.

.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Projeto Parceiros da Mata é apresentado a lideranças da agricultura familiar do Baixo Sul

 

A chegada do novo projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Parceiros da Mata, no território Baixo Sul, foi realizada com bastante entusiasmo por gestores e lideranças rurais dos 15 municípios que abarcam o território.  

Nesta quinta-feira (4/5), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença (CDL) recebeu a equipe técnica do projeto para os primeiros encaminhamentos, a exemplo do mapeamento de experiências a serem visitadas pela missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agendada para o fim do mês de maio.  

"Estou muito feliz com o novo projeto e a nossa expectativa é alta porque, pela primeira vez, teremos um projeto com essa visão estratégica sobre a Mata Atlântica para a agricultura familiar desses três territórios de identidade", destacou o presidente da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Juscelino Macedo.  

O novo acordo de empréstimo celebrado entre o Governo do Estado, Fida e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai destinar R$ 750 milhões para promover o desenvolvimento rural sustentável, durante cinco anos, na região do bioma Mata Atlântica e um dos pontos elogiados sobre o projeto foi a priorização da equidade de gênero entre o público beneficiário.  

"Um programa como esse vai fazer de fato com que a gente dê passos importantes para minimizar os impactos produzidos ao meio ambiente. Então, me orgulho muito por estar aqui nessa reunião tanto pelo desenvolvimento rural sustentável, quanto pela equidade de gênero prevista pelo projeto", comentou a assessora especial da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Cida Oliva.  

Com investimentos robustos no território, o presidente do Consórcio Ciapra Baixo Sul e prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso, reforçou o caráter participativo do encontro. "O Consórcio Ciapra se une a um conjunto de forças dos movimentos sociais e de lideranças da agricultura familiar do Baixo Sul para receber, com alegria, mais esse projeto do Governo do Estado, que visa o desenvolvimento e o avanço da economia, mas também a sustentabilidade com a preservação da nossa Mata Atlântica".  

As reuniões de apresentação seguem nesta sexta-feira (5/5) com encontros no território de identidade Litoral Sul. Pela manhã, acontece em Itabuna, às 9h e, pela tarde, em Camacan, às 15h.  

ASCOM-CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário