.

.

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Memorial de Nossa Senhora do Rosário de Cairu é aberto para visitação pública

 

O Memorial de Nossa Senhora do Rosário de Cairu foi aberto oficialmente à visitação pública, nesta quarta-feira (15). O local é um museu de arte sacra, com peças esculpidas em barro cozido, madeira e gesso, entre os séculos XVI e XIX.

O prefeito Hildécio Meireles e comitiva realizaram uma pequena cerimônia, durante a qual também foi entregue a restauração completa da Igreja Matriz e assinado contrato para a realização de inúmeras obras de requalificação urbana na sede do município, orçada em 4,7 milhões de reais.

O Memorial do Rosário eterniza uma das mais emblemáticas histórias do Brasil, através da exposição de dezenas de imagens que são verdadeiras preciosidades, entre às quais a representação primitiva de Nossa Senhora do Rosário e a de Nossa Senhora da Boa Esperança, de feição ainda medieval.

A entrada para o museu é gratuita, as visitações são guiadas e as portas estão abertas de domingo a domingo, das 10 às 17 horas, para grupos de até 15 pessoas de cada vez.

Em seu pronunciamento, o prefeito Hildécio Meireles enalteceu os valores culturais de Cairu, apontando ações que visam a preservação do Patrimônio Histórico e a geração de emprego e renda para a comunidade.

“Nossas realizações ao longo desses 18 meses, não têm apenas como objetivo a construção e embelezamento de ruas. Agimos principalmente em prol do aquecimento da nossa economia, ainda mais quando se tratam de Cairu e Galeão, duas das nossas localidades que menos se beneficiam da atividade turística.

Por isso movemos ações para que também essas duas ilhas tenham a possibilidade de criar emprego e renda, dando condições de dias melhores para as famílias. Hoje o mais importante é a instalação deste nosso Memorial do Rosário, pois trata-se de um ato que ultrapassa a questão religiosa, capaz de agregar a questão econômica, a importância histórica e o bem-estar das pessoas.

Portanto, é preciso interagir efetivamente as ações do poder público com a comunidade, a partir dos projetos de desenvolvimento em andamento em todo o município e, sobretudo, na nossa cidade”, declarou o prefeito Hildécio.
Marcaram presenças no evento, o presidente da Câmara Municipal Diego Meireles, os vereadores Abdon, Jovan, Wesley, Paulinho e Ecinho, o padre Everaldo Souza, secretários municipais, moradores, devotos, turistas, além de estudantes e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário