.

.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Festa de Iemanjá é celebrada na Praia do Guaibim

 

Nesta quinta-feira (02), aconteceu na Praia do Guaibim, a Festa de Iemanjá. O evento, realizado pela Associação de Comerciantes de Guaibim (ASCOBIM), celebra o orixá feminino das religiões Candomblé e Umbanda, que tem seu dia comemorado no dia 2 de fevereiro. Conhecida como a Rainha do Mar, nascida das águas, seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são como peixes”.

A tradicional festa, que integra o calendário cultural da cidade, contou com o patrocínio da Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Rumo Rápido Transporte (RRT) e com a participação dos terreiros, marisqueiras e pescadores de todo o município.

Todos reunidos acompanharam o cortejo que saiu da Praça de São José e foram em direção a Pedra da Sereia, com os presentes que foram ofertados a Janaína – nome também dirigido ao Orixá - e na oportunidade agradeceram pelas bênçãos e graças alcançadas, além de renovar os pedidos de proteção.

Acompanhado pelo vice-prefeito, Joailton Manoel e os secretários municipais, o prefeito Jairo Baptista foi até o mar da Praia do Guaibim, seguindo a tradição, acompanhar a entrega dos cestos de flores e perfumes, regados a muito zelo e respeito, preparados pelas mãos de quem cultua a sereia sagrada.

Curiosidade
Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matrizes africanas. Iemanjá também é considerada a protetora dos pescadores e jangadeiros.

#PrefeituradeValenca
#CapitaldoBaixoSul
#ValencaAvancou

Nenhum comentário:

Postar um comentário