.

.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Feira Artesanato da Bahia vai passar por sete municípios baianos

 
O distrito de Maragogipinho, no município de Aratuípe, inaugura a primeira edição itinerante da Feira Artesanato da Bahia, entre os dias 21 e 22 de agosto, das 10 às 18 horas, na Praça da Matriz. Com o objetivo de aquecer o turismo e valorizar a cultura de cada região, o evento será realizado em sete cidades até outubro e promoverá, em cada localidade, a exposição e comercialização de produtos de artesãos.
Depois de Maragogipinho - considerado o maior centro oleiro da América Latina -, a feira segue para as cidades de Lençóis (28 e 29/08), Jacobina (04 e 05/09), Vitória da Conquista (11 e 12/09), Cachoeira (17 e 18/09), Juazeiro (23 e 24/09) e Porto Seguro (02 e 03/10). A entrada é gratuita. 
A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETREA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural, visa, sobretudo, incentivar a inclusão social e produtiva, de acordo com os seus organizadores. Em Maragogipinho, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Aratuípe.
“Estamos empenhados em ampliar os espaços de comercialização do artesanato baiano como forma de dar visibilidade e fortalecer a geração de renda de artesãs e artesãos. Além da vitrine virtual e das duas lojas em Salvador, a realização das feiras oportuniza a exposição e o incremento das vendas desse importante segmento econômico em nosso Estado”, destaca o titular da SETRE, Davidson Magalhães.
Ainda segundo o secretário, a Feira Artesanato da Bahia vai estimular a preservação dos contextos culturais que agregam e perpetuam histórias, tradições e valores de cada região. Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer a origem das técnicas utilizadas pelos criadores, que destacam a identidade regional do artesanato.
A coordenadora de Fomento ao Artesanato da SETRE, Ângela Guimarães, explica que os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos. O artesanato local, do polo territorial e de cidades vizinhas estará representado nos diversos estandes..
Durante os eventos também acontecerá, em cada município, o encontro regional de artesãos. “Esta é uma oportunidade de encontro e diálogo do poder público com o segmento, escuta de demandas e apresentação das iniciativas de fortalecimento do artesanato baiano durante este ano de 2021, em um contexto de retomada das atividades presenciais", considera Ãngela Guimarães.
Maragogipinho - Maior centro de produção artesanal de cerâmica da América Latina, Maragogipinho foi escolhido para abrir a primeira edição itinerante das Feiras Artesanato da Bahia. O distrito se destaca pela população composta, na maioria, de artesãos ceramistas. A produção de peças grandes (as louças de barro) é conhecida pelos potes (porrões), talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros. Entre as peças pequenas, o destaque fica para as de caráter decorativo.
Uma das características marcantes da cerâmica local são os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila de aspecto vermelho, e tabatinga, de tom branco. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos e moldes.
Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de 3 mil habitantes (dados de 2010), a maioria composta por artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa gerações. UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário