.

.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Agricultoras familiares de Valença celebram conquistas a partir do acesso a políticas públicas

 A Feira da Liderança Feminina, realizada pela Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), no Centro de Valença, teve uma programação especial nesta sexta-feira (14). Foram entregues pelo Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), às mulheres vinculadas à Coomafes, máquinas trituradoras de ração. 

Os equipamentos vão ajudar no desenvolvimento dos quintais produtivos implantados pelo projeto da CAR, Bahia Produtiva, e contribuir com a criação de aves e de animais de pequeno porte. A produção é comercializada na Feira, que acontece todas as sextas-feiras, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Baixo Sul. 

 

Durante a atividade, que contou com a participação de parceiros (as) da gestão estadual e municipal e em que foi oficializada a parceria da Coomafes com o programa do Estado, Bahia Sem Fome. Também foi entregue um veículo utilitário, que viabilizará a comercialização da produção dos grupos de mulheres que fazem parte da Coomafes.  

 

O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que essa é mais uma ação de entrega para fortalecer os empreendimentos, nesse caso, em especial, liderados por mulheres, “para que possam melhorar a produção nos quintais produtivos e a comercialização desses produtos, nesse território que é rico em diversidade da agricultura familiar. Seguimos na articulação para continuar fortalecendo o empreendedorismo e os empreendimentos familiares femininos no Baixo Sul e em todo o estado". 

 

Para a agricultora Clara da Silva de Jesus, os investimentos da CAR possibilitaram novas perspectivas de renda e de qualidade de vida, a partir do seu quintal produtivo, onde pode produzir alimentos para a família e para comercializar, com melhores condições de trabalho. "Estou me sentindo muito feliz mesmo por ter conseguido esse equipamento e por fazer parte da Coomafes e do Bahia Produtiva". 

 

Só por meio do projeto Bahia Produtiva foram investidos recursos da ordem de R$ 371,6 na implantação de quintais produtivos com aviários, sistema de irrigação, incluindo aquisição de máquinas e equipamentos. Entre os investimentos feitos pelo Governo do Estado, via CAR, estão ainda a entrega de 20 barracas de feira padronizadas e ações de formação. 

 

Francildes dos Santos Souza, que é técnica agrícola e responsável pela parte de comercialização do espaço colaborativo da cooperativa, destacou o quanto o veículo vai contribuir com esse trabalho. "Hoje tivemos a surpresa da chegada desse veículo que vai ajudar nos trabalhos da Coomafes, nas entregas dos produtos, porque o nosso depósito fica distante. Vai agilizar o nosso trabalho e vamos deixar o nosso cliente mais satisfeito. Estamos muito felizes com essa conquista". 

 

Aprimoramento  

A Coomafes também está desenvolvendo o Projeto Cooperativismo e Comercialização: Aprimoramento do trabalho feminino para geração de renda, que conta com o apoio CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Políticas para Mulheres. As secretarias são parcerias na execução de Edital voltado para empreendimentos Econômicos Liderados por Mulheres na Bahia. Entre as ações previstas estão a aquisição de equipamentos e a melhoria das embalagens dos produtos.  

 

Sobre a Feira  

Quem visita a feira, que acontece todas as sextas-feiras, das 6h às 10h30, tem a oportunidade de levar para casa uma diversidade de produtos, que inclui hortaliças, frutas, raízes, bolos, beijus, doces, ervas medicinais e muito mais.


ASCOM SDR/CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário