.

.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SAAE DE VALENÇA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença – SAAE vem, por meio desta, prestar aos cidadãos valencianos esclarecimentos acerca das suspensões temporárias do abastecimento de água que têm ocorrido nos últimos dias, ao tempo em que, também, pede desculpas pelos transtornos causados. Primeiramente, é imprescindível pontuar, que os transtornos vivenciados por todos os valencianos, nos períodos de suspensão do abastecimento (estes, sempre avisados antecipadamente), foram devidos, exclusivamente, às obras de ampliação da ETA – Estação de Tratamento de Água, descartando-se, portanto, qualquer possibilidade de considerar-se ineficiente a prestação do serviço do SAAE, bem assim falar-se em negligência, imprudência ou imperícia. Com efeito, a interrupção do fornecimento de água tratada, durante os dias de suspensão, ocasiona déficit no abastecimento de alguns imóveis cadastrados no SAAE, principalmente naqueles que estão localizados na parte alta da cidade, assim como os que ainda não adotaram o uso de reservatório, de modo que o restabelecimento à sua normalidade acontece gradativamente. Como já anunciado, a ETA passa por obra de ampliação para aumentar o potencial produtivo de água potável que, apesar dos contratempos, tem previsão para ser finalizada no final do mês de março, de acordo com o convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Valença. A dinâmica da execução da obra, por ser o projeto executivo bastante complexo, requer intervenções diretamente nos equipamentos já existentes, o que demanda, em dado momento, a necessidade de paralisar, inevitavelmente, a produção e consequente distribuição de água. Tudo isso para dar celeridade ao serviço, garantir a segurança e, sobretudo, a qualidade do produto final.
Não se pode negar, porque é notório, que mesmo antes da finalização da obra, os resultados já podem ser desfrutados por todos. Antes a produção de água potável contabilizava 540 mil litros por hora, volume este insuficiente para atender a demanda do município. Hoje, depois de muitas etapas vencidas, incluindo-se a importantíssima obra de substituição e ampliação da rede de distribuição, o volume foi elevado para 750 mil litros por hora. Após a conclusão do empreendimento, a produção chegará a quase 1 milhão de litros/hora! É bom que se diga, que o governo de Valença diligenciou, arduamente, a fim de garantir a manutenção do convênio que financia a obra (e conseguiu!). Ou seja, todos os esforços necessários vêm sendo empreendidos com vistas ao melhoramento do abastecimento, principalmente neste período de alta estação, o que demonstra, claramente, a boa-fé do SAAE.
Mas, como já dito, a conclusão ocorrerá até o final de março.  Até lá, o SAAE conta com a compreensão e colaboração dos usuários do serviço, principalmente na reservação e uso consciente da água. Havendo necessidade de novas paralisações, a autarquia, como sempre fez, avisará, antecipadamente, para que todos possam prevenir-se.

Robenilson de Miranda Reis
Diretor do SAAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário