.

.

segunda-feira, 6 de março de 2023

Bruno Reis participa de encontro da Frente Nacional de Prefeitos com Lula em Brasília

 
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), esteve reunido com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, nesta segunda-feira (6), junto a outros integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). No encontro, os gestores municipais colocaram em pauta a dificuldade enfrentada pelos municípios com o transporte público e a reforma tributária. 
 
“Explicamos ao presidente que o sistema de transporte está falido, que a tarifa não remunera mais o sistema. Ouvimos dele que precisávamos ter criatividade para enfrentar esse assunto, que a gente debatesse e buscasse alternativas para isso”, afirmou Bruno.
 
Os prefeitos da FNP na ocasião pontuaram a importância de preservar tributos municipais, principalmente o ISS, no âmbito da reforma tributária. “É isso que faz com que os municípios tenham condições de resolver as demandas do dia a dia dos cidadãos”, explicou o chefe do Executivo soteropolitano.
“Com o presidente Lula, tratamos também da criação do Conselho Federativo, essa entidade na qual terão assentos prefeitos, governadores e o governo federal”, acrescentou Bruno. 
 
A criação do Conselho da Federação, que reunirá associações de representação de municípios, entre elas a FNP, os chefes de Executivo estaduais e o presidente da República, foi anunciada em janeiro pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 
 
Na capital federal, os gestores ainda se reuniram com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Eles falaram sobre o financiamento do SUS e o esforço para zerar uma fila de cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas. 
 
“Consultamos o Ministério da Saúde para ver que tipo de apoio pode dar para a contratação de médicos, em especial pediatras e ginecologistas, que é uma dificuldade hoje para todos os prefeitos do Brasil”, relatou Bruno.
 
“Também houve demandas específicas da cidade que a gente tratou de forma rápida com a equipe, como o pagamento de alguns recursos que estão empenhados, a habilitação da nossa UPA Santo Antônio, na Cidade Baixa”, completou o prefeito.
 
Os prefeitos aproveitaram os encontros para convidar as autoridades para participar da Reunião Geral da Frente, que acontece na próxima semana, também na capital federal. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário