.

.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Secretaria da Educação de Cairu busca assegurar Educação Inclusiva

De acordo com a Declaração de Salamanca, resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial, “Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas”.  Pensando em assegurar a todos o princípio básico da Educação Inclusiva do direito de acesso à educação, a Secretaria Municipal da Educação de Cairu, vem realizando ações que visam à promoção da diversidade e a equalização de oportunidades nas escolas. Práticas inclusivas vêm sendo adotadas nas escolas como: Ambientes acessíveis; Elaboração de aulas ativas que permitem a colaboração e cooperação entre os envolvidos; Flexibilização e Adaptação Curricular em favor da aprendizagem; e Avaliações que considerem o processo e as habilidades desenvolvidas e não somente o conteúdo.
A Secretaria da Educação tem trabalhado arduamente na implantação de políticas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas do município, visando formar uma rede de apoio nas escolas, que ainda esta sendo implementada, oferecendo reais oportunidades de inclusão, tornando a sociedade cairuense mais equânime, menos segregatória e mais democrática.
A Secretaria conta com uma equipe formada por pedagogos, psicopedagogos clínicos e institucionais e técnicos atuantes no Atendimento Educacional Especializado(AEE). Atuando dentro da Secretaria e fazendo as pontes entre as escolas, familiares e profissionais especializados tem a professora Jaqueline Che; atendendo em seu consultório em parceria/projeto com a Secretaria, temos a professora Liliane Reis; fazendo visitas nas escolas e organizando as orientações psicopedagógicas temos a professora Janete Vomeri; e também visitando as escolas, orientando pais e professores, confeccionando materiais adaptados para atender as necessidades individuais dos alunos, mapeando todos os casos suspeitos de dificuldades de aprendizagem tem a professora Anita Lopes. Ainda temos uma equipe de profissionais especializados atuando diretamente na AMA Valença e nas unidades de ensino do munícipio. Um trabalho em equipe que vem apresentando resultados extraordinários, tanto do ponto de vista pedagógico, como social e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário