.

.

domingo, 26 de abril de 2020

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, através da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer sobre um fato ocorrido no dia 25 de abril, sobre suspeitas de um caso do Novo Coronavírus:
No dia 31 de março, um paciente, morador de Nilo Peçanha, que sofria de problemas por conta da diabetes foi atendido no PSF, e encaminhado para tratamento com médico angiologista, o mesmo procurou com seus familiares em Ilhéus, onde foi internado no Hospital Regional Costa do Cacau. Após realização de exames, foi submetido a um procedimento de angioplastia. Nos dias em que esteve internado, começou a apresentar tosse constante seguida de febre alta. Foi realizado então, um primeiro teste para Covid-19, onde o resultado foi negativo. Entretanto, o paciente, idoso, apresentou piora em seu quadro respiratório sendo entubado e transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde nos dias seguintes, foi feito um novo teste para Covid-19. Enquanto se aguardava o resultado, o paciente veio a falecer no dia 23 de abril, sepultado no mesmo dia. O segundo exame para Covid-19, teve resultado positivo, divulgado apenas no dia 25 de abril. A Secretaria de Saúde esteve presente e ativa, tomando as medidas para que a família do paciente tivesse a assistência necessária, localizando e informando familiares, orientando nos processos de traslado junto à funerária, orientando a família sobre a suspeição passada pelo hospital na tomada de medidas por conta da funerária e sobre os procedimentos do velório e acompanhamento.
Lamentamos, profundamente, a morte do paciente, nos solidarizamos com a família e esclarecemos que a ocorrência de contaminação ocorreu no período em que o paciente esteve nas cidades de Ilhéus e Itabuna, ressaltamos também, que durante esse período em que esteve internado, por recomendação médica, o paciente não manteve contato direto com os familiares. Seguimos intensificando os trabalhos da Secretaria de Saúde, prestando o devido atendimento e orientação junto à população, sendo que até o presente momento não há casos confirmados de Covid-19 em nosso município.
Aproveitamos a ocasião para reforçar o nosso pedido à população para que fiquem em casa, mantenham os protocolos de segurança e higienização, evitem aglomerações para que possamos preservar a todos. Esperamos que muito em breve, toda essa crise seja superada e todos possam voltar à sua vida e trabalho com normalidade e segurança.
Nilo Peçanha, 25 de Abril de 2020.
Erica Azevedo de Matos
Secretária Municipal de Saúde de Nilo Peçanha
Thaisa Filgueiras Coutinho
Gerente da Vigilância Epidemiológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário