.

.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Cairu levaria 34 anos para conseguir as colonoscopias realizadas pela força-tarefa da Campanha Março Azul

 

A força-tarefa da Campanha Março Azul em Cairu realizou 169 colonoscopias em apenas quatro dias. Esses atendimentos só seriam alcançados pela Secretaria da Saúde do Município, através da regulação do SUS, no decorrer de 33 anos e 10 meses. É isso mesmo. Atualmente são destinados aos cairuenses, pelo Sistema Único de Saúde, apenas cinco exames de colonoscopia por ano.

A cidade de Cairu, escolhida como polo nacional da campanha, sediou uma expedição médica sem precedentes no Brasil, que levou para a população de todo o arquipélago a conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de intestino, entre os dias 8 e 11 de março. Em torno de 150 voluntários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de equipamentos e de imagens, além de toda a equipe municipal da saúde, participaram dessa grande ação social.
O câncer de intestino é uma doença silenciosa que atinge milhares de brasileiros todos os anos. Ele é o terceiro câncer que mais mata no Brasil. Para a Dra. Cíntia Rosemberg, vice-prefeita e secretária da Saúde de Cairu, a grande importância da ação social foi possibilitar o acesso de dezenas de pacientes ao exame de colonoscopia, que é muito pouco ofertado pelo SUS.
“Nossos pacientes esperam meses ou anos por uma oportunidade como essa, então esse rastreamento permitiu um diagnóstico mais precoce e o tratamento com medidas menos invasivas, através de microcirurgias eliminadoras de pólipos, dentro de uma visão que a gente não encara como um gasto, mas como um verdadeiro investimento na saúde das pessoas, beneficiando muita gente com uma grande ação como essa, que fizemos em Cairu. Esses serviços de média e alta complexidade são todos compactuados com o estado, via regulação com a Policlínica e, infelizmente, não é ofertado ao município uma cota que atenda satisfatoriamente. Para se ter uma ideia, há uma média de cinco exames por ano, que a gente tem acesso. Mas, acima de tudo temos muito que agradecer a Deus, às sociedades que representam os incansáveis médicos que nos ajudaram de forma voluntária, aos nossos Agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário