O seminário proporcionou um panorama abrangente do cultivo do cacau em consórcio com essências florestais nativas e exóticas, bem como outras espécies vegetais produtivas. O objetivo central do evento foi criar um espaço de discussão e aprendizado em torno da produção mais sustentável de alimentos, conservação do solo e redução da pressão pelo uso contínuo da terra, ao mesmo tempo em que se busca diversificar as fontes de renda dos produtores.
Uma das maiores contribuições do evento foi apresentar aos agricultores as ferramentas necessárias para ingressar na segunda fase do programa Cacau Mais, que foi batizado de Programa CACAU+S, onde o “S” significa sustentabilidade, concebido para os agricultores beneficiários do Programa Cacau Mais que alcançaram a maturidade produtiva. O programa CACAU+S representa uma etapa importante no desenvolvimento agrícola sustentável da região.
Entre os temas abordados durante o seminário, destacaram-se o melhoramento genético das variedades de cacau, o controle de pragas e doenças que afetam os cacaueiros e a importância do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Este último tópico foi enfatizado como um instrumento essencial para viabilizar obrigações e aprovações de ações que dependem de autorização dos órgãos ambientais.
Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas e trocar experiências com outros produtores. As palestras abordaram tanto aspectos técnicos da produção quanto questões relacionadas à gestão e regulamentação ambiental.
“Acreditamos no desenvolvimento local a partir da agricultura familiar, e para tanto, formação e informação é necessário para qualificar a base de produção e os processos de agregação de valor aos produtos do campo, sobretudo o cacau. Essa parceria entre município, Ciapra, governo do estado, Sebrae entre outros parceiros é estratégico para compartilhar tecnologias e melhorar a vida das pessoas da zona rural, gerando trabalho e renda digna”, declarou Wallace Aguiar, secretário de Agricultura de Valença.
CACAU MAIS EM VALENÇA
O Programa Cacau Mais é executado em todos os municípios do Baixo Sul e em Valença atende 360 famílias. O município já recebeu mais de 660 toneladas de Calcário, 329 toneladas de Gesso Agrícola e 360 kits viveiros (produção de mudas) para reposição das Unidades Demonstrativas de Resultado UDR, além de 05 motos e 06 tablets para os técnicos do programa, através de Convênio entre Ciapra e Governo do Estado.
Fonte: Ascom Ciapra Baixo Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário