O evento marcou um importante espaço de construção coletiva sobre os rumos do desenvolvimento da agricultura familiar no município-arquipélago, além de elencar propostas na pauta da agroecologia sobre as questões da pesca artesanal, tanto na produção, quanto na perspectiva do cuidado ambiental, na busca do equilíbrio entre as atividades do pescador, da marisqueira e a natureza.
O encontro contou com a presença do prefeito Hildécio Meireles, vereadores Diego Meireles, Sérgio das Alves e secretários municipais, além da comunidade, pequenos agricultores, pescadores, marisqueiras, representantes de instituições e estudantes do 1º Ano do Curso Técnico de Meio Ambiente da Escola Estadual Cândido Meireles (Cecame Cairu-Sede), que participaram ativamente das atividades propostas.
Para a secretária municipal da Pesca e Agricultura, Ioná Manuela Santana, o encontro representou um passo significativo na formulação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, unindo ciência, tradição e participação social. “Esse é um momento de escuta e de aprendizado, que ajuda a gente daqui de Cairu a avançar de forma sustentável, cuidando das pessoas, do nosso sustento e do nosso território”, destacou.
Com a realização da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, o município de Cairu reafirma seu compromisso em incentivar iniciativas que respeitam o meio ambiente, fortalecem a agricultura familiar e promovem um desenvolvimento equilibrado, em harmonia com a riqueza natural e cultural do arquipélago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário