A ação reuniu especialistas, a comunidade e estudantes de uma escola da rede pública para discutir e agir em prol da preservação ambiental da localidade.
O dia foi marcado por um mutirão de limpeza que focou na recuperação de uma área de preservação permanente que vinha sendo utilizada para descarte irregular de lixo e entulho. Além do trabalho prático, foram debatidos temas como a recuperação do mangue e o planejamento de futuras trilhas turísticas sustentáveis.
Ao final, os próprios alunos produziram e instalaram placas artesanais com mensagens de conscientização para moradores e visitantes.
Ana Carla, Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA, explicou que a ação é parte de um esforço contínuo. “Este mutirão é o resultado de um trabalho que já dura três anos, unindo poder público, setor empresarial e sociedade civil pela conservação de Guaibim.
Com a limpeza e a instalação das placas, buscamos conscientizar a população sobre a importância de proteger esses espaços, que são de preservação permanente”, afirmou.
Representando a Defesa Civil, a engenheira Thárcila Brito destacou o caráter preventivo da iniciativa. “A Defesa Civil se une a esta importante ação conjunta, focando em nosso trabalho de prevenção. Estamos aqui para colaborar com a limpeza e, principalmente, para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de controlarmos a poluição em nossas praias e preservarmos o nosso meio ambiente”, disse.
A bióloga Gabriela Magalhães, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ressaltou o foco na educação. “Nossa intenção foi ir além de um simples mutirão. Quisemos criar um momento de conscientização envolvendo principalmente os jovens. O objetivo é gerar um diálogo contínuo sobre a importância social, econômica e ambiental de Guaibim, incentivando todos a valorizar e conservar este patrimônio”, concluiu.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário