Kelly Costa, Supervisora e representante da Empresa GTI, esteve nesta quinta-feira (05) em Valença para iniciar os trabalhos visando o cadastramento Ambiental de agricultores familiares de Valença. A GTI venceu a concorrência Pública do Governo do Estado para realizar o cadastros Estadual Florestal de Imóveis Rural (CEFIR) em Valença e outros municípios da região. Em um primeiro encontro com o vice-prefeito e secretário da Agricultura do Governo de Valença, Joailton Manoel de Jesus, Kelly procurou colher informações sobre as propriedades rurais do município e estabelecer uma parceria com a prefeitura para montar uma logística visando o cadastramento.
Criado pelo novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), o CEFIR é um registro eletrônico de natureza declaratória e obrigatória para todas as propriedades rurais do Estado da Bahia. Em Valença, existem cerca de 6 mil propriedade rurais com características de agricultura familiar. De acordo com Kelly Costa, os estudos da primeira etapa do cadastramento, contemplam 2.056 propriedades em Valença. Segundo Joailton, a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura vai colaborar com a GTI e promover a mobilização dos agricultores, com divulgação junto às associações e dar o apoio logístico necessário.
A primeira etapa do cadastramento será colher dados dos agricultores com o preenchimento de um questionário. Todo o processo para adquirir a certificação é gratuito para os que têm propriedades rurais com as características da Agricultura Familiar.
Por Magno Jouber – Ascom – Governo de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário