Na manhã desta quinta-feira (1º de outubro), cerca de 380 pessoas contempladas no processo de seleção do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, em Valença, compareceram ao Centro de Cultura Olívia Barradas para cumprir mais uma etapa do projeto social do Programa. Todos os contemplados, que fazem parte do Empreendimento Residencial Nova Valença, foram selecionadas e tiveram suas respectivas inscrições aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). O Governo de Valença, através da Secretaria do Planejamento, é responsável pelo cumprimento de todas as etapas para que os inscritos venham de fato a adquirir o imóvel. De acordo com Leyva Naiara, coordenadora do Programa em Valença, o cumprimento das etapas é de fundamental importância para que a CEF possa identificar os inscritos aptos e liberar os financiamentos. A prefeita Jucélia Nascimento, acompanhada do vice-prefeito e secretário da Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, fez uma breve saudação aos presentes. Bastante aplaudida, ela lembrou que os benefícios que estão chegando à Valença nos últimos três anos, é fruto de um planejamento com foco no social. “Foi assim que conseguimos o Samu, o SAC e as mais de mil casas para atender a quem mais precisa”, disse a prefeita. Joailton de Jesus alertou que a forma de se fazer política com imposições é coisa do passado. “Esta gestão ouve as pessoas. Temos um governo participativo, que respeita e tem carinho por todos vocês”, disse.
Dentro do cronograma exigido para que os futuros moradores recebam as chaves dos imóveis, foi escolhido pelos participantes da reunião, um grupo gestor que irá representar os interesses dos moradores junto aos órgãos competentes.
Uma próxima reunião, com a participação dos 380 contemplados foi marcada para o dia 15 de outubro. Um novo calendário de demandas para outras reuniões será anunciado em breve pela Secretaria do planejamento. De acordo com Leyva Naira, falta muito pouco para que as chaves das casas sejam entregues.
As casas estão sendo construídas no bairro do Novo Horizonte. São duas etapas em fase de finalização. A primeira, contempla 380 famílias e a segunda, outras 600. De acordo com as previsões da Secretaria do Planejamento, os imóveis serão entregues provavelmente no final deste ano ou início de 2016.
Participaram ainda da reunião, os secretários José Alexandre Aquino (Planejamento), Renata Sampaio (Promoção Social), Ionete Neri (Saúde_ e Antônio Daniel (Juventude).
Por Magno Jouber – Ascom – Governo de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário