.

.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Camamu: Fábrica de gelo é autuada por desviar 125 mil quilowatts-hora de energia

 
Em uma operação conjunta da Coelba com as Polícias Civil e Técnica, uma fábrica de gelo localizada no bairro Orojó, em Camamu (BA), foi flagrada no crime de furto de energia. Nesta ação foram recuperados 125 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer por 10 dias o município de Nilo Peçanha. O estabelecimento tem como proprietário um vereador eleito da região.
Na ação realizada na última quinta-feira (29), com o apoio da Delegacia Distrital e Departamento de Polícia Técnica (DPT), foram identificados e apreendidos 12 equipamentos que foram utilizados para a ligação irregular e que viabilizaram o desvio da energia da rede elétrica da Coelba até a fábrica.
O empreendimento que produz gelo tinha elevada carga instalada, o que caracterizou um desvio de energia capaz de abastecer aproximadamente 1.200 residências por um mês. Os valores recuperados dos desvios de energia serão cobrados do proprietário, o que implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.    
O alvo desta operação foi mapeado através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. A irregularidade encontrada representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.
Crime e denuncias   
A Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. 
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário