.

.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Disputa no Congresso: Lira é o favorito, enquanto Pacheco conta votos

 
A poucos dias da abertura do ano legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos na Câmara Federal e no Senado (1° de fevereiro) e, consequentemente, para a escolha dos presidentes do parlamento, o cenário final põe disputa em lados opostos. 
O atual comandante dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), leva vantagem e consensualmente deve ser reeleito, enquanto o concorrente o único até o momento é Chico Alencar (RJ), tem o apoio isolado do PSol e sozinho se opõe ao alagoano.
Já no que diz respeito a competição no Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que inclusive, de lá da Flórida, articulou e conseguiu lançar candidatura para concorrer com o mineiro. Rogério Marinho foi o nome escolhido de Bolsonaro e do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta.
 Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.
Apesar de toda essa movimentação, Lira já é dado nos corredores da Câmara como o vencedor da disputa pela presidência. Graças à sua capacidade de articulação, o atual presidente e candidato à reeleição foi capaz de unir, em um único bloco de apoio, siglas opostas e adversárias, como PT e PL, além das bancadas do PP, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Mais Brasil (fusão PTB e Patriota), Pros, PCdoB, PV, PSB e União Brasil.
Com essa composição, o deputado venceria com folga, conforme o site Metrópoles, obtendo mais do que os 257 necessários para vencer ainda em primeiro turno. Ciente do expressivo favoritismo, o parlamentar alagoano tem se movimentado nos últimos dias para ampliar o apoio e demover o risco de “traições” no dia da votação.
Recentemente, o presidente da Câmara avalizou uma série de regalias para os deputados, que incluem o aumento da cota parlamentar, de cargos para lideranças partidárias e do valor do auxílio moradia.
Apesar da resistência entre os simpatizantes de Bolsonaro, os parlamentares do Senado confiam que Rodrigo Pacheco será reeleito. Atualmente, o presidente conta com 55 votos. O número é fruto da junção de PT, MDB, PSD e União Brasil em aliança pela recondução.
No Senado, para ganhar em primeiro turno a presidência da casa, o candidato precisa de pelo menos 41 votos. Se ninguém chegar a esse número, os nomes vão para o segundo turno. O escolhido toma posse em seguida.
Na Casa, a principal aposta é que as eleições serão definidas por traições, que ocorrem quando um senador vota contra a orientação do partido ou contra um acordo feito com determinado candidato. Vale ressaltar que o voto é secreto.
Outra possibilidade apontada pelos bolsonaristas é que o Podemos retire, no dia da votação, a candidatura de Girão e, para enfraquecer Pacheco, apoie em peso Marinho na disputa.
Os eleitos comandarão as casas de 1° de fevereiro de 2023 até 31 de janeiro de 2025. 
bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário