A Prefeitura de Ituberá vem a público comunicar oficialmente a não realização da Festa de São João este ano na cidade. Esta decisão se justifica por algumas medidas adotadas pela Gestão, tendo em vista a grave crise que assola o nosso país e, consequentemente, a crise financeira que vêm sendo enfrentada por muitos municípios baianos, incluindo Ituberá, onde destacamos a redução nos últimos meses dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), principal fonte de renda do nosso município. Recentemente, a Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes, demonstrou preocupação com a escassez de recursos. “A situação está precária, pior do que nunca. Tem município este ano com arrecadação menor mês a mês. Com a diminuição da receita, alguns sinalizaram que não vão fazer festa este ano”, disse. Os municípios que permanecem com a programação festiva, como é o caso de Ibicuí e Amargosa, farão um São João menos expressivo e com menos gastos.
A crise financeira também bate à porta do São João de cidades como Senhor do Bonfim, que realizará uma festa de médio porte com atrações locais, e de Cruz das Almas, no recôncavo, onde os festejos costumavam durar 30 dias e teve a sua programação bruscamente reduzida. O argumento é unânime: seja por escassez, excesso de chuva ou falta de recursos, as prefeituras têm dado prioridade à realização de ações emergenciais para as cidades.http://www.upb.org.br/noticias/chuva-seca-e-crise-ameacam-sao-joao-em-cidades-do-interior/
Cidades próximas e conhecidas como: Jequié, Inhambupe e Ipiaú, também deixarão de realizar os festejos juninos este ano, conforme publicados em sites e blogs regionais. Segundo dados fornecidos pela UPB, inúmeras cidades do Nordeste já cancelaram a realização do São João por conta da falta de recurso para realização do mesmo. Postura que vem sendo tomada, não somente pela dificuldade financeira, mas também pela inexistência de perspectiva de melhoria em curto prazo.
Como é do conhecimento de todos, o nosso município enfrentou nos últimos dois anos graves consequências em virtude dos temporais que causaram diversos danos a toda população e que deixaram Ituberá entre as 16 cidades baianas em Situação de Emergência.
O município vem enfrentando sérias dificuldades, mas nem por isso deixou de adotar medidas possíveis para amenizar o sofrimento dos vitimados, oferecendo Auxílio moradia, recuperando estradas vicinais e pontes nas localidades de São João de Godi, São João de Santa Bárbara (Região da São João), Construção de uma ponte no trecho que liga as comunidades da Lagoa Santa e Matinha, Desobstrução da BA-250 para conter as barreiras que caíram na via por causa dos temporais, nivelamento e encascalhamento das ruas da Praínha II, operação Tapa Buracos que contemplou pontos estratégicos da cidade que tiveram o calçamento danificado com as fortes chuvas, em novembro de 2013 e dezembro de 2014, total apoio à recuperação da “Ponte do Barro” mesmo a obra e suas providências sendo de responsabilidade do Governo do Estado. Desde então, temos concentrado nossos esforços na recuperação da cidade, na tentativa de corrigir os danos e prejuízos decorrentes desses acontecimentos, exigindo assim ações de infraestrutura que estão sendo realizadas em toda cidade.
“Sabemos da importância desse evento, porém seria uma grande irresponsabilidade desta gestão realizarmos a festa de São João este ano, frente a tantas necessidades urgentes que o nosso município enfrenta. Estamos vivendo dias difíceis. A crise que assola o nosso país tem causado intranquilidade a população brasileira, além disso não contávamos com as fortes chuvas dos últimos dois anos. Portanto, o nosso senso de responsabilidade prevalece a qualquer outra situação, uma vez que esta responsabilidade ultrapassa o nosso mandato. O nosso compromisso, respeito e cuidado é com o povo desta cidade. ” – afirma a Prefeita Iramar Costa.
Assim, cabe a esta Gestão Municipal continuar agindo com responsabilidade e cuidar para que os cidadãos Ituberaenses, neste momento de crise, continue tendo acesso aos serviços públicos essenciais, tais como Saúde, Educação, além de programas de Assistência Social para os mais necessitados. Por tudo isso, reiteramos à nossa comunidade o compromisso de a todo instante trabalharmos por uma cidade melhor, e que se neste momento a decisão do cancelamento do São João precisou ser tomada, é porque temos a clareza de que é uma medida de respeito a todos os munícipes da nossa querida e amada Ituberá.
Prefeitura de Ituberá
Governo “Um Novo Tempo, Um Novo Rumo!”
Fonte: Assecom Prefeitura de Ituberá
Nenhum comentário:
Postar um comentário