.

.

terça-feira, 14 de março de 2023

Prefeitura de Valença promove Mutirão de rastreamento do câncer de mama


Ação de prevenção à doença, em parceria com a SESAB, oferece mamografia gratuita às mulheres

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realiza o Mutirão para rastreamento do câncer de mama.
A ação, que disponibiliza exames de mamografia gratuitos e outros serviços para a mulher, acontece na Policlínica Estadual de Saúde, de 13 a 29 de março, de segunda a sábado, das 7 às 17 horas.
Os exames são voltados para mulheres de 50 a 69 anos que nunca tenham realizado procedimentos na mama ou que tenham feito a mais de 6 meses.
Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e o CPF.
O prefeito Jairo Baptista comemora a vinda da unidade móvel de rastreamento do câncer de mama da Secretaria Estadual da Saúde – SESAB para Valença logo no Mês da Mulher e incentiva as valencianas a participar. “Esta é uma ação concreta de apoio às mulheres num mês de homenagens à elas, fruto da parceria com o governador Jerônimo Rodrigues que tem olhado para Valença de maneira especial.
Os exames, mesmo sem indicação médica, são de graça e podem salvar vidas de muitas valencianas, que tem a oportunidade de ter acesso à saúde preventiva e poder combater a doença precocemente”.
O QUE É O PROGRAMA?
O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares.

Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. O público-alvo do Programa é de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário