.

.

quinta-feira, 14 de março de 2024

Denuncia do município de Cairú na bahia.

 Lixões à céu aberto ainda ameaçam a saúde dos moradores de Cairú na Bahia.


A localidade é único arquipelogo do país com 26 ilhas das quais se destaca a ilha de Tinharé onde se situa a belíssima Morro do São Paulo.

Os moradores do Paraíso no Baixo Sul da Bahia, Cairu que é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do estado. A cidade, que fica a 308 km de Salvador, tem nome com raízes bem brasileiras. Cairú que é único arquipelogo do país com 26 ilhas das quais se destaca a ilha de Tinharé onde se situa a belíssima Morro do Sao Paulo e a Gamboa do morro a ilha de boipeba.

Com uma população estimada em 18 mil habitantes, vem sofrendo com vários problemas socais e pela falta de gestão pública com resíduos sólidos (LIXO). Cairu entre as três cidades com a população mais pobre da Bahia de acordo a reportagem publicada pelo site G1, destaca que três cidades baianas têm mais de 90% da população em situação de pobreza e extrema pobreza. Cairu é uma delas, tendo a maioria de seus moradores em vulnerabilidade social e um pequeno grupo de pessoas com real poder aquisitivo. Por outro lado os municípios de Camaçari, Candeias e Cairu foram os que mais ganharam participação no PIB da Bahia em 2021, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (15).


O que eles têm em comum? A indústria, de transformação ou extrativa, como a principal atividade econômica. Camaçari saiu de 8,4% na participação do PIB baiano para 9,6%; Candeias, de 1,6% para 1,9%, e Cairu, de 0,2% para 0,4%. Correios da Bahia. O município de Cairu gasta de cerca de 14 milhões com 04 empresas que presta serviços a prefeitura municipal de Cairu para limpeza, coleta retirada do lixo da ilhas. Em três ano de gestão o município de Cairu-BA já gastou cerca 42 milhões com lixo .Mais porém conforme fotos e vídeos o problema dos resíduos sólidos de Cairu e suas ilhas está longe de resolvido.
Com a justificativa de resolver o problema do lixo, o atual prefeito de Cairu –BA, o Senhor Hildécio Meireles aumentou três vezes a TUPA (Tarifa sobre uso patrimônio do arquipélago) que segundo ele, seria destinado 50 % dos recursos para retirada do lixo, mas como mostrado nos vídeos e imagens a ação não foi concluída. Além disso, existem diversas do IDEAS na MP-BA na 6ª Promotoria de Valença que se arrasta há anos.

SAIBA MAIS DE COMO FUNCIONA A TUPA ( (Tarifa sobre uso patrimônio do arquipélago).
A TUPA está sendo cobrada por pessoa 50 reais para a entrada em morro do São e em alguns meses também será emplantada na ilha de boipeba. Mas a situação do lixo nas ilhas está se tornando inacreditável, sem contar com o saneamento básico que é totalmente escasso em toda a região com esgotos expostos à céu aberto, lixos em todas as ruas e até as fontes com mais de 100 anos se encontra em extremo descuido do município.
Portanto, sabemos que o Lixão a céu aberto é crime federal!. Mas, no Brasil, quem descumpre a lei continua impune. Já era para a gente ter resolvido esse problema há quase dez anos. O primeiro prazo para erradicar os lixões no país terminou em 2014. O fato é que os mesmos estão pedindo socorro diante dos seria problemas que estão interferindo no dia-a-dia, como a falta de eletricidade constante, a falta de água, também a falta saneamento básico, de segurança pública, de saúde além do crime ambiental com os lixões a céu aberto contaminado as nascentes e os rios.

Isso sem falar que muitos municípios e regiões adjacentes ainda continuaram despejando lixo da forma errada, sem tratamento do chorume , dos gases, atraindo animais que transmitem doenças, entre outros problemas. A população afirma que o município de Cairú tem uma arrecadação de 142 milhões de reais anual e os lixões de toda a ilha estão ao céu aberto contaminado as nascentes, os rios e as pessoas na extrema pobreza que moram dentro desses aterros.


O fato é que os moradores em geral reclamam que as empresas contratadas pela gestão não está fazendo a retirada do lixo corretamente da ilha e que o contrato só exite no papel, mas as empresas vem recebendo seus milhões pela prestação de serviços.

Vale ressaltar que tentando uma solução, alguns empresários da Ilha de Boipeba numa inciativa privada, montaram uma pequena cooperativa para auxiliar na separação de resíduos e retirada por conta própria do lixo produzido por seus clientes. Segundo eles, a prefeitura está dificultando a liberação da entrada dos veículos que fazem o recolhimento desses resíduos pelas comunidades
Vale lembrar que o gestor atual que já leva 20 anos no poder junto com sua esposa como vice prefeita, o seu sobrinho como presidente da Câmara dos vereadores, o seu cunhado como secretário de meio ambiente e o cunhado de seu filho como secretário de governo... uma verdadeira empresa familiar foi montada no governo municipal de Hildecio Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário