.

.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

IGRAPIÚNA: Até quando Chico Roma conseguirá sustentar a imagem de pré-candidato a Vice na chapa de Manoel Ribeiro?

 


O nosso Blog A Voz do Baixo Sul, vem buscando informações sobre a política municipal em todos os municípios do Baixo Sul, por isso, buscaram mais informações sobre a eleição em Igrapiúna.

Muito tem se comentado no município de Igrapiúna sobre a possibilidade do ex-prefeito Chico Roma, poder ser ou não vice na chapa do candidato do Prefeito Leandro Ramos. As especulações iniciaram-se quando o ex-prefeito Francisco Roma de Jesus e outros foram condenados em primeira instância, em 06 de fevereiro de 2019, no processo movido pelo Ministério Público da Bahia, ao qual, o acusa do crime de Improbidade Administrativa, sob o número do processo 0000.362-52.2009.8.05.0040.

Na sentença o Magistrado José Ayres de Souza Nascimento Júnior, Juiz de Direito, o condenou a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 06 (seis) anos; pagamento de multa civil no valor de R$183.716,65, assim como, a proibição de firmar contrato com o poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de 05 (cinco) anos.

Devido à sentença em primeira instância que condenou Chico Roma e, outros, os bastidores da política Igrapiunense, têm repercutido entre os partidos da base governista, pois, já existem legendas que já pensam em emplacar um nome para substituir Roma, e compor a chapa junto com o pré-candidato Manoel Ribeiro. Porém, não se sabe ainda se em confirmando em Segunda Instância a decisão proferida em Camamu, Roma, abrirá espaço para indicação de qualquer outro partido que não o dele (DEM), ou, se o mesmo iria impor a qualquer custo uma indicação de sua confiança.

É importante deixar claro que o processo em que pode deixar Chico Roma, inelegível ainda não foi julgado pela Segunda Instância. Por isso, que ele ainda encontra-se como pré-candidato. Por outro lado, essa situação é bem temerária porque se o Tribunal de Justiça da Bahia, confirmar a decisão proferida em Primeira Instância, Roma e outros, terão os seus Direitos Políticos suspensos, assim, não podendo ser candidato a nenhum cargo Público, assim como, não poderá exercer o direito de votar em quaisquer candidatos a prefeito ou vereador.

Ouvimos alguns leitores da área do Direito que acreditam ser quase impossível o Tribunal de Justiça da Bahia, não confirmar a sentença de Camamu, o que deixa mais em dúvidas ainda se realmente Chico Roma, conseguirá levar a diante essa pretensão de Pré-candidato a Vice Prefeito em Igrapiúna. 

Aguardem os próximos capítulos!

2 comentários: