Com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento ao público, a administração municipal está estruturando o Novo Mercado das Frutas, um local adequado para a comercialização desses produtos.
Com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento ao público, a administração municipal está estruturando o Novo Mercado das Frutas, um local adequado para a comercialização desses produtos.
O evento contou com a participação da presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro; da prefeita de Taperoá e vice-presidente da UPB, Kitty Guimarães; da prefeita de Teolândia, Rosa Baitinga; da prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, diversos prefeitos, vereadoras da região, secretárias municipais, dirigentes de associações e entidades de todo Baixo Sul.
O evento “Mulheres Empoderadas” representa uma oportunidade única para fortalecer a participação feminina na política e inspirar uma nova geração de líderes. Com o apoio de todos os setores da sociedade, podemos promover mudanças significativas e construir um futuro mais igualitário e justo.
Anfitrião do evento, o deputado Federal Raimundo Costa (Pode) reafirmou o compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas ao público feminino. Raimundo frisou que o “Mulheres Empoderadas” é apenas o primeiro de muitos encontros que fortalecerão essa agenda. “Realizamos um evento memorável. Um evento de empoderamento das mulheres. Mulheres que constroem sua história, protagonistas da sociedade. Transformamos este espaço em lugar de voz, de construção de políticas públicas. Estou muito honrado”, disse o parlamentar. “Muito obrigado a todas e todos que contribuíram com o sucesso desse evento. Juntos podemos fazer muito mais”, concluiu.
Realizada pela Prefeitura de Nazaré, sob a liderança do prefeito Benon Cardoso e tendo impulsionado o seu grande potencial para se tornar patrimônio imaterial do Brasil, uma vez que acontece a mais de 200 anos, a edição da Feira de Caxixis deste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, e reforça sua importância não só no cenário cultural baiano, mas, também, nacional, sempre atraindo visitantes de diversas partes do estado e do País.
A Feira de Caxixis reúne, sobretudo, artesãos de Maragogipinho, reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâmica da América Latina, com quase 300 anos de tradição. Celebrada por sua forte influência afro-indígena, a cerâmica de Maragogipinho é o principal atrativo da Feira de Caxixis, que anualmente acontece no período da Semana Santa e é celebrada como uma das mais antigas feiras de cerâmica do Brasil.
A produção artesanal de cerâmica em Maragogipinho é uma prática social local, com cerca de 80% da população envolvida, e a Feira em Nazaré consolida-se como um importante momento onde artesãos e artesãs apresentam para o público suas peças diversas repletas de história e simbologias. Entre objetos decorativos, religiosos e utilitários, o público encontra na Feira de Caxixis uma enorme variedade, que vai de vasos e luminárias, santos, quartinhas, talhas e porrões para água, a porta-incenso, gameleiras, travessas, panelas, pratos e moringas.
Além de reunir o melhor do artesanato do Recôncavo Baiano, em 2025 a programação ganha, também, uma Feira Afro, Espaço Cesol de Economia Solidária, entre outras ativações voltadas para a valorização da cultura local e ações de sustentabilidade.
Diversidade musical marca o evento em 2025
Todos os anos, grandes nomes da música local, regional e nacional passam pela Feira. Em 2025 o evento ganha fôlego ainda maior, reunindo atrações de peso, com apresentações gratuitas, em dois palcos principais, no centro da cidade de Nazaré.
Entre os nomes presentes na celebração que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, estão Jorge Vercilo, Diego Morais, Xandy Harmonia, Filhos de Jorge, Miriam Nascimento, Timbalada, Silvano Salles, Robyssão, Jau, Viola de 12, Toque Dez, Solange Almeida, Tayrone, e muito mais.A programação completa pode ser acessada através dos perfis oficiais da Prefeitura de Nazaré (@prefnazare) e da Feira de Caxixis (@feiradecaxixisoficial).
História secular unindo paixão e tradição
Nazaré se destaca como um centro comercial do Recôncavo desde o final do século XIX, servindo como base para a exposição e venda das cerâmicas produzidas na região, além de produtos originários de Nazaré, como a famosa farinha de copioba, responsável pelo apelido da cidade: Nazaré das Farinhas.
Originalmente, a grande feira recebia os artesãos com seus caxixis, que é o nome dado a miniaturas de louças, medindo entre 2 cm a 8 cm. Com o tempo, o artesanato foi se sofisticando e ganhando outros contornos, mas o nome da feira foi mantido, consolidando A Feira de Caxixis como a mais antiga feira de cerâmica do País.
Prefeito de Cairu reforça o compromisso com políticas públicas sustentáveis e a preservação ambiental no estado
A ambulância foi entregue nesta quinta-feira (27), durante uma solenidade na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A iniciativa, chamada de "Dia D Mulher", teve como objetivo fortalecer os cuidados com a saúde feminina, oferecendo serviços essenciais de prevenção e acompanhamento médico.
As primeiras atrações da tradicional festa que, este ano, pretende reunir mais de 100 mil pessoas por noite foram anunciadas hoje em Salvador.
A programação oficial do festejo inclui atrações locais e artistas de fama nacional, em dois palcos principais que receberão apresentações alternadas. Os talentos da cidade serão anunciados no dia 9 de maio.
O megaevento acontece de 19 a 24 de junho.
De acordo com a gestão municipal, serão mais de 40 horas de shows no Espaço São João, com área de 30 mil metros quadrados, que também será ocupado por um camarote privado, com programação de DJs e shows.
Confira as primeiras atrações confirmadas:
Segundo o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, a festa mantém as tradições juninas movimentando a economia e renda da cidade.
“O São João de SAJ é, sem dúvidas, uma das principais manifestações culturais da nossa cidade e do recôncavo baiano. Além disso, é um megaevento que movimenta de uma forma muito positiva a economia, gerando empregos e renda para a população. Nós sempre realizamos este festejo com todo o cuidado que ele merece, unindo as tradições com o incremento de artistas locais, regionais e nacionais”, destacou o gestor de SAJ.
Especialistas apontam que fatores como poluição, pesca acidental e mudanças climáticas podem estar contribuindo para o aumento desses incidentes.
Segundo o Ilha Notícias, cenas como essa têm gerado preocupação entre moradores e ambientalistas.
No último sábado (22), uma tartaruga marinha morreu na Praia de Barra Grande, em Vera Cruz.
O animal lutava para sobreviver, mas infelizmente não resistiu e morreu. Moradores relataram que tentaram contatar os órgãos ambientais responsáveis, mas não receberam resposta a tempo.
Até o momento, as autoridades ambientais não se manifestaram sobre o caso. No entanto, a comunidade local cobra investigações para identificar as causas das mortes e reforçar ações de preservação da fauna marinha.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, onde o gestor estadual celebra a conquista com o ministro da Saúde do Governo Lula, Alexandre Padilha.
Muniz Ferreira é o único dos 20 municípios que compõem o Recôncavo Baiano, que vai receber o SAMU. Só em Salvador serão 17 ambulâncias, ao todo são 35 para todo o estado que vão chegar nessa quinta-feira (27).
Além da capital, também vão receber o SAMU os municípios de Chapada Diamantina, Feira de Santana, Nilo Peçanha, Itaberaba, Lençóis, Mucugê, Piatã, Seabra, Érico Cardoso, Vereda, Guanambi, Elísio Medrado, Abaíra, Andaraí, Iaçu e Muniz Ferreira.
Segundo o governo baiano, a medida visa ampliar a cobertura do SAMU, garantindo atendimento rápido a casos de urgência e emergência, incluindo acidentes graves em rodovias próximas às cidades beneficiadas.