O município de Nilo Peçanha sediou, nesta quarta-feira (17), uma reunião estratégica para discutir obras de infraestrutura no âmbito do programa Pró-Rodovias, que tem como parceiros a Prefeitura, o Governo do Estado e o Banco Mundial. O encontro contou com a presença de técnicos da SEINFRA, do Consórcio Contornos, secretários municipais e da prefeita Jacqueline Soares.
Entre os principais temas esteve o impacto futuro da Ponte Salvador-Itaparica, cuja construção está prevista para junho de 2026 e deve beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas. O projeto inclui ainda a duplicação da BA-001 e novos acessos viários, obras que terão reflexos diretos em Nilo Peçanha e em outros municípios do Baixo Sul.
Para garantir que os avanços em mobilidade caminhem junto à preservação ambiental, Prefeitura e Governo do Estado iniciaram um trabalho conjunto de mapeamento da Mata Atlântica, comunidades tradicionais, fauna, flora e áreas de possível novo traçado viário.
Durante a reunião, técnicos debateram expectativas, preocupações e sugestões diante das transformações previstas. Entre os pontos centrais, destacaram-se os desafios de minimizar impactos ambientais, assegurar inclusão social e potencializar o desenvolvimento econômico.
A prefeita Jacqueline Soares ressaltou a relevância do momento: “É um sonho da gestão pública, porque esse contorno faz parte de um processo de avaliação do desenvolvimento urbano de Nilo Peçanha, que também trará impactos econômicos e sociais importantes. Estamos aqui, em parceria com a SEINFRA, com o Consórcio Contornos e com o apoio do Banco Mundial, construindo essa nova realidade, esse novo esperançar para Nilo Peçanha”.
A engenheira civil da SEINFRA, Regina Bergemann, coordenadora socioambiental do programa Pró-Rodovias, explicou que o programa Pró-Rodovias prevê a elaboração e execução de projetos de contorno em sete municípios ao longo da BA-001, incluindo Nilo Peçanha. “O que estamos fazendo aqui é dialogar com a Prefeitura e suas lideranças para ouvir sugestões e contribuições sobre os traçados apresentados. Esse processo já é uma etapa de antecipação aos impactos futuros que virão com a construção da ponte e com o desenvolvimento econômico da região do Baixo Sul”, pontuou.
O geólogo Leandro Camargo, do Consórcio Contornos, reforçou o caráter estratégico da iniciativa: “Estamos estudando a melhor alternativa de contorno viário para o município de Nilo Peçanha. Esses estudos envolvem aspectos de engenharia, ambientais e sociais. Neste momento, discutimos com a gestão municipal as implicações da implantação desse contorno, as interferências que pode gerar, as perspectivas que se abrem para o município e as questões ambientais relevantes que precisam ser consideradas”.
Segundo ele, esta é também uma oportunidade para a Prefeitura participar ativamente. “É um momento em que o município pode conhecer o estágio atual dos projetos e contribuir antes que avancem para a fase de projeto básico. Estamos em uma agenda de visitas a diversos municípios do Baixo Sul, ouvindo cada um individualmente e considerando suas especificidades”, concluiu.
Ascom PMNPeçanha - Fotos: Marcelo Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário