima de 50 anos de idade e aqueles a partir de 40 anos que têm histórico familiar de câncer de próstata. Venha participar desta Campanha, prevenção é a melhor alternativa.A sua presença é indispensável.O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Ministério da Saúde desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.“A campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”.
“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da SBU. A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. A Secretaria Municipal de Saúde convida todos os homens acima de 50 manos de idade e acima de 45 anos cm histórico familiar de câncer de próstata
sábado, 22 de novembro de 2014
'Oposição não vê que eleição acabou', diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Foz do Iguaçu, que aqueles que atacam o governo da presidente Dilma Rousseff atuam como se as eleições não tivessem acabado. “Parece que as eleições não acabaram ainda. Vão ter uma surpresa extraordinária porque ela sabe que ela tem que fazer o melhor governo desse País e que daqui quatro anos vai ter que escolher qual a imagem que ela quer deixar depois de uma mulher governar esse País durante oito anos.” Lula foi convidado para ministrar palestra no encontro ‘Cultivando Água Boa’, da usina Itaipu Binacional. Ao sair do evento, ele evitou os jornalistas e quando questionado sobre a Operação Lava Jato disse para a imprensa procurar a Polícia Federal e o Ministério Público. Antes de iniciar a palestra, o ex-presidente pediu para a plateia se levantar e fazer um minuto de silêncio, em respeito ao ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que morreu na manhã de ontem. Bastante aplaudido, durante o discurso de 40 minutos, o ex-presidente afirmou que o ódio demonstrado contra a presidente Dilma Rousseff não se deve ao fato de ela ter “prejudicado o sistema financeiro ou os empresários”. “O ódio é exatamente porque a filha de um pequeno agricultor está virando doutora nesse País”. Lula falou sobre a possibilidade de reavaliar as normas de distribuição dos royalties pagos hoje por Itaipu. Para ele, parte do montante poderia ser repassada a comunidades lindeiras, incluindo as indígenas. Atualmente, a compensação financeira é paga aos governos do Brasil e do Paraguai e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, incluindo 16 brasileiros, como forma de compensação por terras alagadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
REGIÃO: 1ª Expo Baixo Sul discute em Valença o desenvolvimento econômico e social da região
Cerca de mil pessoas participaram nesta quinta-feira (20), na 1ª Igreja Batista, da abertura da 1ª Expo Baixo Sul, que acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, na Praça da Republica, em Valença. O evento, que é uma iniciativa do Governo de Valença, através das secretarias da Indústria e Comércio, Agricultura e Pesca, trouxe para a abertura, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), representada pelos vice-presidentes Edison Nogueira, Josair Bastos e Eduardo Catarino Godilho. Também estavam presentes a prefeita, Jucélia Nascimento; o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton de Jesus; Antônio Brito, prefeito de Taperoá; Nestor Vicente, prefeito de Wenceslau Guimarães; Ademir Costa, secretário municipal da Indústria e Comércio, e Mônica Pereira, diretora municipal da Pesca, representantes do Sebrae, BNB, SESI, Ifba, entre outros. O primeiro dia da feira foi marcado ainda pelo talk show, com a participação de representantes da indústria têxtil CVI e da Dellta Fibras. Logo depois foi apresentado um estudo sobre a importância dos empreendimentos agrícolas na economia do Baixo Sul, tendo como palestrante o engenheiro agrônomo e chefe do departamento de extensão da Ceplac, Sérgio Murilo,. Durante a tarde aconteceu uma Mesa Redonda discutindo as perspectivas e o fortalecimento da agricultura familiar e as palestras Pesca e desenvolvimento sustentável e Comércio regional e agricultura familiar: parceria de sucesso. Na programação do evento para esta sexta-feira, 21, pela manhã, a realização das palestras Desenvolvimento Municipal e a parceria Sebrae e Oportunidades de emprego na indústria. Para a tarde estão programadas mesas redondas discutindo os Novos caminhos para a pesca e a aquicultura e Perspectivas de vendas para o Natal. Shows musicais com o grupo Alegria de Versar e os cantores Nonoge, Dilsinho e Canindé são as atrações artísticas reservadas para a noite.
Ascom - Governo de Valença
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
terça-feira, 18 de novembro de 2014
VALENÇA: Secretaria municipal da Infraestrutura e Ecolurb fazem campanha educativa sobre limpeza pública
Com a aproximação do verão e para atender o aumento da demanda natural à alta estação, a secretaria municipal da Infraestrutura e Urbanismo volta ainda mais a sua atenção para Guaibim, neste período do ano quando aumenta consideravelmente o fluxo turístico e também as necessidades de ações como limpeza pública e coleta de lixo nas ruas e praias do local. Através de panfletos e publicidades em jornais, rádios e carros de som, as ações intensificadas pela secretaria em Guaibim começam por um trabalho de orientação e conscientização sobre a importância de se manter sempre limpo o local onde se mora e daí alertar as pessoas para que possam estar interagindo com o poder público no sentido da sustentabilidade como processo de preservação do meio ambiente e do desenvolvimento da qualidade de vida. A campanha educativa sobre limpeza lançada em Guaibim pela prefeitura em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, Ecolurb, acontece simultaneamente na cidade. Lembra que em Valença a lei 1885/2007 proíbe a colocação de lixo de quintal, entulhos e materiais de construção nas vias e passeios públicos da cidade e em áreas de preservação permanente do município. Para que isto possa acontecer, os responsáveis devem avisar à prefeitura com antecedência, através do telefone 75 3641-8973 de no mínimo 24 horas, caso contrário ficam sujeitos a multas e outras sanções. É importante que todos estejam empenhados pela limpeza tanto de Guaibim como da cidade, sinalizou o secretário municipal da Infraestrutura, Jailton Azevedo, no sentido de que esta é uma tarefa para a qual a prefeitura conta muito com a contribuição da população.
Por Ivamar de Queiroz
Missão Técnica Mexicana visita Bahia para conhecer citricultura nordestina
Entre os dias 9 e 19 deste mês uma missão mexicana está na Bahia para conhecer a citricultura nordestina, em seus aspectos fitossanitários e socioeconômicos. Nesta segunda-feira (17), recepcionados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), os pesquisadores Santiago Dominguez e Jorge Sanchez estão em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, para conhecer a realidade citrícola da região e visitar a EMBRAPA/CNPMF. Os pesquisadores realizaram palestras para servidores das autarquias da Seagri, a ADAB e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e, em contrapartida, a coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Brito, lhes apresentou o status fitossanitário da citricultura baiana, onde as principais pragas são a Mancha Preta dos Citros (Pinta Preta), Clorose Variegada dos Citros (CVC) e Leprose dos Citros (CiLV), além de abordar sobre o programa de Produção de Mudas Teladas (em implantação) e Legislação Estadual. “Todos os procedimentos de defesa fitossanitária exercidos pela Agência contribuem para a segurança e o desenvolvimento da atividade citrícola na Bahia. E vale ressaltar que o HLB não está presente na Bahia e por conta disso, todos os esforços para retardar sua chegada são cruciais para a preservação da citricultura nordestina”, acrescentou Suely Brito. Os visitante mexicanos tiveram oportunidade de reconhecer em nível de campo os sintomas da CiLV e da CVC, pragas quarentenárias para o México. No Litoral Norte da Bahia, os visitantes estiveram em pomares de agricultores familiares de Rio Real, Itapicuru, Inhambupe e Entre Rios. Em Itapicuru foram recepcionados pelo Secretário de Agricultura, o técnico Antônio Carlos Oliveira, que, além de sua atividade técnica como extensionista na região, é agricultor e gestor público de uma unidade de produção de material propagativo (borbulhas). E conheceram os Viveiros Telados da Maratá, no município de Rio Real, da Citrograf, em Entre Rios, bem como o packing house da Fazenda Gavião que exporta frutos de laranja para a Europa. “Nosso objetivo enquanto Estado é o desenvolvimento econômico e social do recôncavo e de todas as regiões que vivem da citricultura”, salienta o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. “Mas é também garantir a qualidade sanitária da produção para o pleno desenvolvimento das atividades do homem no campo”. Considerando a importância social e econômica da citricultura para os Estados de Bahia e Sergipe, o diretor geral, Paulo Emílio Torres, e o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá Nascimento Filho, propuseram que os pesquisadores Santiago Dominguez e Jorge Sanchez não somente visitassem as principais regiões produtoras de Bahia, Litoral Norte e Recôncavo Baiano, mas que também fossem a Sergipe, mediante convênio de cooperação técnica firmado entre os estados, através da ADAB e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Os mexicanos visitaram os Viveiros Telados e pomares dos municípios de Cristinápolis e Umbauba. Desde ontem (17) os pesquisadores mexicanos estão em Cruz das Almas e foram recepcionados pelo pesquisador da EMBRAPA/CNPMF e coordenador do Projeto HLB BioMath, Francisco Ferraz Laranjeira, o qual produziu uma série de informações científicas sob uma abordagem biomatemática de apoio às ações de defesa sanitária vegetal, pois o Huanglongbing dos Citros (HLB, ex-Greening), que tem o status de praga ausente para o Nordeste, é considerada à praga mais severa da citricultura mundial.
Ascom Adab, 18/11/2014
4 ASES DA POESIA VALENCIANA LANÇAM LIVRO
Ocorre na próxima quinta-feira, 20 de novembro, às 19h, o lançamento do livro de poesia 4 Ases e 1 Coringa no Centro Cultural Olívia Barradas. Na ocasião, também será realizada a abertura da exposição “Arte Negada” e a “Ocupação Cultural” com o tema Consciência Negra. O livro reúne poemas dos “ases da poesia” Adriano Pereira, Mustafá Rosemberg, Otávio Mota e Ricardo Vidal (sendo os três últimos, membros da Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes) e tem o prefácio escrito por Levi Vasconcelos, jornalista valenciano e "coringa" convidado para fazer a apresentação dos poemas. A arte da capa é assinada por Jamile Menezes. Livro e o lançamento contaram com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Valença, Câmara Municipal de Valença, SAAE, APLB Sindicato, LACLIV, COFEL, Casa Lacerda, Rio Mar Modas e Newton Gráfica e Recarga de Cartuchos. AUTORES - 4 Ases e 1 Coringa traz para o público a produção recente de quatro nomes que se destacam na poesia valenciana nos últimos anos. Cada autor com sua linguagem e poética próprias, mas junto, formando o caleidoscópio que caracteriza a atual cena literária valenciana. Mustafá Rosemberg é médico e publicou os livros Pétalas… também amei e Pelo Amor… Pela Vida!, além de semanalmente publicar poemas no jornal Valença Agora. Mustafá mantém vida a tradição dos sonetos construídos com milimétrica perfeição e domínio da língua portuguesa. Otávio Mota é artista visual, dramaturgo, escritor e coordenador do Centro de Cultura. Publicou os livros Pensar Fluidos e Apocalipse Man, além de ter encenado as peças Apocalipse Man, Ensaio para um Grito Brando, Bidi, Calu e o Rei Raul e Amares- Uma Saga de Todos os Ares. Ambos participaram das antologias Valenciando e Rio de Letras. Ricardo Vidal é escritor da nova geração, formado em Letras/Inglês pela UNEB. Publicou o livro de poesia Estrelas no Lago. Adriano Pereira é outro jovem nome que se destaca nas artes de Valença, sendo o idealizador e curador da Ocupação Cultural. Atualmente estuda História na UFRB e públicos os folhetos Terço Mariano, Dez-Graças Poéticas, Dos(z)es P(r)ensadas e Primeiras Impressões – com poesias que são jogos concretistas com palavras. Os dois participaram da antologia Novos Valencianos. LANÇAMENTO - Junto com o lançamento do livro, também será realizada a Exposição "Arte Negada", com os artistas visuais Juliano Brito, J. Pincel, Nen Cardim, Adilson da Bahia, E. Coutinho, M. Antônio, Gugui Martinez, Elias Santos, Adriano Pereira, Otávio Mota, Yara Lúcia, Luciano Freitas e outros artistas visuais do território o Baixo Sul; Performance teatral de Charles Miller e a "Ocupação Cultural", sarau multilinguagens que reúne os diversos artistas valencianos.
O quê? Lançamento do livro 4 Ases e 1 Coringa.
Quando? 20 de novembro, às 19h.
Onde? Centro de Cultura Olívia Barradas, Valença.
domingo, 16 de novembro de 2014
REGIÃO: 1ª Expo Baixo Sul será realizada de 20 a 22 de novembro em Valença
De 20 a 22 de novembro, será realizada na Praça da República, em Valença, a 1ª Expo Baixo Sul. O evento, que apresenta o tema a riqueza que produzimos na agricultura, pesca e indústria, é uma iniciativa do Governo de Valença, através das secretarias da Indústria e Comércio, Pesca e da Agricultura, faz parte das comemorações dos 165 anos de Emancipação Política do município e se propõe a estabelecer um elo entre as indústrias da região com os setores representativos do estado. Pretende sensibilizar a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) a ter um novo olhar para o Baixo Sul. Dentro da programação estão previstas as realizações de exposições, palestras, atrações culturais, além da melhor gastronomia regional. Já está confirmada a participação de representantes, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), para a abertura do evento. Também foram convidados os prefeitos dos 14 municípios do Território do Baixo Sul. Levantamento da ACE/CDL de Valença, aponta que existem mais de 700 indústrias em atividade no Baixo Sul, 300 somente em Valença. O setor agrícola foi responsável por injetar cerca de R$ 80 milhões na economia da região, em 2013. De acordo com Ademir Costa, secretário municipal da Indústria e Comércio, a 1ª Expo Baixo Sul é uma Parceria Pública privada (PPP), com a participação do Sebrae, Fieb, Senai, Ascoob, Itaipava, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Valença, que apostaram no projeto e colocaram com aporte financeiro. Dentre as propostas que serão colocadas durante o evento estão a implantação do Polo Industrial de Valença, a implementação do posto do Sebrae em escritório regional e a instalação de uma unidade regional do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), também em Valença.
PROGRAMAÇÃO:
Além das palestras, que serão realizadas na 1ª Igreja Batista na Praça da República, a programação traz atrações musicais, e já está confirmado o show do Multi-instrumentista Júlio Caldas na abertura da noite cultural dia 20 e o show com Canindé no dia 21.
20 de Novembro de 2014
08 h – Abertura;
09 h–Talk Show;
10h15 - Importância dos Empreendimentos Agrícolas na Economia do Baixo Sul;
12h – Intervalo de Almoço – Atração musical e praça de alimentação funcionando;
13h30 – Mesa Redonda – Perspectivas para o fortalecimento da agricultura familiar;
14h30 – Palestra – Pesca e desenvolvimento sustentável;
15h45 – Comércio local e Agricultura familiar: parceria de sucesso;
18h00 – Atrações culturais;
21h00 – Atrações Musicais.
21 de Novembro de 2014
08h30 – Palestra sobre Desenvolvimento Municipal e a parceria SEBRAE;
09h45 – Oportunidade de emprego na indústria;
11h – Estaleiro do Paraguaçu e sua contribuição para o Desenvolvimento do Território do Baixo Sul;
12 h ás 13h30 - Intervalo de Almoço – Praça de Alimentação funcionando;
14 h –Mesa redonda - Novos caminhos para a pesca e Aquicultura;
15h30 – Mesa redonda – Perspectivas de venda para o natal;
18h – Atrações culturais;
21h – Atrações Musicais.
22 de Novembro de 2014
08h30 – Mesa redonda – Possibilidades para o Baixo Sul: Camarão da Malásia e Peixes ornamentais;
10h30 – Inovação como fator de indução ao desenvolvimento;
12h- Encerramento – Premiação Inovação e Juventude.
CONCURSO INOVAÇÃO E JUVENTUDE
Tem por objetivo incentivar Jovens do território do Baixo Sul a desenvolver projetos de inovações que agreguem oportunidade e potencialidade dos produtos e serviços da região.
Quem pode concorrer:
Jovens de 14 a 20 anos, estudante de escola pública.
Os projetos deverão ser enviados para o e mail expobaixosul@gmail.com até o dia 18/11/2014
O resultado será divulgado no encerramento da Expo, no dia 22/11/2014
Premiação:
1 Lugar: 01 tablete 3G, além de receber orientação do SEBRAE para a execução de seu projeto;
2 Lugar: 01 smartphone;
3 Lugar: Gratuidade em um dos cursos ofertados pelo SEBRAE.
Redução do número de homicídios em Valença foi destaque durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida
O município de Valença deixou de ser o 7º no Estado da Bahia no ranking da violência para ser o 1º quando o assunto é a redução dos índices de homicídios. O tema foi destacado pelo governador Jaques Wagner no último dia 31 de outubro durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida na sede do Ministério Público do Estado da Bahia, para análise de dados sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) registrados no interior do estado, no período de janeiro a setembro deste ano. Para isso, foram apresentados os números relativos a cada uma das oito Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). Presidida pelo governador do Estado, Jaques Wagner, a reunião – penúltima com a presença do governador – contou com a participação do procurador de Justiça Wellington César Lima e Silva; do desembargador Osvaldo Bonfim, representando a presidência do Tribunal de Justiça; da defensora pública-geral Vitória Bandeira; e dos secretários estaduais de Segurança Pública, Maurício Barbosa, de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, e de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), o município de Valença reduziu em 42% os números de homicídios ocorridos entre janeiro a setembro de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013. De acordo com o superintendente de prevenção a violência do Programa Pacto Pela Vida, coronel Sérgio Baqueiro, que esteve reunido nesta quinta-feira (13) em Valença com a prefeita Jucélia Nascimento, os números são significativos e ocorreram após a implantação da Base Comunitária de Segurança Móvel no bairro da Bolívia. Jucélia atribuiu a redução também ao trabalho realizado pela policia civil e militar, que estão atuando com eficiência no combate a criminalidade. A prefeita destacou os novos investimentos no município e a geração de 861 novos empregos com carteira assinada em 2014, como fatores que colaboraram para a redução da violência no município.
Por Magno Jouber
sábado, 15 de novembro de 2014
Mutuípe: Ônibus com aproximadamente 45 pessoas tomba na ladeira do Ribeirão, duas morreram
Um grave acidente aconteceu na madrugada deste domingo (16), entre 4h e 5h na BA-540 entre Amargosa e Mutuípe. Um ônibus de placa BWF-3587 licenciamento de Itaberaba, com aproximadamente 45 pessoas que saiu de Itaberaba com destino a praia de× Guaibim em Valença tombou após o motorista se perder em uma curva. Segundo relatos o veículo estava em alta velocidade, o tacógrafo foi retirado minutos depois do acontecido, o acidente aconteceu na segunda curva da ladeira no Ribeirão, logo no inicio do declive. Duas pessoas acabaram morrendo, Neide Paula, 23 anos e Antonio Marcos França, 25 anos, os demais foram levados ao hospital Rebouças para realizarem exames de raio-X e passam bem.
A equipe do corpo de bombeiros de Antônio de Jesus, a Policia Militar Mutuípe e a civil de laje até o fechamento da matéria estavam no local aguardando a chegada da Técnica, as vitimas foram socorridas pelas esquipes do SAMU do Vale do Jiquiriçá. (fonte almeidanoticia)
Valença terá vídeo monitoramento de alta tecnologia até 31 de dezembro
O município de Valença, Baixo Sul do Estado, vai receber até 31 de dezembro de 2014, o sistema de vídeo monitoramento com câmeras de segurança de alta tecnologia, que serão implantadas em vários pontos da cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), pelo superintendente de prevenção a violência do Programa Pacto Pela Vida, coronel Sérgio Baqueiro e o diretor de Polícia Comunitária, coronel Francisco Issa, durante reunião com a prefeita Jucélia Nascimento no Portal Rio Una. A princípio serão instaladas 10 câmeras com monitoramento simultâneo no comando da 33ª CIPM em Valença e em Salvador, na central do Programa Pacto Pela Vida. O Projeto é do Governo Estado, através do Programa Pacto Pela Vida e será implantado nas 17 bases comunitárias de segurança localizadas na capital e interior do Estado, onde serão utilizadas 450 câmeras. Os equipamentos são de alta tecnologia e terão transmissão via rádio. De acordo com Baqueiro, a empresa que venceu a licitação tem até o próximo dia 31 para instalar os equipamentos. Ele disse ainda que o sistema vai atuar na identificação e de forma preventiva de possíveis delitos, além de servir como prova material de crimes perante a Justiça. Para a prefeita Jucélia Nascimento, esta é mais uma etapa da reestruturação do setor da segurança pública em Valença. A visita do coronel Baqueiro, serviu ainda para reafirmar a construção da Base de Segurança no bairro da Bolívia, segundo ele, a documentação exigida pela SSP já foi enviada pela Prefeitura e a Base será entregue em um prazo de 08 a 12 meses. Nesse intervalo, a base móvel será implementada com a ocupação de um espaço disponibilizado pela Prefeitura ao lado da Creche Casinha Feliz. Participaram ainda da reunião, o vice-prefeito Joailton de Jesus, o secretário de Administração Ademar Barreto, o secretário de Infraestrutura, Jailton Azevedo; o comandante da 33ª CIPM, coronel Paulo Salustiano, além de policiais do Programa Pacto Pela Vida.
Por: Magno Jouber
Ascom - Governo de Valença
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Exclusivo: engenheiro denuncia a este blog como são tecnicamente fraudadas as nossas urnas eletrônicas
Amilcar Brunazo Filho é considerado uma das maiores autoridades mundiais em urna eletrônica. É a voz mais altissonante a denunciar que nossas urnas não são nada confiáveis. “O modelo de urna usado no Brasil é ainda de 1ª geração, conhecida como DRE (Direct Recording Electronic voting machine), onde os votos são gravados apenas em meio digital eletrônico (e regravável) de forma que nem o eleitor pode conferir se seu voto foi gravado corretamente e nem os fiscais de partidos podem conferir se foi somado (apurado) corretamente”, disse em entrevista a este blog. “É um absurdo votar num sistema que não lhe permite conferir para quem seu voto foi gravado”, estabelece. Todos os países que já adotaram o sistema de urna eletrônica empregado aqui no Brasil, nas últimas eleições, já o abandonaram, por seu alto grau de adulteração, explica o engenheiro Amilcar Brunazo Filho.
Confira: Como começou seu interesse pelo assunto?
Brunazo: Sou engenheiro formado na Poli (1975), e acabei trabalhando na área de segurança de dados .Em 1996, votei pela primeira vez numa urna eletrônica. Quando ví que o mesário digitava o número do meu título de eleitor no seu terminal que estava conectado com a urna, onde eu iria digitar o meu voto, me ocorreu a dúvida: "Como posso saber se o programa (software) da urna não vai gravar o meu voto junto com a minha identidade? E fiz essa pergunta ao mesário (representante oficial da autoridade eleitoral que me oferecia aquele equipamento), que me respondeu: "Não se preocupe. Eu lhe garanto que seu voto não será identificado", bem no estilo: "La garantia soy Yo" Logo percebi que não havia garantias concretas e, a partir daí, fui atrás se mais informação sobre o projeto e funcionamento das nossas urnas eletrônicas. Percorri Cartórios Eleitorais e acabei indo até o TSE . Acabei descobrindo que não só o sigilo do voto, mas também a garantia da justa apuração do meu voto não tinha garantia real e também dependia exclusivamente de dar confiança pessoal aos projetistas, desenvolvedores e administradores da autoridade eleitoral. A partir daí, iniciei meu périplo na luta por mais transparência do voto eletrônico no Brasil
Quais defeitos aponta em nossas urnas?
Brunazo : O modelo de urna usado no Brasil, é ainda de 1ª geração, conhecida como DRE (Direct Recording Electronic voting machine) onde os votos são gravados apenas em meio digital eletrônico (e regravável) de forma que nem o eleitor pode conferir se seu voto foi gravado corretamente e nem os fiscais de partidos podem conferir se foi somado (apurado) corretamente. É um sistema que é essencialmente dependente do software instalado no equipamento e a literatura técnica internacional toda condena esse tipo, pois é, na prática, inviável se demonstrar que um software complexo (mais de 17 milhões de linha de código) que esta gravado em cada uma das 450 mil urnas está comprovadamente livre de erro.
Tais defeitos ocorreram em que grau na ultima eleição?
Brunazo- Ocorreram sim, com certeza. O sistema não gera documentação que possa ser usada numa eventual auditoria contábil (recontagem) dos votos e assim, nem o eleitor teve como saber se seu voto foi gravado corretamente, nem os auditores podem saber se o voto que o eleitor digitou foi contado corretamente. Em outras palavras, nem quem ganhou tem como provar que ganhou e nem quem perdeu tem como verificar que perdeu de fato. O sistema continua exatamente o mesmo de 1996, onde uma eventual garantia da sua confiabilidade é totalmente dependente da palavras dos administradores, ainda no mesmo tipo: "La garantia soy Yo"
Conhece algum caso de fraude de urna eletrônica no Brasil?
Brunazo: Muitos deles, como a fraude do mesário (que permite a inserção de voto por gente não autorizada), a clonagem de urnas (carregar urnas verdadeiras em duplicidade para inserir votos) e a modificação de votos na totalização poderiam ser detectadas por uma fiscalização eficiente dos Partidos, o que raramente ocorre. Outra modalidade de fraude, a inserção de código malicioso por gente de dentro do corpo de desenvolvedores do software, é praticamente impossível de ser detectada e impedida.
Por que os EUA não adotam nossos sistema de urnas?
Brunazo: Não só os EUA. Todos os países que se usam ou usaram urnas eletrônicas no mundo (como EUA Alemanha, Russia, Índia, Bélgica, Holanda, Argentina, Venezuela, Equador, México, etc.), fora o Brasil, já abandonaram o modelo DRE de 1ª geração, substituindo-o por outros modelos de 2ª e até de 3ª geração. O motivo é exatamente a falta transparência no processamento do voto no modelo DRE. Na Alemanha, esse modelo de urna foi declarado inconstitucional em 2009 porque não atende o Princípio de Publicidade, já que não permite ao eleitor comum, usando recursos próprios, conferir o destino do seu voto. Nos EUA, em 2007/9 foi emitida a norma técnica “Voluntary Voting System Guidelines” que descredencia máquina do tipo DRE.
Por que nossas urnas não emitem comprovante impresso sobre em quem votamos?
Brunazo: Porque a autoridade eleitoral brasileira, formada, em sua cúpula administrativa, por membros do STF e do STJ, tem poderes excepcionais de legislar, administrar e julgar em causa própria e não admite adotar um sistema eleitoral eletrônico que permita à sociedade civil conferir se o resultado que eles publicam está correto. Eles não aceitam terem seu trabalho na área eleitoral submetido a nenhum tipo de “controle externo”, que o voto impresso conferível pelo eleitor permitiria. A autoridade eleitoral brasileira, agindo nem sempre às claras, já cuidou de derrubar duas leis (de 2002 e de 2009) que previam a adoção do voto impresso conferível pelo eleitor nas urnas eletrônicas e a migração para modelos de 2ª geração. Enquanto o eleitor brasileiro não compreender que é um absurdo votar num sistema que não lhe permite conferir para quem seu voto foi gravado e será contado e não exigir mudanças concretas nas urnas-e brasileiras, a autoridade eleitoral brasileira vai continuar nos impondo abusivamente esse sistema sem nenhuma transparência efetiva e que já foi abandonado no resto do mundo. (Foto: Agência Estado e Yahoo)
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Exposição de arte e literatura das instituições municipais de educação infantil
Um show de leitura através do olhar das crianças, assim foi a IV Exposição de Arte e Literatura das Instituições Municipais de Educação Infantil, nestas quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13, na praça da República, em Valença. A mostra exibiu mais de 200 pinturas em telas da autoria de alunos de escolas e creches da cidade e zona rural. O número é expressivo e aponta para o sentido de que o projeto vem alcançando os resultados esperados, considerando-se, principalmente, seus objetivos pedagógicos socioeducacionais. Incentivar a leitura nas crianças e, consequentemente, a sua construção cognitiva é uma ação educadora realmente prazerosa, sinalizou a coordenadora geral da educação infantil no município, Antonieta Bispo, ressaltando que antes de chegar até ao público em geral, na praça, a exposição acontece nas unidades escolares, com uma positiva participação dos alunos e das comunidades em seu entorno. Nesses locais, a atividade tem uma abrangência artística ainda maior. Assim, além de trabalhos de pintura como os expostos na praça, as crianças mostram também o seu aprendizado com a leitura através de encenações teatrais. Para a coordenadora, o fato de a exposição estar na sua quarta edição, significa que este é também um caminho a ser seguido pela educação na sua função da construção da cidadania e social. A educação infantil do município tem atualmente mais de 2 mil crianças matriculadas. Das atividades trabalhadas diariamente em sala de aula com os livros de literatura infantil recebidos do Ministério da Educação nasceu o projeto, que além do hábito e gosto pela leitura, busca também provocar e incentivar a capacidade criativa das crianças, com o desenvolvimento da sua visão de mundo e vida.
CAMAMU: Emiliana, prefeita de Camamu é multada pelo TCM em R$ 10 mil e a devolver 343.462,00 com recursos próprios, ao município
O Tribunal de Contas do Município - TCM/Ba, multou a prefeita de Camamu, Emiliana Assunção Santos em R$ 10 mil, na sessão de ontem terça-feira (11/11), e terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$ 343.462,00, com recursos pessoais, em razão de irregularidades na contratação direta da empresa Meta Gestão Pública Ltda., no exercício de 2014. Também será formulada representação ao Ministério Público Estadual contra a gestora pela prática de ato de improbidade administrativa. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, constatou que a empresa contratada possui como objetivo a assessoria e consultoria previdenciária, contábil, tributária e assessoria a controladorias, assessoria em gestão de saúde e recursos humanos, conduta expressamente vedada por lei, vez que o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é taxativo e proíbe o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia. Desta forma, não poderia a gestora contratar sociedade empresarial para prestação de serviços jurídicos específicos de profissionais do Direito. Além disso, a mesma sequer possui profissional do Direito como sócio e nem poderia, em face de impossibilidade legal. A relatoria também identificou que os contratos celebrados apresentam características claras de risco, o que é vedado à Administração Pública, a inexistência de justificativa de preço e a publicação extemporânea de processo de inexigibilidade.
O pior de tudo é que "Cabe recurso da decisão", e ai você já sabe!!!Foto:camamunoticias blogspot.com
GANDU: Deputado Alvaro Gomes Visita Gandu e falar Sobre a divisão territorial.
O Deputado estive junto com o Prefeito Ivo Peixoto, município de Gandu, na reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, onde tramitam os processos referentes às divisas entre municípios. Na oportunidade deixei claro meu ponto de vista em discordância ao desmembramento de uma faixa territorial do município de Gandu em favor do município de Piraí do Norte. Defendi a tese de que a divisão territorial dos município não podem se dar apenas por questões de ordem financeira e, não havendo concordância entre os municípios, faz-se necessário fazer valer a Constituição Federal e Estadual, como versa o paragrafo 4º da lei Lei 12.057/2011. Nesse sentido a Lei de Emancipação em Vigor garante que a faixa de território onde se localiza a comunidade de Tararanga é do município de Gandu.
Bahia agiliza ações para controlar praga que afeta a fruticultura
Com 45 mil hectares, dos quais 17 mil cultivados por 2.800 agricultores familiares, o Vale do São Francisco produz em média 98% das frutas que são exportadas no país, com destaque para a manga, que abrange 90% da produção baiana que sai do Brasil. Com objetivo de manter esse status, e conter os prejuízos causados pela mosca-das-frutas, notadamente nesta região, o governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e a Biofabrica Moscamed Brasil, assinaram termo de cooperação para a disponibilização dos dados de monitoramento desse inseto no Vale do São Francisco, nos municípios de Juazeiro, Curacá, Sento Sé e Casa Nova. Essa praga é responsável por prejuízos da ordem de U$ 120 milhões por ano no Brasil, chegando a U$ 2 bilhões no mundo. Os órgãos também assinaram o termo de permissão de uso da unidade industrial, contando também com participação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), onde a sede da Moscamed está instalada. “Para se ter ideia do potencial da praga, esta mosca é como se fosse a febre aftosa da fruticultura”, exemplificou o diretor presidente da Moscamed, Jair Fernandes Virgínio. Ele ressaltou que o controle da praga também contribui para a redução do uso de agrotóxicos, e em consequência disso, os trabalhadores serão menos expostos aos efeitos destes produtos e os consumidores terão frutas seguras, respeitando os limites máximos de resíduos exigidos pelas organizações internacionais. A Moscamed se consolida no desenvolvimento de pesquisas na área de controle biológico através da produção de insetos estéreis e geneticamente modificados. “Assim como conseguimos erradicar a febre aftosa na Bahia, estamos trabalhando no sentido de livrar a fruticultura da mosca-das-frutas”, destacou o secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, ressaltando o papel dos produtores na tomada de medidas para o monitoramento da praga, “sendo proativos e fazendo a sua parte no combate às moscas-das-frutas, a exemplo do manejo cultural, com a realização periódica de podas de aeração, manutenção da área da propriedade limpa, sem a presença de frutos caídos no solo e catação de frutos em estágio avançado de maturação, com posterior destruição; medidas de exclusão, evitando o plantio ou manutenção de plantas hospedeiras desses insetos próximos às áreas de produção comercial de frutas; e controle biológico, com a técnica do inseto estéril”, disse. A Moscamed Brasil é uma Organização Social (OS), sem fins lucrativos, que tem a missão de aportar soluções do ponto de vista tecnológico para a agricultura e saúde pública, notadamente direcionadas ao controle da praga da agricultura, denominada mosca-das-frutas, e do vetor da dengue, o mosquito aedes aegypti.
Ascom Seagri – 11 de novembro de 2014
Jornalista: Viviane Cruz
terça-feira, 11 de novembro de 2014
VALENÇA: Deputado Claudio Cajado, Paulo do ferro Velho e equipe agradecem a votação!
Deputado Claudio Cajado esteve em Valença para agradecer os votos e aproveito a união do grupo de paulo do ferro velho, para visar e buscar ações, projetos e melhorias para essas comunidades valenciano junto com a prefeita, Jucélia Nascimento articular uma em emenda parlamentar que venha beneficiar nossa Cidade, sem vaidade pessoal nem Bandeira partidária, porque a bandeira que estamos defendendo é Valença! afirmou o Deputado cajado.. o município de Valença já recebe outra emenda do deputado que foi para santa casa de Valença, a reunião com Cajado, Paulo e a prefeita Jucélia Nascimento, foi bem produtiva com um belíssimo café da manha, e diversas pautas políticas, muitas delas, inclusive, ligadas à infra-estrutura e saúde para cidade.
Vamos juntar todas as forças políticas que tenham o desejo e a coragem de luta para o melhor! o nossos projetos é compromissos com o povo Valenciano (Paulo do Ferro velho)
VALENÇA: Maria Helena é homenageada pela equipe da Promoção Social
Prefeita
Jucélia Nascimento esteve presente no evento
Seguindo a política de valorização se seus funcionários, o
Governo de Valença, através da secretaria de Promoção Social, prestou na tarde
da última terça (04) merecida homenagem a ex-coordenadora do Centro de
Referência e Atendimento a Mulher Vitima de Violência, Maria Helena Queiroz,
atual gerente do SAC/Valença. A prefeita Jucélia Nascimento fez questão de estar presente ao evento. A
servidora recebeu uma placa alusiva aos seus anos de dedicação ao serviço
público. Durante a homenagem era unânime o reconhecimento do trabalho de Helena
para a otimização da qualidade de vida dos valencianos, através das falas de
seus pares. Emocionada durante a cerimônia, a homenageada lembrou-se que
quando iniciou seus trabalhos na secretaria de Ação Social, na década de 90,
foi auxiliada pela prefeita Jucélia, na época assistente social da unidade. “O
que ela (Jucelia) fez na época foi muito importante para mim, pois através dela
fui compreendendo melhor o que era a LOAS e apaixonei-me pela área. E não sai
mais.” Para a prefeita Jucelia esta é a forma de agradecer a
dedicação de uma vida de trabalho. "O que temos de mais valoroso em nossa
organização são as pessoas. Sem elas o sucesso não existiria, e seguindo nossa
política de valorização de gente devemos todas as homenagens a Maria Helena
pela mulher que é, uma mulher que usou seu conhecimento para garantir o direito
das demais valencianas", ressaltou. A secretária Renata Sampaio, entende o trabalho desenvolvido
por Maria Helena, como exemplo a seguir. “Sinto-me honrada em estar aqui
agradecendo toda a sua exemplar dedicação na prestação de serviço à população.
E as homenagens devem ser feitas assim, em vida."
Assinar:
Comentários (Atom)
.




























