A
ex-prefeita da cidade de Camamu, no baixo baiano, Ioná Queiroz, teve as contas
da sua gestão de 2012 rejeitadas pela Câmara de Vereadores nesta
segunda-feira (25). A decisão implica na inelegibilidade da ex-gestora pelo
período de oito anos. De
acordo com a publicação do portal Camamu Notícias, a votação nada favorável a
Ioná teve o resultado de seis votos contra e sete abstenções. Votaram
reprovando as contas da ex-prefeita, referente ao ano de 2012, os vereadores;
Nado, Valnei da Ilha, Jairo da Tópic, Charles, Otinho e o Presidente Gil de
Barcelos. Esses parlamentares votaram a favor a decisão do Tribunal de Contas
do Estado da Bahia. Abstiveram
os votos, os vereadores: Akson Rosa, Mamaco, Nal Da Canal, Edmael Chineles,
Alan Cruz, Washington de Cajaiba e Jatobá. Mas de acordo com informações
obtidas pelo Portal Barra Grande 24horas, a ex-prefeita conseguiu um Mandado de Segurança, para
suspender a votação que aconteceu na câmara. A casa de leis de Camamu, não
teria sido notificada pela justiça e por isso seguiu com a votação das
contas. Fonte: Portal Barra Grande 24horas
sábado, 30 de novembro de 2019
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
CAIRU: Audiência Pública debate contrato de prestação de serviços entre Embasa e Prefeitura de Cairu
A Prefeitura de Cairu e a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) realizaram, nesta quinta-feira (28), nas dependências da Câmara de Vereadores, audiência pública para apresentação e discussão da minuta do contrato de programa a ser assinado entre a empresa e o Município. O encontro teve como objetivo fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de abertura do diálogo e a atuação conjunta entre o poder público e a comunidade, promovendo a participação social através de depoimentos e sugestões. Além disso, buscou esclarecer as questões técnicas, administrativas, econômicas e sociais do programa. Anteriormente à audiência foi disponibilizado pela gestão municipal formulários para consulta pública, que permitiram ao cidadão, dentro da observação dos serviços ofertados pela Embasa, prescrever sugestões e reclamações sobre os serviços ofertados. O evento reuniu representantes da sociedade civil, da Embasa, vereadores e secretários municipais. Foram colocados em discussão pública todos os detalhes do Contrato de Programa e os investimentos e planejamento de ações no setor da prestação de serviços de esgotamento sanitário e água. Os presentes fizeram diversos questionamentos que foram sendo respondidos pela equipe técnica da Embasa e pelos membros do Poder Executivo.
O secretário da Administração, Valdinei da Cruz, destacou a importância do debate entre a população e parabenizou os participantes pela contribuição através das sugestões e opiniões sobre um assunto tão relevante para o município. Participaram também da audiência pública a secretária de Governo, Ariana Coutinho, a Procuradora Municipal, Dra. Thiara Magalhães, o presidente da Câmara Abdon Ché e o vereador Ivan Boaventura.
SAAE DE VALENÇA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM FOCO NA NOVA REGULAMENTAÇÃO PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA EM ÁREA RURAL
Aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, capital baiana, nesta terça (26), a audiência pública que discutiu a obrigatoriedade da instalação de medidores de água nos estabelecimentos rurais do estado. O objetivo foi à fomentação da instalação de medidores de vazão na água que vem do rio e de poços, pois existem estudos comprobatórios que produtores rurais estão utilizando mais água do que a licença outorgada. Publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 2, a portaria do INEMA nº 19.452/19, determina aos usuários de poços tubulares, que possuem autorização para uso de recursos hídricos, a instalação de hidrômetros e tubulação de monitoramento de saída de água para que o estado faça a coleta e as análises necessárias de potencial de contaminação.
Samuel Martins, coordenador de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Valença, participou do evento com o objetivo de compreender a atuação da Autarquia perante o cumprimento da legislação, exigida pelo Estado. “Estamos à disposição de discutir esta nova norma, além de fazer o melhor para as áreas de nossa abrangência que estarão se adequando a esta regulamentação”, disse Martins. Por: Assessoria de Serviços de Gestão do SAAE
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Gramado do Adauto Moraes deverá estar pronto em 20 dias, diz secretário da Setre
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, disse nesta quarta-feira (27) que o novo gramado do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, deverá ficar pronto em até 20 dias. No último dia 6, ele se reuniu com o prefeito da cidade, Paulo Bomfim, onde bateram o martelo pelo replantio da praça esportiva. "Fizeram o replantio e de 15 a 20 dias o gramado estará pronto", declarou em entrevista ao Bahia Notícias. Na última segunda-feira (25), o presidente da Juazeirense, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), garantiu que a estreia do seu time no Campeonato Baiano, contra o Bahia será no Adautão. "Já começaram as melhorias do Adauto Moraes para a estreia no Baiano contra o Bahia com transmissão da TV.
O estádio vai estar pronto para a nossa estreia no dia 15 de janeiro", afirmou durante uma live nas redes sociais do Cancão de Fogo. Segundo Davidson Magalhães, as obras de reforma no Adautão ainda não foram iniciadas devido aos trâmites burocráticos. "A retomada do Campeonato Baiano ainda é no ano que vem e tem tempo suficiente. Mas nós estamos fazendo todas as tratativas junto com a Prefeitura Municipal para que isso seja possível e tem boas condições", disse. "No Estado, a gente não toma a decisão e faz amanhã. Tem o processo licitatório, tem todo esse processo, porque infelizmente é formal, mas precisamos cumprir", completou. Na temporada de 2020, a Juazeirense vai disputar somente o Campeonato Baiano. BN
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Travessia hidroviária de Valença passará por estudo
A pesquisa incluirá os roteiros que ligam Valença a Cairu, Valença a Morro de São Paulo, passando pelo Atracadouro de Bom Jardim e Gamboa do Morro, e entre Cairu e Taperoá.
O transporte hidroviário de Valença e região vai passar pelo desenvolvimento de um Plano Diretor para a regulamentação na prestação do serviço de travessia marítima. O objetivo é a adequação desse sistema de transporte em algumas cidades do baixo sul baiano. Dentre as principais etapas do estudo estão a definição de linhas e terminais hidroviários e a modelagem econômico-financeira do transporte.A pesquisa incluirá os roteiros que ligam Valença a Cairu, Valença a Morro de São Paulo, passando pelo Atracadouro de Bom Jardim e Gamboa do Morro, e entre Cairu e Taperoá. “A intenção do Plano Diretor é regulamentar o transporte hidroviário de Valença e região com mais fiscalização e um regimento a ser obedecido. Além disso, contribuir no desenvolvimento do turismo no baixo sul baiano, principal atividade econômica da região”, destaca o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti. O aviso de licitação para a contratação de empresa especializada para desenvolvimento de um Plano Diretor do sistema de travessia foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (23). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 18 de dezembro.
Fonte: Ascom/Seinfra
Nilo Peçanha e Ibirataia registram chuvas de granizo
Os municípios de Nilo Peçanha, no Baixo Sul, e Ibirataia, no Sudoeste, registraram chuva de granizo neste domingo (24). Segundo o G1, moradores chegaram a exibir as pedras. No temporal também teve chuva e ventos fortes. Conforme meteorologistas, o fenômeno ocorre por excesso de calor e umidade elevada que formam por sua vez as nuvens. A partir de um ponto de congelamento as gotas de água se juntam e formam os granizos. Uma curiosidade é que nuvens com elevação vertical sempre têm gelo no interior, mas nem sempre esse gelo cai. Eles só se desprendem quando formam um bloco. Ainda não há informações sobre estragos causados. Nesta segunda-feira (25), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia, tanto em Nilo Peçanha quanto em Ibirataia, segundo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). (Bahia Notícias)
Projeto de Cairu é finalista na Maratona de Negócios Públicos do Sebrae
A partir de 65 projetos apresentados por diversas cidades do estado, o “Circuito Gastronômico Morro de São Paulo/Boipeba/Cairu”, representando o município-arquipélago, ficou entre os cinco finalistas na I Maratona de Negócios Públicos do Sebrae-Bahia.
O projeto foi submetido, nos dias 18 e 19/11, a um ‘programa de imersão’, com palestras, módulos de capacitação, mentoria e consultorias visando o aprimoramento, ao lado de outros 24 semifinalistas selecionados. Ao final dessa “maratona”, apenas cinco projetos foram apresentados durante o primeiro dia do Empreender Bahia 2019.
Circuito
O “Circuito Gastronômico Morro de São Paulo/Boipeba/Cairu”, projeto apesentado pelo agente de desenvolvimento Fabrício Trindade, é um projeto que visa fomentar a economia turística local no período da baixa temporada, através da realização de um festival gastronômico, histórico, cultural e da qualificação de pessoas que empreendem em restaurantes, lanchonetes e drinkerias, com a realização de aulas-shows, criação de roteiro gastronômico, feira de artesanato, feira da economia criativa com produtos do Centro Público de Economia Solidária da Região, apresentações de artistas, grupos culturais do município, cursos e oficinas gastronômicas.
O projeto foi submetido, nos dias 18 e 19/11, a um ‘programa de imersão’, com palestras, módulos de capacitação, mentoria e consultorias visando o aprimoramento, ao lado de outros 24 semifinalistas selecionados. Ao final dessa “maratona”, apenas cinco projetos foram apresentados durante o primeiro dia do Empreender Bahia 2019.
Circuito
O “Circuito Gastronômico Morro de São Paulo/Boipeba/Cairu”, projeto apesentado pelo agente de desenvolvimento Fabrício Trindade, é um projeto que visa fomentar a economia turística local no período da baixa temporada, através da realização de um festival gastronômico, histórico, cultural e da qualificação de pessoas que empreendem em restaurantes, lanchonetes e drinkerias, com a realização de aulas-shows, criação de roteiro gastronômico, feira de artesanato, feira da economia criativa com produtos do Centro Público de Economia Solidária da Região, apresentações de artistas, grupos culturais do município, cursos e oficinas gastronômicas.
TSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020
Três técnicos individuais e cinco equipes participarão do teste da urna eletrônica que será usada nas eleições municipais do ano que vem. O Teste Público de Segurança (TPS), organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consiste em tentativas dos técnicos para burlar o hardware ou software da urna eletrônica e, de alguma forma, violar os arquivos e, por exemplo, comprometer o anonimato dos votos. Essa é a quinta vez que o TPS é realizado, e as inscrições ficaram abertas para qualquer especialista interessado em tentar burlar o sistema eletrônico. Em 2017, técnicos encontraram três falhas no sistema da urna, conseguindo acesso aos dados internos do equipamento. O TSE sanou as falhas antes das eleições. Agência Brasil
sábado, 23 de novembro de 2019
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Marinha ainda registra óleo em litoral de 5 cidades baianas
As praias de Conde, no Litoral Norte, Igrapiúna e Ilhéus, no Litoral Sul, Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, e Prado, no extremo sul baiano ainda apresentam vestígios de óleo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21). Desde o início da primeira ocorrência de óleo no país [final de agosto/começo de setembro], 695 localidades já foram afetadas. Segundo o Comando do 2° Distrito Naval, há 12 dias não são encontradas manchas de óleo no mar. O Comando também informou que nos últimos 30 dias, 93% das ocorrências são de pequenos fragmentos de óleo nas praias atingidas. Já estão com praias limpas os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. Os resíduos recolhidos das praias são direcionados a fábricas de cimento e aterro sanitários. No primeiro momento, os fragmentos são recolhidos e acondicionados em recipientes apropriados para evitar que o solo seja contaminado. As informações tem como base dados do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
CERB AUTORIZA PERFURAÇÃO DE POÇO ARTESIANO APÓS PEDIDO DO SAAE E FEMANVA
Federação Municipal das Associações de Moradores de Valença (Femanva), aliada ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – adquiriu, depois de pedido e projeto realizado pela autarquia a instalação de um poço tubular profundo para a comunidade de Bom Jardim, localizada no Atracadouro de Valença. O sistema é composto de adutora e reservação, além das ligações de água. Para os comerciantes da localidade facilitará o trabalho dos que estão instalados na área e realizando serviço de atendimento ao turista.
“O Governo da Bahia tem se destacado no atendimento à população, nos lugares mais distantes e as comunidades já sentem os benefícios cuja execução a que se refere no segmento de abastecimento de água é da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia - CERB.
Após conclusão do serviço, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia - CERB deverá transferir a operação para a Prefeitura Municipal de Valença, e como segue a normativa, o prefeito Ricardo Silva Moura, fará a cessão para o SAAE, passando ser de responsabilidade da Autarquia, a operação, tratamento e manutenção após a instalação, explicou Rosemary.
É o SAAE e o Governo de Valença, cuidando da nossa gente!
Por: Assessoria de Serviços de Gestão do SAAE
SAAE INICIA OPERAÇÃO VERÃO 2019
O Tema da campanha deste ano é voltado para o cuidado com a natureza e o combate ao desperdício
Com o objetivo de combater o desperdício e fomentar o cuidado com a natureza, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença – SAAE – iniciou a operação verão deste ano.
“Estaremos com toda equipe sincronizada, especialmente no distrito de Guaibim onde a movimentação é maior. E como no ano passado, trabalharemos para que não aconteçam registros de problemas no abastecimento no espaço mais movimentado do verão”, comentou. Em Valença toda a equipe também ficará estruturada para atendimentos durante as 24hs diárias, 7 dias por semana. E além do plantão de água, esgoto e pavimentação, o SAAE contará com o ponto de apoio que fica no posto de atendimento do Guaibim, além de veículos para acompanhamento de ações e emergências.
Estamos trabalhando para termos êxitos conforme anto anterior, que cumprimos a promessa, de não deixamos faltar água.
A expectativa esse ano é que possamos cumprir também o cronograma de abastecimento, porém, contamos também com a capacidade no Rio Patipe na produção de água, explica a diretora Rosemary Paixão.
É o SAAE e o Governo de Valença, cuidando da nossa gente!
Por: Assessoria de Serviços de Gestão do SAAESecretaria da Educação de Cairu busca assegurar Educação Inclusiva
De acordo com a Declaração de Salamanca, resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial, “Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas”. Pensando em assegurar a todos o princípio básico da Educação Inclusiva do direito de acesso à educação, a Secretaria Municipal da Educação de Cairu, vem realizando ações que visam à promoção da diversidade e a equalização de oportunidades nas escolas. Práticas inclusivas vêm sendo adotadas nas escolas como: Ambientes acessíveis; Elaboração de aulas ativas que permitem a colaboração e cooperação entre os envolvidos; Flexibilização e Adaptação Curricular em favor da aprendizagem; e Avaliações que considerem o processo e as habilidades desenvolvidas e não somente o conteúdo.
A Secretaria da Educação tem trabalhado arduamente na implantação de políticas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas do município, visando formar uma rede de apoio nas escolas, que ainda esta sendo implementada, oferecendo reais oportunidades de inclusão, tornando a sociedade cairuense mais equânime, menos segregatória e mais democrática.
A Secretaria conta com uma equipe formada por pedagogos, psicopedagogos clínicos e institucionais e técnicos atuantes no Atendimento Educacional Especializado(AEE). Atuando dentro da Secretaria e fazendo as pontes entre as escolas, familiares e profissionais especializados tem a professora Jaqueline Che; atendendo em seu consultório em parceria/projeto com a Secretaria, temos a professora Liliane Reis; fazendo visitas nas escolas e organizando as orientações psicopedagógicas temos a professora Janete Vomeri; e também visitando as escolas, orientando pais e professores, confeccionando materiais adaptados para atender as necessidades individuais dos alunos, mapeando todos os casos suspeitos de dificuldades de aprendizagem tem a professora Anita Lopes. Ainda temos uma equipe de profissionais especializados atuando diretamente na AMA Valença e nas unidades de ensino do munícipio. Um trabalho em equipe que vem apresentando resultados extraordinários, tanto do ponto de vista pedagógico, como social e humano.
A Secretaria da Educação tem trabalhado arduamente na implantação de políticas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas do município, visando formar uma rede de apoio nas escolas, que ainda esta sendo implementada, oferecendo reais oportunidades de inclusão, tornando a sociedade cairuense mais equânime, menos segregatória e mais democrática.
A Secretaria conta com uma equipe formada por pedagogos, psicopedagogos clínicos e institucionais e técnicos atuantes no Atendimento Educacional Especializado(AEE). Atuando dentro da Secretaria e fazendo as pontes entre as escolas, familiares e profissionais especializados tem a professora Jaqueline Che; atendendo em seu consultório em parceria/projeto com a Secretaria, temos a professora Liliane Reis; fazendo visitas nas escolas e organizando as orientações psicopedagógicas temos a professora Janete Vomeri; e também visitando as escolas, orientando pais e professores, confeccionando materiais adaptados para atender as necessidades individuais dos alunos, mapeando todos os casos suspeitos de dificuldades de aprendizagem tem a professora Anita Lopes. Ainda temos uma equipe de profissionais especializados atuando diretamente na AMA Valença e nas unidades de ensino do munícipio. Um trabalho em equipe que vem apresentando resultados extraordinários, tanto do ponto de vista pedagógico, como social e humano.
segunda-feira, 18 de novembro de 2019
FBF divulga tabela básica do Campeonato Baiano 2020
Após a realização do conselho técnico, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou no último domingo (17) o regulamento e a tabela básica do Campeonato Baiano 2020. A competição terá início no dia 15 de janeiro. Atual campeão, o Bahia vai fazer a sua estreia contra a Juazeirense, no estádio Adauto Moraes. Já o vice-campeão Bahia de Feira começa a jornada contra o Doce Mel na Arena Cajueiro. O Vitória, por sua vez, estreia no Barradão contra o Jacobina. Assim como em 2019, o estadual do próximo ano terá a sua primeira fase disputada no sistema de pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando em turno único. Os quatro primeiros vão às semifinais e o lanterna é rebaixado. Nas semifinais e na final, jogos de ida e volta, com a decisão na casa da equipe com melhor campanha.
Confira as três primeiras rodadas do Baianão 2020:
Fonte: BN
domingo, 17 de novembro de 2019
Ferry: veículos enfrentam filas de três horas para embarcar em Bom Despacho
O tempo de espera para embarcar no Ferry-boat no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, alcança três horas na tarde de hoje (17) para veículos. Para pedestres, as filas chegam a demorar duas horas. De acordo com a Internacional Travessias, no Terminal de São Joaquim, em Salvador, o movimento é tranquilo, com embarque imediato para as duas modalidades. Na quinta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República, passageiros chegaram a relatar espera de oito horas na capital baiana. Secom
sábado, 16 de novembro de 2019
TAPEROÁ: Pré-Candidato a Prefeito Nadinho participa de audiência na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
O Pré-candidato a Prefeito Nadinho esteve cumprindo agenda em Salvador,
nesta Segunda-feira, 11, onde participou de audiência na Secretaria do
Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), sendo recebido pelo gestor da
pasta, Davidson Magalhães. Estiveram presentes o Vereador Aldo Lisboa, Vereador
Carlinho, Vereador Sandro, ex- Vereador
Gana e assessora da Deputada federal Alice Portugal, Grassa Felizola que
acompanhou a comitiva até a secretaria.
Durante
audiência foram apresentadas diversas demandas e protocoladas pedidos de apoio à
agricultura familiar no município, além de outras intervenções para a promoção
de projetos municipais de fomento a economia solidária de Taperoá, através do Cred
Bahia que é um programa de Microcrédito do estado é uma iniciativa do Governo
da Bahia, entre outros assuntos como o SINE Móvel e apoio ao Esporte
local.
sexta-feira, 15 de novembro de 2019
Lula cita Rui como possível candidato à Presidência em 2022
O ex-presidente Lula colocou o governador Rui Costa entre os possíveis postulantes petistas à Presidência da República em 2022, ao participar, nesta quinta-feira, dia 14, de reunião da executiva nacional do PT, em Salvador. Ao afirmar que o PT participaria do pleito “com ou sem Lula”, Lula citou Rui e também Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e candidato derrotado à Presidência no ano passado. “Eu posso subir a rampa em 2022 levando o Haddad, o Rui, outros companheiros”, disse o ex-presidente. Em defesa do protagonismo da sigla na esquerda, Lula afirmou que o PT “não nasceu para ser um partido de apoio”. “Pode, circunstancialmente, não ter candidato em uma cidade, num estado, ou até não precisar ter um candidato a presidente da República. Mas é preciso muita coisa para que alguém possa superar o PT”, declarou. Bahia.Ba
Baiana System recebe Grammy Latino e se apresenta em Morro de São Paulo

O grupo Baiana System tirou do chão o público de Morro de São Paulo no primeiro show após receber a 20ª edição do Grammy Latino, nesta quarta-feira (14). A banda de Russo Passapusso se apresentou no palco da Terceira Praia e cantou em coro com os fãs os hits "Bola de Cristal" e "Saci" do álbum premiado "O Futuro não demora", lançado em fevereiro deste ano. As clássicas "Capim Guiné", "Lucro" e "Playsom" também marcaram a apresentação. Denny Denan e a banda Pirilampo foram as outras atrações que passaram pelo palco na Fazenda Caeira, no primeiro dia do Festival do Morro, que vai até sábado (16) com programação cultural gratuita.
Denny, sempre animado, resgatou clássicos do axé music que marcaram a carreira e também levou os novos sucessos “Wepa” e “Dançarina”. Já conhecida no Baixo Sul, a banda Pirilampo, que abriu a noite, tocou o seu hit “Ela é top”, lançado em 2008, que teve seu primeiro clipe em 2019. No Palco da Vila, o grupo centenário do município-arquipélago, Caretas de Cairu, representaram a cultura tradicional de Morro de São Paulo. A programação desta sexta-feira (15) e sábado (16) vai ocupar o Palco da Vila com artistas como Cinho, Flor da Tailândia, Elton Risco e Samba Sd. Em três dias de festa, o Festival do Morro proporciona ao visitantes uma intensa experiência de música, cultura e lazer, com iniciativa da Prefeitura de Cairu.
Festival do Morro
Quando: 15 e 16 de novembro, a partir das 16hHorário: a partir das 16hAtrações 15/11: Chegança, Capoeira Kilombolas do Morro, Cinho e Flor da TailândiaAtrações 16/11: Elton Risco e Samba SDOnde: Palco da VilaEntrada gratuitaLK COMUNICAÇÃO
quinta-feira, 14 de novembro de 2019
Secretaria Especial de Morro de São Paulo é agraciada com medalha "Amigo da Marinha"
No mês de novembro, a Marinha do Brasil comemora o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Para celebrar a data, foi realizada nesta terça-feira (12), no Forte Santo Antônio em Salvador, a solenidade de imposição da Medalha Amigo da Marinha, com a entrega da honraria a autoridades e instituições parceiras. Na ocasião, o secretário Especial de Morro de São Paulo, Fabiano Campos, foi agraciado com a honraria em reconhecimento ao trabalho realizado em conjunto entre a Prefeitura de Cairu e a Marinha do Brasil. A medalha foi criada em agosto de 1966 para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses relacionados à corporação e na divulgação da importância do mar para o país. "Em nome da gestão municipal de Cairu, bem como de toda equipe da Secretaria Especial de Morro de São Paulo, agradeço essa honraria concedida pela Marinha do Brasil que realiza um trabalho profícuo em nosso município - arquipélago. Esperamos em breve estreitar ainda mais esses laços com o projeto que estamos desenvolvendo para abertura a visitação do Farol do Morro", destacou o secretário. ACOMquarta-feira, 13 de novembro de 2019
Prefeitura de Cairu apresenta projeto da LOA 2020 em audiência pública
O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município de Cairu para 2020 foi apresentado na manhã desta terça-feira (12) durante audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores. Conduzida pela Secretaria da Fazenda e pela Controladoria Interna, o evento teve como princípio dar transparência e garantir o exercício da cidadania, procedimentos que cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal e do Estatuto das Cidades. Um grande público se fez presente às dependências da Câmara, com destaque para a classe dos pescadores e marisqueiras, que aproveitou a oportunidade para sugerir ao Poder Executivo Municipal alterações de no projeto, de modo que ações sejam implementadas para que a categoria enfrente as dificuldades decorrentes das manchas de óleo que atingiram o Nordeste. Todas as intervenções foram respondidas pelo secretário da Fazenda, Vitor Teles, que se comprometeu em estudar com as equipes jurídica e contábil formas de atender os pleitos.
A LOA será enviada para apreciação da Câmara de Vereadores nos próximos dias. Participaram também do evento o controlador interno Manoel Brito, a secretária da Educação Luana Figueiredo, a secretária da Saúde Italuana Guimarães, entre outros representantes das demais secretarias. A LOA mensura os projetos e atividades próprios do programa de governo. É elaborada com base no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e conta com artigos e capítulos que estimam a receita e fixam os gastos do município para o exercício do ano seguinte. Diferentemente do Plano Plurianual (PPA), que é quadrienal, tanto a LDO quanto a LOA devem ser elaboradas anualmente. ASCOM
terça-feira, 12 de novembro de 2019
Equipes de Saúde de Cairu participam de capacitação de prevenção ao sarampo promovida pela Sesab
Técnicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Cairu participaram nesta terça-feira (12/11) da capacitação promovida pela Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) voltada para prevenção do sarampo. A ação faz parte da estratégia de combate ao sarampo realizada pelo Núcleo Regional Sul de Saúde. O sarampo ocorre uma vez na vida, e se a pessoa já teve a doença não precisa vacinar outra vez. A imunização acontece de forma normal para crianças até os cinco anos. Acima dessa idade até aos 29 anos, é preciso duas doses da tríplice viral para o indivíduo ser imunizado. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, dos 30 aos 49 anos, com apenas uma dose do tríplice viral já conta como imunizado. Entre as recomendações que estão sendo feitas para os profissionais de saúde estão a intensificação vacinal com tríplice viral, visando a melhoria da cobertura, de forma seletiva, conforme o calendário de vacinação; notificação imediata dos casos suspeitos; busca ativa de casos suspeitos, e capacitação das equipes municipais para respostas rápidas frente a ocorrência de casos. Os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo. Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro. ASCOM
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
JURANDY OLIVEIRA PARABENIZA VALENÇA PELO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL
Com população estimada em 96,6 mil habitantes, Valença foi homenageada pelo deputado Jurandy Oliveira (PP), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por conta de seu aniversário de 170 anos de emancipação política, a ser comemorado no dia 10. Em moção de aplausos, o parlamentar elogiou a cidade, “conhecida por sua beleza natural”, que recebe anualmente “milhares de turistas de todos os estados” e que já revelou “grandes artistas, nos mais diversos seguimentos”. A emancipação, na avaliação do parlamentar, representou avanços significativos, porque “estimulou o recebimento de recursos financeiros para a comunidade, que puderam ser revertidos em melhorias nas áreas da saúde, educação, segurança e lazer, aprimorando-se também a estrutura político-administrativa”. O documento legislativo registra que as terras que compõem o atual município de Valença faziam parte da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus e estavam subordinadas administrativamente à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Por Carta Régia de 23 de janeiro de 1799, foi criada a Vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus. Em 10 de novembro de 1849, a sede municipal recebeu foros de cidade, com a denominação de Industrial Cidade de Valença. Jurandy Oliveira destaca os diversos prédios antigos como patrimônio da cidade, a exemplo das igrejas de Nossa Senhora do Amparo e do Sagrado Coração de Jesus, lembrando que o município “conserva estruturas históricas, apresentando belíssimos altares, imagens sacras e antigos azulejos, além de um interessante patrimônio arquitetônico e cultural, perceptíveis nos seus antigos sobrados e nas suas ruas e calçadas estreitas”.
Divulgação/AgênciaALBA
Assinar:
Comentários (Atom)
.

























