segunda-feira, 30 de outubro de 2023

NILO PEÇANHA: Prefeita Jacqueline anuncia pagamento dos precatórios do Fundef aos profissionais do Magistério

 

A medida anunciada vai contemplar o pagamento de 80% do valor originário, 20% a mais do que a lei determina, que seria o pagamento de no mínimo 60%.

A semana começou com uma notícia importante para os profissionais da Educação do município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul. É que a prefeita, Jacqueline Soares, anunciou, na manhã desta segunda-feira (30), que irá pagar 80% do valor dos precatórios do Fundef, ou seja, 20% a mais do que determina a Lei, que seria o pagamento de no mínimo 60%.

A informação foi anunciada durante uma reunião que contou com a presença do presidente da Câmara, Joimar Santos (Tchay), dos vereadores Osny Goza, Ane Galega, Valdir do Areião, Ednei e Missinho; além da secretária da Educação, Juliette Duarte; da consultora jurídica, Drª Larissa Contreiras; do assessor jurídico do Legislativo, Dr. Luís Marcos; e, do líder político Galdino Oliveira.

Segundo o Dr. Luís Marcos, a justiça concedeu ganho de causa ao município apesar dos vários recursos impetrados pelo Governo Federal. “São anos tramitando esse processo e agora a justiça deu ganho de causa para o município de Nilo Peçanha. Então, foi um ganho do município, juntamente com vocês. Com a classe de vocês. E os valores referem-se à complementação dos anos de 1998 a 2006”, explicou.

Após enviar projeto que já está tramitando no Legislativo, a gestora pediu aos vereadores que votassem a favor dos professores. “Humildemente eu peço a vocês que votem a favor, pois tenho certeza de que não só eu, mas cada um de vocês quer o bem de Nilo Peçanha. Essa classe é muito importante para todos de Nilo Peçanha. E, o dinheiro que vocês receberem, professores, invistam também no nosso município”, disse a prefeita.
A secretária da Educação, Juliette Duarte, lembrou dos esforços da gestão municipal, dos diálogos com a APLB - Sindicato, das consultas ao Tribunal, dos diálogos com o juiz da comarca, de forma transparente e democrática, das reuniões com o setor jurídico em busca de uma jurisprudência que pudesse viabilizar o pagamento desse direito dos professores. “É uma vitória que deve ser comemorada. É um momento ímpar, pois houve uma luta muito grande da gestão municipal para garantir os direitos dos profissionais do magistério. E, hoje, essa concretização depois de tantas lutas em prol da categoria”, comemorou a secretária.
O valor a ser pago a cada profissional é proporcional à jornada de trabalho, aos meses de efetivo exercício. O cálculo levará em conta a efetiva remuneração recebida pelo profissional a cada ano, incluídos os acréscimos decorrentes de funções especiais e cargos comissionados. Os valores recebidos pelos profissionais de magistério têm caráter indenizatório e não serão incorporados ao salário ou aposentadoria.
O projeto de Lei do rateio está em tramitação na Câmara Municipal. A prefeita pagará 80% do valor total, que corresponde ao valor originário do Fundef. Será necessário um trabalho minucioso para identificar os profissionais do magistério que trabalharam no período de 1998 a 2006, e calcular a quantidade e o valor a ser pago para cada um.
Ascom Nilo Peçanha

Exportação de coco de piaçava pela agricultura familiar reforça relações comerciais entre Bahia e Egito

 

O coco de piaçava, uma matéria-prima versátil e sustentável, tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento das relações comerciais entre a Bahia e o Egito. Após a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul) realizar com sucesso uma exportação de 713,5 toneladas de coco de piaçava para o Egito, agora é a vez da Cooperativa de Biojoias, Pesca e Agricultura de Ituberá (Coobpagi), sediada no Baixo Sul, preparar seu primeiro carregamento. Nesta terça-feira (31/10), um total de 27 toneladas dessa valiosa matéria-prima seguirá para o Egito.

Essa conquista é um resultado direto do apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Coobpagi, originada da Associação de Biojoias, Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi) na região do Baixo Sul, é um exemplo inspirador de como a agricultura familiar pode gerar emprego e renda no meio rural.

Domingos Santos, presidente da Coobpagi, expressou sua satisfação com essa parceria e os resultados alcançados. "Os agricultores familiares da nossa região perdiam praticamente todo o coco. 

Uma parte muito pequena usamos nas biojoias, mas o restante é descartado pois não tinha destino. Estamos muito entusiasmados e felizes com esse destino de uma matéria-prima abundante na região”.


A CAR realizou investimentos significativos em infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento nessa região do Baixo Sul, com a criação de agroindústrias familiares, que agora são um marco na produção de artesanato de piaçava, biojoias e vassouras, além de promover o turismo comunitário rural.

 Essas agroindústrias também se destacam pelo uso de placas solares para a geração de energia fotovoltaica, o que não apenas reduz o impacto ambiental, mas também gera economia para as famílias agricultoras.

Com isso, houve uma transformação notável na vida de agricultores e agricultoras da região, valorizando o coco de piaçava e aumentando, significativamente, os preços de venda da produção. 

A exportação da Coobpagi é mais um marco nessa trajetória, mostrando que a Bahia não apenas valoriza seus recursos naturais, mas também os compartilha com o mundo, fortalecendo os laços comerciais e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Ascom- CAR 

VALENÇA: Lavagem do Amparo é marcada pela Fé, animação e Política.

A tradicional Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, que aconteceu neste domingo (29/10) foi marcada pela grande números de pessoas, e principalmente pelo grupos de Oposição, misturando Fé, animação e Política,  dando uma contribuição a mas na caminhada, também estive presente com Camisas, batuques foi o Partido Novo. O vice-prefeito Joailton e o grupo do Avante, entre outras Lideranças de Valença.
 
A ex-Prefeita Jucelia Nascimento veio cumprimentando, conversando e recebendo o carinho da população, mostrando que ainda é a preferida de Valença.

Marcou presença discretamente no cortejo o Martiniano Costa PT junto com Marcos Medrado PV. Participaram também lideranças da zona rural e alguns vereadores de Valença, além de funcionários públicos e secretários municipais que veio a acompanhando a Comitiva do Prefeito Jairo Baptista.

Então a lavagem das escadarias desse ano foi recheados de cores tudo junto e misturados.

 O Pré-candidato Hilton Couceiro  veio acompanhando o cortejo, juntamente com seus apoiadores, ele estava muito à vontade no meio do povo, demonstrando ser uma das forte lideranças da oposição em Valença

Lavagem do Amparo lotou as ruas de Valença com muita fé e tradição

 

Neste domingo (29), Valença presenciou mais uma edição da tradicional Lavagem do Amparo, evento que há mais de 250 anos celebra a cultura e a religiosidade local. Com mais de 6 mil participantes, o cortejo coloriu as ruas da cidade de azul e branco, cumprindo todas as expectativas da gestão municipal.

O evento teve início às 07:30h, com concentração na Praça Admar Braga Guimarães. Às 09:00h, o cortejo iniciou seu trajeto, passando pela Rua Dr. Rocha Leal, Rua Barão de Jequiriçá, Rua 7 de Setembro e culminando na lavagem das escadarias da igreja da padroeira da cidade, na Ladeira do Amparo, entrada do Posto Itamaraty.


O prefeito Jairo Baptista, expressou sua alegria coma a realização deste evento grandioso. "A cada ano, a Lavagem do Amparo se torna mais bela e ressalta a sua importância para Valença. Ver todo esse povo reunido em fé é o que enche de alegria o coração de todos nós, e isso é o que fortalece e enaltece nossa querida Valença", declarou o prefeito.
A Lavagem do Amparo além de ser uma celebração religiosa, é um evento que fortalece os laços e mantém viva a rica tradição cultural da cidade. A participação massiva da população é um testemunho do significado especial que esse ritual tem para a comunidade valenciana.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Jacqueline Soares é coautora de livro que aborda desafios da vida em sociedade, lançado em Salvador

 

A prefeita de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, além de gestora e enfermeira de formação, mostrou essa semana mais um talento, na livraria Escariz, em Salvador, quando participou, na última segunda-feira (23), do lançamento do livro “Sociedade Idiossincrática: Sacrifícios, Privilégios de vida e Carreira”, o qual foi coautora.

A obra, escrita por Daiana da Silva da Paixão, Elisangela Santos Fernandes, Jacqueline Soares de Oliveira, Luciane Silva dos Santos e Michelle Leite da Silva Alexandrino, aborda um tema fascinante e desafiador que mostra a complexidade da sociedade em suas diferentes culturas tradições crenças e valores.


O livro explora a natureza da sociedade idiossincrática - que possui sua própria maneira de ver, de sentir e de reagir aos desafios do cotidiano em sociedade -, e examina as suas complexidades e desafios, como desigualdades, diversidades, conflitos sociais e culturais, e as mudanças dinâmicas que moldam as comunidades.

Jacqueline usou as redes sociais para agradecer a sua família, aos seus amigos, as pessoas que foram fontes para a sua pesquisa e as suas colegas que fizeram parte da obra.
“Agradeço a Deus, ao meu esposo Glauber, a minha filha Jade, aos meus pais Galdino e Gracinha, aos meus irmãos e a todos que fazem parte dessa nossa jornada de vida. Foi uma noite linda, inesquecível, algo novo, extraordinário e maravilhoso, criando memórias e guardando-as no coração”, comemorou.


O livro “Sociedade Idiossincrática: Sacrifícios, Privilégios de vida e Carreira” já se encontra à venda nas livrarias de todo o País e pode ser adquirido pela internet. Abaixo, alguns links onde a obra se encontra disponível:


https://loja.uiclap.com/titulo/ua41684/


https://publisko.com/book/a-sociedade-idiossincratica-sacrificios-e-privilegios-de-vida-e-carreira-87337/authors


https://publisko.com/author/elisangela-santos-fernandes-47712


por Marcelo Dutra e Vanessa Andrade

Fotos: Assessoria pessoal

Região: Representantes da CGU avaliam projeto Quilombo Legal como bem-sucedido

 
O projeto Quilombo Legal segue dando passos para o reconhecimento e valorização dos territórios quilombolas por meio da atuação das equipes técnicas contratadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Nesta semana, o trabalho de construção junto às comunidades foi avaliado por representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), que estiveram em Salvador para conhecer os processos exitosos do projeto. A equipe também realizou, nesta quarta-feira (25/10), uma visita de campo ao Quilombo Jatimane, no município de Nilo Peçanha.
O diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, Cássio Mendes, ressaltou o avanço do projeto em um curto espaço de tempo. “É um projeto que está com essa perspectiva de fazer o que tem que ser feito, de resolver os problemas reais. Então, como uma primeira fase, o Quilombo Legal é muito bem-sucedido e fonte de muito aprendizado para novas edições no futuro”, disse o diretor.
O projeto Quilombo Legal está finalizando o atendimento de 100 comunidades remanescentes de quilombos em diversas regiões da Bahia, com a regularização fundiária e ambiental. A segunda etapa do projeto vai atender mais 170 comunidades, por meio de acordo de cooperação assinado entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou a importância da troca de experiências com a CGU. “É uma oportunidade de a Bahia aprimorar a gestão dos processos através da CAR ao mesmo tempo em que o Governo Federal, por meio da CGU, reconhece, valoriza e identifica o projeto Quilombo Legal como uma ação importante que tem ocorrido de modo satisfatório aqui no Estado e que agora será ampliado”, disse o diretor.
O superintendente regional da CGU, Romualdo Anselmo dos Santos, aprovou a visita e as ações do Projeto. “O mais importante dessa visita é entender como funciona o projeto Quilombo Legal e tentar aprimorar e levar esse conhecimento para um projeto mais amplo, dentro de uma política de reconhecimento dos territórios quilombolas”, afirmou Romualdo.
Fonte: CAR.

PSD lança pré-candidatura de Claudio Queiroz à Prefeitura de Valença.

 

O ex-secretário de governo Claudio Queiroz teve sua pré-candidatura à Prefeitura de Valença lançada ontem dia 26, pelo PSD, em coletiva de imprensa, no hotel Caromila, o presidente Municipal o empresário Luiz Datolli apresentou para imprensa valenciana o candidato do partido para eleição 2024.

A decisão de lançar Claudio veio após conversas com o Deputado Paulo Magalhães e com o senador Othon Alencar.

“Claudio é um homem preparado para ocupar a cadeira de prefeito, porque tem espírito público, experiência e administração", disse o Datolli.

Maraú: Semana da diversidade será realizada em fevereiro de 2024

 
A Semana da Diversidade em Maraú foi adiada para o mês de fevereiro de 2024. A iniciativa, que seria realizada entre 26 e 29 de outubro, vai promover formações para qualificar o trade turístico. 
O Sebrae é parceiro do evento, que contará com programação plural. O objetivo da iniciativa é fortalecer o turismo local, bem como a promoção do destino de Maraú, atentando para as tendências de consumo, sobretudo do público LGBTQIAPN+.
Além de ter acesso a formações, os participantes também poderão realizar um famtour, termo dado a uma viagem de familiarização, e conhecer produtos e serviços de um destino turístico. Toda a programação está sendo pensada para proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo aos turistas. Além do Sebrae, a Semana da Diversidade vai contar com a participação de representantes da Câmara de Turismo LGBTQIA+, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Internacional de Turismo e Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).
As capacitações para atendimento qualificado ao turista LGBTQIAPN+ contemplarão os participantes com dicas para o aprimoramento do turismo voltado ao público LGBTQIAPN+, sobretudo, diante da relevância da atividade turística que o público específico representa no cenário brasileiro e internacional.
Texto: Rafael Lopes.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Secult-BA prorroga inscrições para editais da Paulo Gustavo Bahia; haverá plantões em Mutuípe e Valença

 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) prorrogou o prazo para inscrição de projetos nos 26 editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA) para às 11h59 do dia 30 de outubro (segunda-feira). De acordo com o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a Secult-BA fez todas as adaptações necessárias ao cronograma e à equipe técnica para ampliar o prazo e atender a solicitação da sociedade civil. 
“O nosso governo está comprometido no diálogo com a sociedade baiana e, com muita sensibilidade, discutimos as demandas do setor cultural com as nossas as equipes e pudemos, de forma responsável, fazer todas as adequações necessárias para prorrogar as inscrições dos 26 editais da Paulo Gustavo Bahia, garantindo maior participação e o maior recebimento de propostas”, diz.
As inscrições para os editais da PGBA iniciaram no dia 26 de setembro, depois de uma semana de disponibilizados para consulta no site da secretaria (www.cultura.ba.gov.br). 
Com a prorrogação das inscrições, os plantões presenciais de atendimento para quem tem dúvidas ou necessita de algum apoio também foram ampliados e seguem até segunda-feira (30). Especialmente na segunda, o atendimento será das 9h às 12h. Nos demais dias, o atendimento é até as 18h.
Quem não puder ir presencialmente em um dos postos de atendimento pode ligar para o telefone (71) 3103-3256 ou acessar o canal do Youtube da secretaria, onde está disponível o vídeo Como Inscrever um Projeto | Paulo Gustavo Bahia 2023 e demais conteúdos de orientação. Veja as cidades, locais e endereços dos plantões abaixo:
 
Salvador
Sede da Secult-BA, na rua Conselheiro Spínola, s/n, Barris
(71) 3103-3256
 Alagoinhas
Centro de Cultura de Alagoinhas, na Rua Coronel Filadelfo Neves, s/n
(75) 3421-5608
 Feira de Santana
Centro de Cultura Amélio Amorim, na Av. Presidente Dutra, nº 2222. Capuchinhos
 Guanambi
Centro de Cultura de Guanambi, na Rua Manoel Bandeira, s/n, Centro
(77) 3451 9267
 Itabuna
Centro de Cultura Adonias Filho, na P. José Almeida Alcântara, s/n, Centro, Jardim do Ó
(73) 3211-6429
 Jequié
Centro de Cultura ACM, na Praça Duque de Caxias – s/n
(73) 3527-5256
 Juazeiro
Centro de Cultura João Gilberto, na Rua José Petitinga s/n
(74) 3611-4322
 Mutuípe
Casa de Cultura de Mutuípe, na Av. Dr. Bartolomeu Chaves, nº 95, Centro
(75) 3635-1457
 Valença
Centro de Cultura Olívia Barradas, na Rua Maestro Barrinha s/n – Graça

(75) 3641-3594

 Vitória da Conquista

Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na Av. Rosa Cruz, nº 45, Candeias

(77) 3424-4725

 Paulo Gustavo Bahia – A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura. A LPG foi regulamentada em um grande ato na Concha Acústica do Teatro Castro Alves em Salvador com participação do presidente Lula e da ministra da Cultura Margareth Menezes, em maio de 2023. A Bahia foi o primeiro estado a apresentar e aprovar o plano de ação junto ao Ministério da Cultura (MinC) e fez uma série de escutas populares, além de cursos de formação, nos 27 territórios de identidade para criar os editais e contemplar as demandas das fazedoras e fazedores da cultura baiana.

 Fonte: Ascom/Secult-BA

PF mira prefeito baiano que contratou a própria empresa para prestar serviços de saúde

A Polícia Federal (PF) deflagra, na manhã desta quarta-feira (25), a Operação São José, que investiga irregularidades na contratação de empresa para realização de serviços laboratoriais, vinculada ao próprio prefeito do  município, André Luiz Andrade (PT), com utilização de recursos do Sistema Único de Saúde.
Os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, todos na cidade de Queimadas. 
De acordo com a polícia, a investigação detectou que a Prefeitura de Queimadas realizou procedimento de Inexigibilidade de Licitação, em 2018, para contratação de empresa para a prestação de serviços laboratoriais, sendo escolhida empresa ligada ao prefeito. 
Ainda segundo os investigadores, apurou-se que o gestor já era proprietário de um laboratório de análise clínica na cidade, e durante o seu mandato, contratou empresa de fachada em nome de interposta pessoa, sendo que os serviços laboratoriais eram aparentemente prestados pela própria empresa do prefeito, pelo menos desde 2018.
No inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar as irregularidades, os gestores  municipais se recusaram a fornecer cópia dos procedimentos licitatórios investigados, apesar de devidamente notificados para apresentar a documentação requisitada. fonte: bocão news

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

NILO PEÇANHA: IV Conferência de Cultura contou com representatividade local, estadual e nacional

A Prefeitura de Nilo Peçanha, através da sua secretaria de Cultura e Turismo, realizou a IV Conferência Municipal de Cultura. Um momento ímpar de discussões e construção de propostas, de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e avanços do setor cultural do município.

Com o tema central "Cultura e democracia em construção na Terra da Liberdade", fazedores culturais, artistas de diversos segmentos, representantes de associações quilombolas, integrantes do grupo Zambiapunga, estudantes da rede pública, representantes da sociedade civil em geral puderam elaborar sugestões, apresentar críticas e solicitações.

Participaram da Mesa de abertura: a prefeita Jacqueline Soares; os vereadores Tchay e Valdir; o secretário municipal de Cultura, David Terra; Walmorio San, mestre do grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha; Adriano Queiroz, conselheiro estadual de Cultura; Oséas Marx, coordenador do Ministério da Cultura (Minc) na Bahia. O evento contou também com a coordenação de Jhessy Coutinho, Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul (RTC) - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Durante a abertura, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; Thiago Rocha, diretor nacional de Assistência Técnica à Estados e Municípios; Lindivaldo Júnior, diretor nacional do Sistema Nacional de Cultura; Danilo Cesar, diretor da Operativa Nacional dos Comitês Paulo Gustavo; e, Shaolin Barreto, conselheiro Nacional de Cultura manifestaram apoio e elogios ao trabalho desenvolvido pelo secretário David Terra e pela prefeita Jacqueline Soares, através de vídeos exibidos para o público presente.


"Salve, salve meu lindo povo da Cultura! Salve, salve a Cultura da nossa Terra! Que alergia e satisfação participar da 4a Conferência de Cultura de nossa amada Nilo Peçanha! Um dia especial onde abraçamos este povo querido, e também fomos abraçados com reconhecimentos, apoios e parcerias. Recebemos parceiros do Território Baixo Sul, representantes da Secretaria Estadual de Cultura, do Minc, e principalmente, os fazedores de cultura do nosso município. Todos juntos, propondo melhorias e construindo políticas públicas que possam fortalecer e beneficiar a Cultura de Nilo Peçanha", celebrou a prefeita Jacqueline.

A gestora aproveitou para agradecer as palavras, a parceria e o kit de livros e computador enviados pelo secretário estadual Bruno Monteiro, que serão direcionados para a Biblioteca Municipal. "Agradecer também ao conselheiro estadual Adriano Queiroz por mais uma Moção de Aplausos dedicada ao trabalho da nossa gestão. Agradecer e parabenizar o secretário David Terra por todo esforço e dedicação, e principalmente, por propagar a cultura de Nilo Peçanha em todo país, nos proporcionando visibilidade, valorização, parcerias e importantes conquistas. Seguiremos com o nosso projeto de resgate e valorização das nossas tradições, de investimentos e divulgação das nossas belezas e roteiros. Queremos uma Nilo Peçanha cada dia mais feliz!", afirmou a prefeita.


“Que satisfação participar deste momento! Gostaria de saudar todos os fazedores de cultura do nosso município que mantêm vivo nosso orgulho de pertencer a uma cidade cheia de tradições, costumes, de gente que encanta por seu jeito de ser e de viver. Saudar a prefeita Jacqueline e seu vice Tito, e parabenizá-los pela escolha de um secretário de Cultura que coloca nosso município no centro das discussões culturais a nível municipal, regional e até nacionalmente”, ressaltou o presidente do Legislativo.

O vereador Tchay destacou ainda que teve a alegria de apresentar e aprovar, juntamente com demais colegas vereadores, o projeto que instituiu o Dia 1º de Novembro como o Dia Municipal do Zambiapunga: “Uma ação de fortalecimento da cultura local. Com isso, reafirmamos que a Câmara de Vereadores está à disposição para apoiar essa pauta”.

O vereador Valdir também comemorou os avanços da pasta: "Uma alegria ver esta Casa cheia! Hoje vemos os governos Estadual e Federal abraçando esta causa, reconstruindo a Cultura no nosso país. Temos uma prefeita que abraça tudo de bom para o nosso município. Nós, vereadores, também apoiamos as boas ideias e ações. Estamos juntos na construção dessa história que visa uma Nilo Peçanha cada dia melhor".

David Terra, secretário de Cultura do município, e também presidente da Rede Nacional de Gestores Municipais, presidente do Fórum de Gestores da Bahia e conselheiro estadual de Cultura, estava radiante com as manifestações de carinho e apoio recebidas: "Mais uma vez estou fazendo história junto com todos vocês. Obrigado, prefeita, pela oportunidade de estar aqui. Gratidão, vereadores, por atender todos os pedidos da nossa pasta.

Vocês têm sido parceiros importantes! Gratidão, amigo Oséas Marx, pela presença e parceria! Na torcida para que você possa trazer mais benefícios para o nosso povo da Cultura. Obrigado, conselheiro estadual Adriano, por mais uma Moção para o nosso município, que tanto nos incentiva a seguir trabalhando. Quero abraçar todos os fazedores de cultura desta terra! Gratidão a todos pela importante presença!".


O secretário David aproveitou a oportunidade para anunciar a publicação do edital da Lei Paulo Gustavo, o qual vai investir 153 mil reais para os diversos setores da cultura local. Também mais uma oficina direcionada ao referido edital, com a RTC Jhessy. "Além desse edital, na próxima semana estaremos em Brasília para o lançamento do Plano Nacional Aldir Blanc, mais uma captação de recursos para o município.

A plataforma será aberta dia 01/11, e logo faremos o cadastro do nosso plano de ação, visando a conquista de mais recursos para Nilo Peçanha. Também lembrar a vocês que dia 04/11 estará no ar mais uma edição do Panela de Bairro da TV Bahia, desta vez divulgando a culinária e cultura de São Benedito. E, convidá-los para a nossa tradicional Virada Cultural, através da Semana de Arte e Cultura de Nilo Peçanha, dias 31/10 e 01/11, a qual estaremos dedicando total apoio e participação", finalizou David Terra.


O representante do Minc, Oséas Marx, ressaltou que a ministra Margareth Menezes e toda a equipe do ministério estão á disposição de Nilo Peçanha, e complementou: "Tenho raízes nesta região, um amor grande pelo Baixo Sul, onde parte da minha vida foi dedicada a luta pela reforma agrária.

Aqui comecei a minha militância política, o meu engajamento pelas questões sociais. Um divisor de águas na minha vida, que muito me orgulha. Hoje, tenho a felicidade de estar aqui com vocês, e quero agradecer a carinhosa receptividade da prefeita e sua equipe.
David Terra é uma grande referência nacional, uma liderança cultural engajada e comprometida. Através dele, abraço todos os presentes. Vim buscar essa energia do Zambiapunga, da cultura de Nilo e do Baixo Sul, para que ela se some a minha já grande vontade de fazer um excelente trabalho a frente desta função que me designaram. Contem comigo na luta pelo fortalecimento das políticas públicas que visem beneficiar a Cultura desta região".


Walmório San, mestre do grupo Zambiapunga, aproveitou o momento para agradecer a aprovação do Dia Municipal do Zambiapunga: "Mais que merecido! Agradecemos imensamente ao Legislativo e a prefeita Jacqueline que assinou a Lei imediatamente. Também queremos convidá-los para a IV Semana de Arte e Cultura, que este ano acontecerá de forma muito mais forte e organizada, com a participação das secretarias de Cultura e Educação.
A Educação se dedicou o ano inteiro fazendo palestras nas escolas municipais, as quais participarão pela primeira vez do nosso evento, compondo a história do Zambiapunga. Agradecer também a toda equipe do Colégio Estadual Adelaide Souza, parceiro de muito anos dos nossos eventos.
Informar que teremos Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária na programação. Então, um evento realizado pelo grupo Zambiapunga com o apoio direto da Prefeitura Municipal, para construir cultura. Afinal, cultura é construída por várias mãos, no coletivo. Portanto, gratidão a todos os nossos parceiros!".


Ao final do evento, os participantes escolheram os delegados que representarão o município na Conferência Territorial.


Confira:

SOCIEDADE CIVIL

•Walmorio San - titular; e Leonardo Brito - suplente.

•Eleildes do Rosário - titular; e Elyrhandro de Jesus - suplente.

*Eleildes já com vaga garantida para a Conferência Estadual de Cultura.


PODER PÚBLICO

•David Terra - titular; e Flávia do Rosário - suplente.

•Ítalo Aleluia - titular; e Wendel Max - suplente.


Fonte: Ascom Prefeitura de Nilo Peçanha.

.

.