.

.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Seminário apresenta ações de assistência técnica e extensão rural em Ituberá

 Para promover uma formação e integração das políticas públicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi realizado, nesta segunda-feira (22), no município de Ituberá, o Seminário de Avaliação das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 

Estiveram presentes técnicos e técnicas que atuam no serviço de ATER do projeto do Estado da Bahia, Bahia Produtiva, e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Agentes Comunitários Rurais (ACR), representantes de prestadoras de ATER, de consórcios públicos e da sociedade civil. 

Os representantes do Consórcio dos Municípios do Baixo Sul (Ciapra) apresentaram as ações, junto à SDR, para potencializar a produção de cacau no território Baixo Sul, por meio do Projeto Cacau Mais. 

O Programa Cacau Mais tem como objetivo elevar a produtividade da lavoura cacaueira, para 80 arrobas por hectare em três anos, aplicando novas técnicas de manejo. Visa ainda aquecer a economia territorial e propiciar aos agricultores e agricultoras familiares mais geração de renda e qualidade de vida no campo. 

O Estado da Bahia, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), está aplicando recursos para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, a exemplo do palmito pupunha, cacau, cravo e guaraná, em organizações como a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), e Agência de desenvolvimento sustentável e comercialização da agricultura familiar (Adscaf). 

O presidente  Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), Domingos  Conceição, destacou a importância da assistência técnica e extensão rural (ATER) na organização da produção. ” A partir da assistência técnica a gente conseguiu planejar nossa produção com uma qualidade bem melhor. Conseguimos também organizar a questão das vendas, dar uma maior assistência ao produtor lá no campo e, assim, aumentar tanto a produção quanto a comercialização”.   

Outras ações 

No município de Ituberá, a Bahiater já emitiu 438 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) e 1.020 estão ativas. Por meio das equipes técnicas estão sendo realizadas ainda outras atividades como o Curso de Introdução a Agro-Homeopatia, está em execução a Chamada Pública ATER Mulher, que conta com diagnóstico, oficinas e rodas de conversas. 

Também está em execução, em toda a Bahia, a Chamada Pública ATER Agroecologia, e foi formada uma Comissão Técnica Regional de Prevenção e Controle de Crosta Negra de Seringais, além da realização de discussões com instituições financeiras para viabilizar o acesso ao crédito. 

Segundo o presidente da Adscaf, Manoel Sales, os três convênios firmados via Bahia Produtiva nos sistemas produtivos de mandioca, cacau e quintais produtivos estão em plena execução. “Estamos construindo uma unidade de beneficiamento da mandioca e uma unidade de beneficiamento das amêndoas de cacau para a produção de nibs e chocolate. Além disso, as 76 famílias que possuem os quintais produtivos já estão comercializando ovos”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário