.

.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Jerônimo Rodrigues deve anunciar primeiros nomes até o fim de semana

 
Por Henrique Brinco 
O governador eleito pela Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve anunciar até o próximo fim de semana alguns dos novos colaboradores que irão atuar com ele na Governadoria em 2023. Os primeiros nomes da nova composição de secretários da gestão já começaram a circular. O petista esteve em Brasília fechando os primeiros arranjos, articulando com aliados no Congresso Nacional. 
O primeiro deles é Manoel Vitório, que deve continuar a comandar a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e ser confirmado até sexta. A passagem dele pela pasta na gestão Rui Costa (PT) foi elogiada e garante a permanência dele. Outro nome cotado é o do Coronel Coutinho, que deve assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública da Bahia no lugar de Ricardo Mandarino. A gestão dele no Comando-Geral da Polícia Militar também é bem-vista. 
 Olívia Santana pode ir para a Secretaria de Cultura na cota do PCdoB. Já Luiz Caetano deve seguir na articulação política (resta saber se continua na Secretaria de Relações Institucionais). Adolpho Loyola é outro que deve ficar na casa. 
O deputado federal Afonso Florence (PT) é cotado para comandar ao menos três pastas: Casa Civil, Educação ou Secretaria de Desenvolvimento Rural. 
Jerônimo também chega com um novo desenho de governo, já aprovado na Assembleia Legislativa. A primeira das mudanças é a extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A pasta será dividida em duas: da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Juntos, os órgãos contarão com 420 cargos comissionados. 
Três jornalistas são cotados para comandar a Secom:  Bruno Monteiro, que está na coordenação de comunicação nesta transição; Diego Mascarenhas, assessor de Jerônimo; e o atual secretário, André Curvello. 
A Sepromi, que tem a nomenclatura de Secretaria de Promoção da Igualdade Racial passa a denominar-se Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais - a sigla continua a mesma. A Bahiatursa também foi extinta e passa suas atribuições para a Secretaria de Turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário