.

.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Balanço do verão: Marinha notifica 1,2 mil embarcações e apreende 113 no litoral baiano

 
A Capitania dos Portos da Bahia encerrou a Operação Navegue Seguro, realizada entre 20 de dezembro de 2024 e 15 de março deste ano, com um total de 14.100 abordagens, resultando em 1.215 notificações e 113 apreensões de embarcações no litoral baiano. A ação também se estendeu ao estado de Sergipe, sob jurisdição do 2º Distrito Naval.
No total, entre Bahia e Sergipe, foram efetuadas 21.051 abordagens, com 1.553 notificações, 339 autuações e 139 apreensões de embarcações por descumprimento das normas da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. 
Entre as infrações mais graves, destaca-se a condução de embarcações sob efeito de álcool, o que levou à aplicação de 2.213 testes de alcoolemia. A Marinha, no entanto, não detalhou quantos condutores foram penalizados.
A Operação Navegue Seguro é realizada anualmente no período de maior fluxo turístico, com o objetivo de reforçar a fiscalização, garantir a segurança da navegação, proteger vidas e prevenir a poluição hídrica causada por embarcações.
Para intensificar o monitoramento, cerca de 300 militares foram mobilizados em equipes extras de Inspeção Naval, cobrindo mais de mil quilômetros de litoral, além de rios e da Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía navegável do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário