quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Marinha emite alerta de condições marítimas para o litoral nesta sexta-feira

 

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), emitiu nesta quinta-feira (29), um alerta sobre a previsão de tempo instável para o litoral do estado nesta sexta-feira (30). 

De acordo com a nota divulgada, os ventos devem se intensificar, acompanhados de agitação marítima e pancadas de chuva fortes em uma faixa que se estende de Ilhéus até o norte da Bahia.

Em virtude das condições climáticas adversas, a CPBA decretou bandeira vermelha para a navegação na região mencionada, indicando que não é recomendado qualquer tipo de atividade marítima. A medida visa garantir a segurança dos navegantes diante do cenário de instabilidade meteorológica.

Por outro lado, a situação é diferente no Extremo Sul do estado. Em Porto Seguro, a bandeira foi alterada para verde, o que significa que as condições são favoráveis à navegação, com riscos reduzidos para embarcações.

A Marinha reforça que continua monitorando as condições climáticas e está à disposição para emergências. O número 185 está disponível 24 horas por dia para atender chamados relacionados a incidentes no mar ou em rios da Bahia.

Este alerta serve como um importante lembrete para todos os navegantes e turistas da região, destacando a necessidade de cautela e atenção redobrada ao realizar atividades marítimas durante este período de instabilidade.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

51,92% dos eleitores de Apuarema preferem Betão do Avante, aponta pesquisa

 
Um levantamento realizado pelo Séculos Análises e Pesquisas apontou Roberto Amorim, conhecido como Betão do Avante, como o favorito para as eleições de outubro no município de Apuarema. A pesquisa ouviu 364 pessoas entre os dias 6 e 18 de agosto deste ano.
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, 51,92% dos entrevistados indicaram Betão como sua preferência de voto, enquanto Rogério (PSD) apareceu com 38,19%. Os votos nulos e os que não souberam ou não quiseram responder somam 9,62%.
Nos resultados da pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos candidatos, Betão manteve a liderança com 51,92% das intenções de voto, e Rogério continuou em segundo lugar com 38,19%. Votos nulos, brancos e os que não quiseram responder totalizam 9,89%. Neste caso, não houve porcentagem para os que não souberam responder.
Quando questionados sobre em qual candidato não votariam de forma alguma, 42,86% dos entrevistados rejeitaram Rogério, enquanto Betão teve uma rejeição de 14,84%. Votos nulos, brancos e os que não souberam responder somam 42,31%.
Em uma simulação de possíveis chapas partidárias, a composição com Betão como candidato a prefeito e Raul como vice alcançou 51,92% das intenções de voto. A chapa formada por Rogério como prefeito e Jaldo Beré como vice registrou 38,19%, enquanto votos nulos, brancos e os indecisos representam 9,89%.
Quando perguntados sobre quem acreditam que vencerá as eleições, independentemente de suas intenções de voto, 51,92% consideraram Betão como o provável vencedor, e 38,19% apontaram Rogério. Os que não souberam ou não quiseram opinar somam 9,89%.

Sobre a possível reeleição de Rogério, 38,46% dos entrevistados afirmaram que votariam nele com certeza, 2,75% disseram que poderiam votar, e 53,85% declararam que não votariam de jeito nenhum. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder somam 4,95%.
Em relação à qualidade da gestão atual de Rogério, 20,05% dos entrevistados a consideram boa, enquanto 30,22% a veem como ruim. Outros 13,74% classificaram a gestão como ótima, 13,19% como regular, e 20,60% como péssima. A proporção dos que não souberam ou não quiseram responder é de 2,20%.
A administração de Rogério foi desaprovada por 54,67% dos entrevistados, enquanto 40,11% manifestaram aprovação. Aqueles que não souberam ou não quiseram opinar representam 5,22%.
A margem de erro da pesquisa é de 5,0 pontos percentuais, e o estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BA-00840/2024.

II Festival da Cerâmica Maragogipinho será lançado nesta terça (27) na Casa Artesanato da Bahia

 
O 2º Festival da Cerâmica Maragogipinho, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, em Maragogipinho, distrito de Aratuípe (BA), será lançado nesta terça-feira (27), às 9hs, na Casa Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra. Durante a cerimônia, serão divulgadas novidades sobre o evento, que contará com espaços para comercialização e exposição de peças artesanais, programação musical e cultural, e espaço gastronômico. Além de atividades de qualificação, premiação e rodada de negócios.
Na primeira edição, o evento representou uma grande mudança na divulgação da cerâmica da região, impulsionando a economia e fomentando o turismo. A segunda edição consolida o Festival da Cerâmica Maragogipinho no calendário cultural da Bahia.
Considerado o maior pólo ceramista da América Latina, com cerca de 150 olarias, o distrito estará preparado com uma infraestrutura completa para receber compradores, turistas e admiradores do trabalho de mestres, mestras, artesãs e artesãos da região. Quem visita Maragogipinho se encanta com a diversidade de peças decorativas e utilitárias. Durante o Festival, esses produtos serão expostos e comercializados em uma feira, além das lojas e olarias locais. 
Entre os destaques estão as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas. A cerâmica de Maragogipinho é marcada por desenhos com influências indígenas, geométricas e florais, criados por meio da pintura artesanal com tauá (pigmento natural de argila vermelha) e tabatinga (tonalidade branca).
O Festival da Cerâmica Maragogipinho é realizado pelo Governo do Estado, por meio do programa Artesanato da Bahia da Secretaria do Trabalho (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e pelas Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur). O evento tem correalização da Associação Fábrica Cultural, Isé e apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
MARAGOGIPINHO
Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de três mil habitantes, a maioria composta por artesãs e artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa gerações. Utilizada desde o século XVIII, a modelagem manual ganhou técnicas mais avançadas com a utilização de tornos manuais e elétricos, e moldes.
Texto: Jamil Moreira Castro.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

A ação pede o afastamento da prefeita de Taperoá por suspeita de superfaturamento

 
Em Taperoá/bA, dois vereadores locais, Edlan Conceição Reis e Laécio Vinícius Ferraz Miranda, entraram com uma Ação Popular contra a prefeita Christianne Mary Pereira Guimarães e a empresa Paulo César Silva dos Santos Ltda.
 A ação, que tramita no Tribunal de Justiça da Bahia, alega a existência de irregularidades graves em um contrato de locação de máquinas pesadas no valor de R$ 4.583.292,00.
 De acordo com a petição inicial, a contratação foi realizada sem a devida licitação, utilizando como base o processo de dispensa n.º 032/2024. Os vereadores apontam que não houve estudo de viabilidade econômica que justificasse a locação em detrimento da aquisição das máquinas. Além disso, alegam que o valor fixado para a locação é antieconômico e desproporcional para a pequena municipalidade.
Outro ponto levantado na ação é a falta de comprovação da execução dos serviços contratados, com ausência de documentos como notas fiscais e planilhas de medição, o que compromete a verificação das obrigações contratuais da empresa. Os vereadores também indicam que a empresa contratada não possui capacidade econômica para executar o contrato, sugerindo a possibilidade de subcontratação, prática que é vedada por lei.
A ação pede o afastamento provisório da prefeita, a indisponibilidade dos bens dos réus, a nulidade do contrato e o ressarcimento ao erário, além de outras medidas legais cabíveis. O Ministério Público do Estado da Bahia atua como parte interessada no processo, acompanhando o desenrolar dos fatos.
Embora a liminar tenha sido negada, a Prefeita já foi citada pelo Oficial de justiça e tem um prazo de 20 dias

A ação pede o afastamento provisório da prefeita, Número: 8000692-19.2024.8.05.0255


terça-feira, 20 de agosto de 2024

PRF recupera motocicleta roubada em Presidente Tancredo Neves durante operação

 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado na tarde desta terça-feira (20), durante a Operação Conatus, na BR 101, em Presidente Tancredo Neves (BA). Às 15h30, policiais encontraram mais uma motocicleta estacionada em uma oficina localizada próxima à rodovia. 
Após realizar procedimentos avançados de identificação, os agentes constataram que a moto era, na verdade um clone, e a original possuía registro de roubo ocorrido em Itabuna (BA) há mais de uma década.
Essa é a terceira recuperação de veículo roubado na região em um único dia, resultado das ações intensificadas pela Operação Conatus. Mais cedo, outras duas motos foram localizadas com sinais identificadores adulterados, completando um total de cinco ocorrências veiculares no mesmo dia. A motocicleta foi encaminhada à Polícia Civil de Presidente Tancredo Neves para as providências cabíveis.
O dia movimentado na BR 101, com sucessivas descobertas de veículos irregulares, evidencia a eficiência das técnicas de fiscalização aplicadas pela PRF. Somente este ano, mais de 550 veículos foram recuperados. Foto: Ascom/PRF

Ex-prefeito Carlos Azevedo sofre nova derrota na justiça e vê chances de disputar eleição cada vez mais distantes

 

Com o indeferimento de suas liminares, em duas instâncias, o ex-prefeito pode ter sua candidatura indeferida pelo TRE

O ex-prefeito de Nilo Peçanha, Carlos Azevedo (PT), segue enfrentando problemas em sua tentativa de retornar ao comando do município nas Eleições 2024. Com suas contas referentes aos anos de 2018 e 2019 rejeitadas pela Câmara Municipal de Vereadores, sua candidatura corre o risco de ser impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Carlos Azevedo impetrou duas ações que pediam liminares para invalidar as desaprovações. Em sua defesa, o ex-prefeito alegou que não teve garantido o direito à ampla defesa, argumento que foi refutado pelas provas apresentadas no processo, as quais demonstram que ele teve sim a oportunidade de se defender.

As liminares foram indeferidas pela Juíza Drª Crys São Bernardo Veloso, da Comarca de Taperoá, o que agravou a situação do ex-gestor.
No último dia 19 de agosto, Carlos Azevedo sofreu uma nova derrota, pois a juíza de segundo grau DrªAdriana Sales Braga, do Tribunal de Justiça da Bahia, também indeferiu o pedido de Carlos, dessa vez em grau recursal, para que o candidato pudesse seguir com sua candidatura. Resta agora a Carlos Azevedo ir a Brasília tentar se manter na disputa eleitoral.
Sem uma liminar em seu favor, Azevedo pode ter sua candidatura impugnada, uma vez que a decisão da Câmara Municipal permanece válida.
O vice Reginaldo Batista também tem problemas com suas contas

Como se não bastasse os problemas enfrentados pelo ex-prefeito, o seu candidato a vice, Reginaldo Batista, teve sua prestação de contas eleitorais referente a 2020 rejeitada pelo juiz eleitoral Drº Reinaldo Peixoto Marinho, em 6 de agosto de 2021. O magistrado considerou as contas de Reginaldo como não prestadas.

Segundo a decisão, “a prestação de contas, sem advogado, contém vício de invalidade, pois apresentada por sujeito sem capacidade postulatória”. Reginaldo não recorreu da decisão.

Diante desse cenário, especialistas indicam que há uma grande probabilidade de sua candidatura ser impugnada, especialmente se houver ações por parte do Ministério Público ou dos partidos de oposição. Se isso acontecer, a coligação de Azevedo terá que apresentar um novo candidato para concorrer ao pleito contra a atual prefeita, Jacqueline.

Com o indeferimento de suas liminares, o ex-prefeito vê suas chances de retornar ao poder cada vez mais distantes.
Foto: Divulgação/ Redes sociais oficiais

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

PL de Bolsonaro e PT de Lula dividem palanque em 5 municípios da Bahia

 
O Partido dos Trabalhadores, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, se juntaram em cinco cidades da Bahia, onde apoiam os mesmos nomes que disputam cargos de prefeito nas eleições municipais 2024.
No município de Euclides da Cunha, cidade a 300 km de Salvador, o candidato Heldinho, do PDT, conta com uma ampla aliança que inclui o PT e o PL, além de partidos como MDB, PP, PSB e Solidariedade. Gandu, localizada no sul do estado, é outra cidade onde a aliança se estende ao candidato Dai de Léo de Neco, do Avante, que é apoiado tanto pela federação liderada pelo PT quanto pelo PL,
No sudoeste da Bahia, na cidade de Cândido Sales, o candidato Dr. Maurílio, do PSD, recebe o apoio da Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PCdoB e PV), além do PL, PSD e PSB.
O cenário de aliança entre o PT e o PL se repete em Nordestina, a cerca de 350 quilômetros da capital baiana. Na cidade, Eliete de Ito, também do PSD, tem o apoio dessa mesma federação e do PL. Já em Salinas da Margarida, no Recôncavo da Bahia, a Professora Mara, do PSD, conta com a aliança que inclui PT, PL, PSD, PSB e mais outras siglas.
A união entre o PT e o PL acontece em 80 cidades brasileiras. Maranhão é o estado com mais candidaturas apoiadas pelas duas legendas, já  São Paulo é o segundo estado, com 12 candidatos com aval dos dois partidos.

NILO PEÇANHA: Carlos Azevedo poderá ter candidatura impugnada nas próximas horas, dizem especialistas

 

O ex-prefeito de Nilo Peçanha, Carlos Azevedo (PT), enfrenta um cenário desafiador em sua tentativa de retornar à administração do município nas Eleições 2024. Suas contas referentes aos anos de 2018 e 2019 foram rejeitadas pela Câmara Municipal de Vereadores, o que coloca sua candidatura em risco de impugnação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Azevedo recorreu à justiça para tentar reverter o julgamento desfavorável, impetrando duas ações com pedidos de liminares para anular as desaprovações. Em sua defesa, o ex-prefeito alegou que não teve garantido o direito à ampla defesa, uma tese que foi enfraquecida pelas evidências apresentadas no processo. Documentos mostram que Azevedo teve a oportunidade de se defender, mas mesmo assim, suas liminares foram indeferidas pela Juíza Crys São Bernardo Veloso.

Com a decisão judicial mantendo a validade da rejeição de suas contas, a situação de Carlos Azevedo se complica. A ausência da suspensão dos efeitos das desaprovações faz com que sua candidatura esteja cada vez mais próxima de ser barrada pelo TRE. Especialistas em direito eleitoral avaliam que a probabilidade de impugnação é alta, especialmente se o Ministério Público ou partidos de oposição decidirem agir.

Em vídeo, Carlos Azevedo afirmou que é culpado dos erros administrativos de sua gestão.

Caso a impugnação se confirme, a coligação liderada por Azevedo terá de buscar um novo nome para disputar o pleito contra a atual prefeita, Jacqueline Soares – a Jacque Amiga (Podemos). O episódio evidencia a importância da responsabilidade fiscal e da transparência na gestão pública, elementos que podem ser determinantes na elegibilidade de futuros candidatos. 

Nas redes sociais, o ambiente é de lamentação, especialmente na área do marketing do candidato, que neste 16 de agosto, data mor do início das eleições, não evidenciou nenhum evento ou postagem de Azevedo e seu vice, Reginaldo.

O candidato não atendeu as ligações de Livre, para explanar o que estava ocorrendo. Fonte: 

SPM promove ações alusivas ao Agosto Lilás em Salvador, Xique-Xique e Igrapiúna

 
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) promove, de quarta (14) a sábado (17), uma série de ações alusivas ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e prevenção à violência contra a mulher, em Salvador, Xique-Xique e Igrapiúna. 
As iniciativas incluem atendimento psicossocial e jurídico às mulheres, palestras, rodas de conversa e, dentre outras ações, a distribuição de material educativo do programa ‘Oxe, me respeite!’, de prevenção e enfretamento aos diversos tipos de violência de gênero.
Nesta quarta-feira (14), a Unidade Móvel da SPM chegou em Xique-Xique, onde permanecerá até sexta-feira (16), no Colégio Estadual Professora Gildete de Souza Viana. Além dos atendimentos, será realizada uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha, de como entender o ciclo de violência doméstica, como se proteger e denunciar nos órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, tais como: Ronda Maria da Penha; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Dique 180; e Dique 190.
Já na quinta (15), ainda em Xique-Xique, a SPM participará do Seminário Integrativo de Políticas Públicas para Mulheres, no Centro Territorial de Educação Profissional (CEEP) em Recursos Naturais do Centro Baiano, das 9h às 13h, promovido pela Bahiater. No sábado (17), a Unidade Móvel estará na Praça Marco Zero, no município de Igrapiúna, das 9h às 17h.
Em Salvador, nesta quarta-feira (14) a SPM apresentou o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira durante atividade do Agosto Lilás da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência Regional da Bahia. 
Já na quinta-feira (15), será realizada, na sede da SPM, a 5ª formação para atendentes do SAC Móvel, com o objetivo de capacitar as profissionais para que possam identificar, acolher e orientar as mulheres vítimas de violência.
Durante a formação, são abordados temas como divisão sexual do trabalho, relações sociais e identidade de gênero. As colaboradoras do SAC Móvel também recebem esclarecimentos sobre os tipos de violência de gênero: doméstica, sexual, política, psicológica, moral, obstétrica, patrimonial e importunação sexual e sobre a Rede de Enfretamento à Violência contra a Mulher.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Podemos e PMB lançam chapa para disputar prefeitura de Camamu

 
Situada no Baixo Sul baiano, a cidade de Camamu vive um momento de efervescência política com a proximidade das eleições municipais, engendrando, assim, a formação da principal chapa de oposição que vai enfrentar a corrida pela prefeitura local. Encabeçada por Luizinho Luz (Podemos) e Lázaro de Lourenço (PMB), os nomes foram formalizados como candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, para o pleito de 2024. 
O anúncio foi realizado durante uma convenção partidária, em 4 de agosto, que contou com a presença do presidente do Podemos-BA e deputado federal, Raimundo Costa.
Unidos pela coligação “Juntos Podemos Mudar Camamu”, os opositores contam com seus retrospectos para desbancar a sucessão da atual gestão. Veterano no legislativo camamuense, Luizinho foi eleito vereador por quatro mandatos – em três à frente da presidência da Câmara – e tenta pela quinta vez assumir o mais alto cargo do executivo municipal. Já Lázaro foi o vereador mais votado no último pleito e é estreante na disputa pela prefeitura.
“Recebemos Lázaro com muito entusiasmo em nossa chapa. Sua dedicação e comprometimento são inspirações para nós. Sua visão alinhada com a nossa missão e seu entendimento das necessidades locais são exatamente o que precisamos para enfrentarmos os desafios futuros e construirmos um futuro melhor. Estamos prontos para trabalharmos em prol do progresso e prosperidade da nossa cidade”, afirmou Luizinho.
Com projetos focados em infraestrutura, educação e economia industrial e criativa, os postulantes acreditam que o investimento nesses setores seja o caminho para tirar a cidade de mais de 30 mil habitantes (Censo 2022) do ranking de “piores da Bahia”. De acordo com dados do Índice de Progresso Social (IPS), divulgado em julho, Camamu lidera a lista com a menor pontuação do estado em indicadores como segurança e acesso à educação.
“Esses indicadores negativos são preocupantes e refletem desafios que precisam ser tratados com seriedade. O título de ‘pior cidade da Bahia’, que nada nos orgulha, é um sinal de que enfrentamos problemas profundos que vão além de simples estatísticas. Em nossa eventual gestão, vamos focar em pontos estratégicos como desenvolvimento econômico, educação e qualificação profissional; infraestrutura e serviços públicos e promoção de políticas públicas especialmente nas áreas mais críticas como segurança, habitação e inclusão social”, disseram os prefeituráveis.
Mesmo com os insucessos nas últimas eleições, Luizinho avalia como positiva e construtiva a sua campanha rumo à prefeitura e atribui a sua perseverança ao desejo dos munícipes e a sua vontade de “contribuir com o desenvolvimento da comunidade”. “Tive uma participação positiva nas últimas eleições e senti do povo o desejo de me ver prefeito. Infelizmente o poder econômico do outro lado foi fator crucial para que eu não conseguisse lograr êxito. Contudo, seguirei nessa caminhada intensificando minha presença nas comunidades locais, ouvindo os eleitores e envolvendo-os mais diretamente na campanha. Isso pode nos ajudar a construir uma base de apoio mais sólida e engajada”, finalizou.
Publicado porRedação IB

domingo, 11 de agosto de 2024

Lúcio Vieira Lima diz que Bruno ‘cospe no prato que comeu’ ao desprezar MDB

 
O presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Lúcio Vieira Lima, afirmou que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) “cospe no prato que comeu” ao criticar a legenda a qual “buscou apoio, respaldo e força para superar as dificuldades e se tornar vice-prefeito” da capital baiana.
Lúcio Vieira Lima se manifestou após o debate eleitoral da Band, televisionado na quinta-feira (8), no qual Bruno Reis teceu críticas à legenda do concorrente, Geraldo Jr. (MDB). O presidente, em nota, pontuou ter ficado “surpreso com o tom agressivo” do ex-aliados, destacando que o postulante “ataca a própria história” ao condenar a sigla. 
“Fui surpreendido com o tom agressivo usado contra o MDB pelo candidato do União Brasil, com o objetivo de atacar o candidato Geraldo Junior. […] O que se observa cada vez mais na política, é a vergonha que os políticos têm de assumir a sua história para tentar reescrever-lá. O que não é o meu caso e nem o do meu partido, pois diferente do atual prefeito tido como nômade partidário, o MDB foi desde sempre a minha única casa”, disse Lúcio. 
No comunicado, o irmão de Geddel Vieira Lima cita a passagem de Bruno Reis pelo MDB e acusou o prefeito de atuar de forma “oportunista”, uma vez que o partido foi “essencial” para que ele fosse escolhido para compor a chapa majoritária, uma que, segundo o presidente de honra, Bruno “rejeitado pelo grupo” e pelo próprio ACM Neto. 
“Mesmo todos sabendo que o atual prefeito era rejeitado, pelo grupo e por ACM Neto para ocupar vaga de vice prefeito, já que Neto gostaria de ter ao lado como vice, seu velho amigo Carrera, foi mais uma vez no MDB que hoje aponta o dedo oportunisticamente que buscou apoio, respaldo e força para superar as dificuldades e se tornar Vice Prefeito de Salvador”, cravou Lúcio.
“Em 2018, novamente de forma oportunista e ‘acoelhada’ deixou o MDB para seguir seu caminho de nômade partidário dando um exemplo daquilo que o povo na sua sabedoria não gosta: Que é cuspir no prato que comeu! Em 2022, o mesmo MDB de 2018, 2020, que hoje ele ataca, o recebeu outra vez batendo em nossa porta, juntamente com o ex-prefeito e então candidato a governador, ACM Neto. Os mesmos suplicando apoio eleitoral, elogiando e enaltecendo o partido publicamente até o dia que decidimos seguir o projeto que seria melhor para a Bahia e o Brasil, apoiando o governador Jerônimo e o presidente Lula e deixamos ele com ACM Neto, Bolsonaro e as urnas que mostraram que estávamos com razão”, complemento
Confira a nota na íntegra 
No debate da última quinta-feira (08), fui surpreendido com o tom agressivo usado contra o MDB pelo candidato do União Brasil, com o objetivo de atacar o candidato Geraldo Junior. Na condição de presidente de honra do partido, não poderia escutar algo do tipo sem me indignar e me manifestar sob o risco de não merecer ocupar a posição que ocupo à frente da legenda. 
O que se observa cada vez mais na política, é a vergonha que os políticos têm de assumir a sua história para tentar reescrever-lá. O que não é o meu caso e nem o do meu partido, pois diferente do atual prefeito tido como nômade partidário, o MDB foi desde sempre a minha única casa. Mas para objetivar, vamos nos prender a alguns fatos para deixar claro as coisas: A trajetória mostra que na reeleição do ex prefeito João Henrique, foi fundamental o apoio do então candidato, ACM Neto e seu grupo político, no qual faz parte o atual prefeito, no segundo turno para a vitória do candidato João Henrique de passagem pelo MDB.
Afirmo isso com a convicção de ter sido a pessoa que forneceu os fortes argumentos para consolidar essa posição de ACM Neto em apoiar João Henrique. No governo João Henrique, que ele hoje acusa de ter sido ruim para Salvador, tiveram nomes como: Sóstenes Macedo, Humberto Viana, Álvaro Silveira, Orlando Castro, Fabio Mota, Almir Melo, entre tantos que depois ocuparam cargos de destaque na gestão do ex prefeito ACM neto e ocupam no governo dele, mostrando o quanto aprovaram e reconheciam a atuação do MDB.
Seguindo com os fatos, em 2013, o candidato Bruno Reis se filiou ao MDB, tempo depois de hoje dita por ele, gestão desastrosa do passante João Henrique. Aí fica a pergunta; por que Bruno Reis, teria se filiado ao partido que ele aponta como responsável por uma péssima administração em Salvador, apesar dos legados importantes para a cidade a exemplo, nossa Avenida Centenário, requalificação do Imbui, Avenida Vasco da Gama e outras. Seria oportunismo? 
Em 2016, mesmo todos sabendo que o atual prefeito era rejeitado, pelo grupo e por ACM Neto para ocupar vaga de vice prefeito, já que Neto gostaria de ter ao lado como vice, seu velho amigo Carrera, foi mais uma vez no MDB que hoje aponta o dedo oportunisticamente que buscou apoio, respaldo e força para superar as dificuldades e se tornar Vice Prefeito de Salvador. Em 2018, novamente de forma oportunista e ‘acoelhada’ deixou o MDB para seguir seu caminho de nômade partidário dando um exemplo daquilo que o povo na sua sabedoria não gosta: Que é cuspir no prato que comeu! 
Em 2022, o mesmo MDB de 2018, 2020, que hoje ele ataca, o recebeu outra vez batendo em nossa porta, juntamente com o ex-prefeito e então candidato a governador, ACM Neto. Os mesmos suplicando apoio eleitoral, elogiando e enaltecendo o partido publicamente até o dia que decidimos seguir o projeto que seria melhor para a Bahia e o Brasil, apoiando o governador Jerônimo e o presidente Lula e deixamos ele com ACM Neto, Bolsonaro e as urnas que mostraram que estávamos com razão.
Para finalizar, recomendo ao candidato Bruno Reis que atacar o MDB É ATACAR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, já que está onde, está hoje, graças ao MDB e se assim não fizer, estarei sempre presente para na condição de presidente de honra do MDB, colocar as coisas nos seus devidos lugares, refrescando a memória dos esquecidos por conveniência 
Att,
Lucio Vieira Lima
Presidente de honra do MDB

sábado, 10 de agosto de 2024

Operação conjunta entre policiais da Bahia e São Paulo prende autores de um homicídio em Gandu

 
Um homem de 29 anos acusado de envolvimento no assassinato de Mateus de Almeida Santos, de 24, morto a tiros no centro de Gandu, no dia 19 de junho, foi preso nesta sexta-feira (9), no interior de São Paulo, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, enquanto seu comparsa era preso simultaneamente pelos investigadores da Delegacia Territorial de Gandu.
Os presos foram submetidos a audiência de custódia e indiciados pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, podendo ser condenados a até 30 anos de reclusão. O terceiro acusado é um adolescente, que se encontra apreendido desde o dia da ação violenta e que vai responder pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado. Familiares da vítima cobravam por justiça e a prisão dos autores é resultado do esforço conjunto das instituições envolvidas na investigação.
O crime
Na madrugada do dia 19 de junho a vítima estava em um bar no Centro de Gandu, onde acabou discutindo com o garoto. Quando Mateus seguia para sua residência no bairro Bela Vista foi abordado pelo adolescente e pelos dois indivíduos que o agrediram com chutes e o golpearam com uma faca, atingindo-o diversas vezes no pescoço, tórax e abdômen. Mateus chegou a pedir socorro, mas morreu a poucos metros de onde foi agredido.
Logo após o crime, o adolescente foi apresentado na delegacia por policiais militares da 60ª CIPM, sendo lavrado auto de apreensão. No curso das investigações a Polícia Civil identificou a participação de mais dois indivíduos no homicídio, concluindo com a representação pela prisão preventiva, que foi deferida pela Vara Crime de Gandu.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

TAPEROÁ: Vice Maria Aparecida veio para reforçar a chapa do Pré-candidato a prefeito Ticiano Mattos

 A convenção da chapa liderada pelo pré candidato a prefeito Ticiano Mattos e sua vice, Maria Aparecida, foi marcada por um forte sentimento de valorização e apoio mútuo. Maria Aparecida, uma mulher quilombola e agricultora, destacou em seu discurso a importância da parceria com Ticiano, enfatizando a força e a determinação que ambos trazem para a campanha.

Em seu discurso, Maria Aparecida elogiou o trabalho em equipe e ressaltou o compromisso da chapa com o futuro da cidade de Taperoá. “Mas eu escolhi morar na roça e eu acho sim que a gente tem capacidade de fazer a mudança de Taperoá”, afirmou ela, recebendo aplausos calorosos da plateia.
A presença de Ticiano e Maria Aparecida juntos na convenção simbolizou o espírito de colaboração e confiança que caracteriza a chapa, reforçando o compromisso com a cidade e o otimismo para a campanha. Maria Aparecida compartilhou sua trajetória como moradora da zona rural, na comunidade de Pedra Branca, e sua relutância inicial em se envolver na política. “Eu não queria me envolver em política, mas precisamos entrar na política para mudar a cidade de Taperoá”, disse ela.
Ela também ressaltou a valorização que Ticiano demonstrou ao escolhê-la como vice-prefeita. “Ticiano teve esse olhar carinhoso comigo, me escolhendo para ser a sua vice-prefeita. Não temos nada, nossos produtos são escoados por não terem uma infraestrutura adequada. E nós agricultores precisamos dessa valorização”, explicou.
Maria Aparecida finalizou seu discurso com uma mensagem de esperança e determinação: “Vamos sim, Ticiano, lutar por uma Taperoá melhor”.
A escolha de uma mulher quilombola como vice-prefeita é um marco importante, destacando a representatividade e a inclusão de comunidades historicamente esquecidas na política local.
A chapa Ticiano Mattos e Maria Aparecida promete trazer uma nova perspectiva para a administração de Taperoá, valorizando a diversidade e trabalhando em prol de melhorias essenciais para todos os cidadãos.
Fonte: cidadenewscidade

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Eleições 2024 – MP alerta sobre proibição de condutas dos gestores para garantir igualdade na disputa eleitoral

 
Os candidatos que estão participando das eleições municipais deste ano devem ficar atentos a uma série de proibições impostas aos agentes públicos para evitar favorecimento a candidaturas na disputa eleitoral. Segundo o promotor de Justiça Millen Castro, coordenador do Núcleo Eleitoral do MP (Nuel), até a posse dos candidatos, é proibido aos agentes públicos nomear, contratar, dar aumento, transferir, despedir e oferecer qualquer vantagem individual. 
“Vivemos em um país em que é permitida a reeleição, por isso é importante divulgar as condutas vedadas aos agentes públicos durante o período eleitoral, para que não ocorra o desequilíbrio do pleito”, destacou o promotor de Justiça.
Além disso, pela legislação eleitoral, não pode haver show artístico durante a inauguração de uma obra pública e nenhum candidato pode participar ou mesmo estar presente nesse tipo de evento, “porque isso pode potencialmente prejudicar outros candidatos que não estão com a máquina política na mão ou que não tenham a simpatia de quem está no poder”.
 Millen Castro ressaltou que, desde o dia 6 de julho, três meses do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estão vedadas essas e outras condutas listadas no artigo 73 da Lei 9.504. Ele explicou que algumas condutas já são proibidas desde antes desse período, tais como o uso de bens públicos em favor de algum candidato ou a utilização dos serviços de algum funcionário público em favor das candidaturas.
Todas essas medidas têm como objetivo evitar qualquer favorecimento a candidato ou partido, fortalecendo a democracia com a igualdade entre os concorrentes na disputa eleitoral de outubro. “É proibida qualquer postura que facilite também o abuso do poder econômico, como distribuição de bens ou serviços, mesmo que sejam pequenos brindes. Precisamos estar atentos para conter o abuso de poder político, econômico e o abuso dos veículos de comunicação, inclusive em razão das fake news e uso indevido da Inteligência Artificial”, ressaltou Millen Castro.
Dos casos mencionados entre as condutas vedadas, excluem-se a nomeação ou a exoneração em cargos em comissão e a designação ou dispensa de funções de confiança; a nomeação para cargos do Ministério Público, Poder Judiciário, dos tribunais ou dos conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República; e a nomeação de aprovados em concursos públicos homologados até 6 de julho.

‘Cometa do século’ se aproxima da Terra e poderá ser visto em 12 de outubro

 
Conhecido como o “Cometa do Século”, o cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-Atlas estará mais próximo da Terra no dia 12 de outubro deste ano. Astrônomos ao redor do mundo estão esperançosos para que ele, descoberto no início de 2023, se torne visível a olho nu. Conforme a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), ele é considerado um cometa periódico do tipo Halley.
Segundo o site Earth Sky, análises preliminares de sua trajetória sugerem que ele completa uma órbita ao redor do Sol a cada oito décadas, aproximadamente. Nos últimos meses, ainda de acordo com o site, os observadores ficaram perplexos porque não notaram aumento de brilho do cometa ao se aproximar do sistema solar interno.
No entanto, os cometas são notórios por serem imprevisíveis, segundo o site, sendo necessário aguardar mais um tempo para ver o que realmente vai acontecer com o cometa.
O site especializado estima que o cometa fará sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro. Mas se continuar brilhante, a expectativa de vê-lo brilhando da Terra estará mantida.
Segundo o site Earth Sky, os cientistas podem continuar monitorando o cometa usando instrumentos como o Observatório Solar e Heliosférico (Soho), uma espaçonave operada pela Agência Espacial Europeia e pela Nasa.
Quando se aproxima? – Sua maior aproximação da Terra é esperada para a noite de 12 de outubro. “Se ainda estiver intacto, as previsões atuais indicam que o planeta deve ter magnitude entre dois e três quando estiver mais próximo da Terra. Isso o tornaria visível a olho nu”, acrescenta o Earth Sky.
Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do sistema solar. À medida que se aproximam do Sol, ficam lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.

Gabriel de Parísio leva multidão ao povoado do "Cocão", em convenção histórica que oficializou sua candidatura na disputa pela prefeitura de Wenceslau Guimarães

 
MDB oficializou neste domingo, (04), o nome do jovem empresário Gabriel de Parísio como candidato a prefeito na cidade de Wenceslau Guimarães. A convenção que homologou o nome de Gabriel na disputa pelo governo municipal levou uma multidão ao povoado do "Cocão", na zona rural do município. 
A promessa de realizar a maior convenção política da história de Wenceslau Guimarães não foi só cumprida, como superada. Gabriel de Parísio e Álvaro Souza, foram recepcionados por milhares de pessoas em um dos colégios eleitorais mais importantes na disputa local. 
Os sinais de que o evento seria grandioso foram vistos logos nas primeiras horas da manhã deste domingo, quando simpatizantes ao oposicionista deram início às manifestações de apoio. Para os aliados, o resultado da convenção de hoje solidifica ainda mais a popularidade de Gabriel de Parísio em Wenceslau Guimarães, que desde o início da pré-campanha vem liderando a preferência do eleitorado wenceslauense. 
Agora candidatos, Gabriel e Álvaro vão seguir com suas agendas, e se prepararem para iniciar oficialmente à campanha, que começa no dia 16 de agosto.  Por Diário Paralelo

MULTIDÃO LOTOU AS RUAS DE NILO PEÇANHA EM APOIO À CONVENÇÃO HISTÓRICA DE JACQUELINE E TITO

*BA 001 “travada” por um grande espetáculo de apoio popular, com milhares de pessoas das diversas comunidades de Nilo Peçanha vibrando e abraçando Jacqueline e Tito.

Neste domingo (4), as ruas de Nilo Peçanha foram tomadas por uma multidão entusiasmada que participou da convenção partidária que oficializou as candidaturas da atual prefeita Jacqueline Soares e do vice Tito para as próximas eleições. A coligação "Quem ama Nilo Peçanha, cuida", formada pelos partidos Podemos, Avante e União Brasil, demonstrou força, união e total apoio popular em um verdadeiro espetáculo que ocorreu no Ginásio de Esportes da cidade. A convenção contou com a presença de diversas lideranças políticas, incluindo o deputado Estadual Euclides Fernandes, o deputado Federal Raimundo Costa, o ex-prefeito Antônio Galdino, a ex-prefeita Gracinha, pré-candidatos a vereadores, vereadores da base da prefeita e milhares de apoiadores de todos os cantos de Nilo Peçanha, tanto da Zona Litorânea quanto da Zona Rural. O deputado Euclides Fernandes elogiou a dedicação e a competência da prefeita Jacqueline, destacando as transformações que ela tem promovido no município. "Jacqueline tem uma energia que contagia a gente. Ela trabalha com intensidade na busca do bem-estar da população. Tenho convicção que esta vitória será confirmada dia 6 de outubro. É o povo de Nilo Peçanha que quer continuar com essa gestão extraordinária. A continuação é a vitória de Jacqueline à prefeitura de Nilo Peçanha", disse Fernandes. Já o deputado Federal Raimundo Costa reafirmou seu apoio e parceria com a dupla Jacqueline e Tito: “Essa dupla dinâmica tem modificado a vida de todos vocês. Nilo Peçanha é 20! Nós estamos reiniciando uma caminhada, e é muito importante ter o povo de Nilo aqui presente. A política é a maior festa da democracia, provocando reflexão e discussão de ideias. Se queremos mudar nossas vidas, precisamos fazer política. E, eu preciso desse casal político para continuar a minha missão por Nilo Peçanha”. Raimundo concluiu: “Fiquei assombrado, pois esperei 20 minutos no engarrafamento para conseguir chegar aqui. Nilo Peçanha é uma onda vermelha! Que coisa bonita! A cidade é 20 hoje, amanhã e será no dia 06 de outubro! Serão mais quatro anos de crescimento!”. Tito falou do respeito e admiração que nutre por Jacqueline e por seu pai Galdino: “Uma família que tem contribuído muito com Nilo Peçanha!”. E, destacou também a importância dos pré-candidatos a vereadores: “Já fui vereador e sei do papel fundamental deste cargo para o desenvolvimento do município. Portanto, peço a vocês que priorizem os que estão nesta coligação. Pessoas que tem compromisso com o povo. E, dia 06 de outubro todos seremos 20!”.
O ex-prefeito Antônio Galdino, pai da atual gestora, fez um discurso emocionado, ressaltando o legado de seu governo e a dedicação de sua família ao povo de Nilo Peçanha. "Estamos numa eleição com base sólida. Nenhum opositor consegue fazer o que nós fizemos hoje com essa multidão apoiando o governo de Jacque. Na administração de Jaqueline não existem incertezas, existe verdade e muito trabalho", relatou Galdino.
Durante o evento, diversos momentos emocionaram o público. Desde a chegada dos pré-candidatos na Praça do Piquete já tomada pelo povo que “travou” a BA 001, até a entrega do Plano de Governo Participativo e a homenagem feita pela filha de Jacqueline e a filha de Tito. Mas, o ponto mais alto da convenção foi o discurso de Jacqueline, que enrolada com a bandeira do município e de mãos dadas com Tito, iniciou convidando todos os presentes a orar o Pai Nosso. Em seu pronunciamento, Jacqueline Soares ressaltou a importância da lealdade e do compromisso dos vereadores de sua base política para um governo sólido. "Eu tenho adversários políticos, não tenho inimigos. Dia que eu firmo um compromisso com vocês. Vamos seguir avançando e cuidando do nosso povo. Esses pré-candidatos que estão aqui me representam, eles representam o povo de Nilo Peçanha e quem não está aqui não representa a nossa coligação ‘Quem ama Nilo, cuida’", afirmou a prefeita. Jacqueline destacou ainda as diversas obras e avanços nas políticas públicas de sua gestão, especialmente na área da saúde, que hoje conta até com atendimento médico domiciliar para pessoas que não podem ir à uma unidade de saúde. Na educação, o município ostenta uma condição de excelência, sendo referência para outros municípios. O forte apoio popular e a solidez do discurso de Jacqueline foram pontos de destaque durante toda a convenção. Jaqueline foi categórica em mostrar os feitos do seu governo e os resultados que segundo ela melhoraram a qualidade de vida da população e que esse trabalho precisa continuar. Por Vanessa Andrade e Marcelo Dutra
Fotos: Márcio Couto

Solidariedade oficializa Orlando Guedes como candidato a prefeito em Gandu

 
médico Orlando Guedes teve sua candidatura oficializada neste sábado, (03), em convenção realizada pelo Solidariedade. Guedes terá como parceira de chapa a também médica Dr.ª Irismá Sousa, que vai pra sua segunda disputa seguida compondo uma chapa de oposição.
A convenção que homologou Orlando Guedes e Irismá na disputa, oficializou também os nomes de alguns candidatos que vão disputar vaga na Câmara de Vereadores. 
Após convenção, à dupla de médicos se prepara agora para o início oficial da campanha, que começa no próximo dia 16 de julho. 
Enquanto Irismá segue para sua quarta disputa, Orlando encara pela primeira vez às urnas em Gandu. Aos 67 anos, a pré-candidata a vice-prefeita já governou o município por um mandato (2009-2012), e foi candidata a vice-prefeita em 2020, ao lado de Djalma Galvão. Por Diário Paralelo

A CONVENÇÃO DE JAIRO BAPTISTA REÚNE MILHARES DE CORRELIGIONÁRIOS COM SUCESSO

 
Com o intuito de buscar sua reeleição à prefeitura de Valença, o pré-candidato Jairo Baptista promoveu a sua convecção, no último domingo (4) e reuniu os correligionários dos partidos CIDADANIA, PDT e PSDB para homologar os pré-candidatos a vereadores e vereadoras que estarão caminhando com Jairo Baptista.
O Governador Jerônimo Rodrigues, aliado e da base do pré-candidato Jairo Baptista enviou um vídeo falando da felicidade em apoiar um candidato que o apoiou e falou que Valença além da construção do Hospital e Maternidade do Baixo Sul, diversas ações, projetos e obras estarão chegando à capital da Costa do Dendê.
O deputado federal Leo Prates fez questão de trazer o seu abraço e o seu apoio ao lançamento da candidatura do atual prefeito e firmou compromisso para destravar a conclusão da UPA da Bolívia. “Como deputado federal, tenho muito apreço por Valença e vou lutar para destravar todas as obras e projetos que foram paralisados no governo anterior. Firmo aqui esse comprometimento com esse povo trabalhador de Valença.
Uma campanha que vem sendo travada aqui em Valença, encampada pelo Blog do Pelegrini, é justamente respeitar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os animais de estimação e os idosos para evitar o foguetório nesses eventos. 
A coordenação da convenção do pré-candidato à reeleição Jairo Baptista proibiu a queima de fogos de artifício com estampido. “Não vejo necessidade de utilizar fogos de artifício e a nossa convenção foi um grande sucesso. Vou pedir à Câmara de Vereadores que aprove um projeto de lei inibindo tal prática”, disse Baptista.

População de Ituberá demonstra desejo de mudança e lota convenção do pré-candidato a prefeito Neto Baé (PT)

 
Ituberá viveu um momento político histórico neste domingo (4) com a convenção partidária que homologou os nomes do ex-vice-prefeito Vivaldo Neto, “Neto Baé” (PT), como candidato a prefeito nas eleições de 6 de outubro. A convenção, que atraiu uma multidão de apoiadores, foi marcada por momentos emocionantes e discursos carregados de esperança e determinação.
Um dos grandes destaques do evento foi a confirmação do nome da advogada e ex-secretária de Promoção Social do município, Fernanda Lemos, como vice-prefeita da chapa. Fernanda, que já era uma figura amplamente discutida nos debates políticos da cidade, foi recebida com festa. Seu legado na pasta do social durante o governo da ex-prefeita Iramar Costa foi citado como um dos motivos para sua escolha unânime como melhor nome para compor a chapa majoritária.
Em seu discurso, Fernanda Lemos destacou seu trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ituberá, onde implementou programas, projetos e serviços que se tornaram referência tanto na cidade quanto na região do Baixo Sul da Bahia. “A maior marca do meu trabalho foi o cuidado com as famílias, principalmente aquelas em situação de pobreza. Estou pronta, com a benção de Deus, para cumprir a minha missão de buscar dias melhores para minha terra e para meu povo”, afirmou emocionada.
Neto Baé, ao dar as boas-vindas a Fernanda Lemos como sua companheira de chapa, expressou gratidão e otimismo. “O suspense acabou. Seja bem-vinda oficialmente, Fernanda Lemos, nossa pré-candidata a vice-prefeita. Obrigado por aceitar esse convite e por se unir a nós nessa caminhada. Juntos, estamos fortalecendo a nossa coligação e preparando o caminho para um futuro mais justo e inclusivo para todos”, disse Baé.
A convenção foi um momento de congraçamento, repleto de esperança e energia positiva. Foram sorrisos, abraços e um espírito de solidariedade que promete levar a campanha de Neto Baé e Fernanda Lemos longe.
Com a confirmação das candidaturas, a chapa Neto Baé e Fernanda Lemos segue agora para intensificar suas campanhas, levando suas propostas e visões para todos os cantos de Ituberá, na expectativa de conquistar a confiança e o voto da população para um futuro promissor.

.

.