.

.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Festa do Divino Espírito Santo de Boipeba completa 407 anos

 

Com o tema "Igreja Comunidade, Casa da Caridade!”, a comunidade católica de Boipeba e visitantes comemoraram os 407 anos da Festa do Divino Espírito Santo. Com a novena iniciada no último dia 17, a culminância foi marcada pela celebração da missa solene, na manhã deste domingo (28).

No final da missa, o prefeito de Cairu Hildécio Meireles anunciou o início das obras da reforma completa da Igreja do Divino Espírito Santo, ao assinar a ordem de serviço da restauração do monumento histórico mais importante e de relevante interesse arquitetônico cultural da Ilha de Velha Boipeba, construído no início do século XVII.

Marcando o encerramento dos festejos, nesta segunda-feira (29) foi realizada a Romaria Marítima e Missa em homenagem a São Francisco, protetor dos pescadores de Boipeba. Evento organizado pela coordenação da igreja, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, irmãs Josefina, grupo Ressoar e lideranças comunitárias, contando com o apoio da Prefeitura de Cairu, através das Secretarias Municipais da Cultura e do Turismo.


TRADIÇÃO
A tradicional Festa do Divino é celebrada sete semanas após a páscoa, no domingo de Pentecostes, marcando a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo, sob a forma de 'línguas de fogo', segundo conta o Novo Testamento.

Em Boipeba, como em tantas outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados por um forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário