Por Livia Veiga
No dia 8 de outubro, o primeiro cruzeiro marítimo irá atracar em Salvador, dando início à temporada 2025/2026, que se estenderá até abril do próximo ano. Segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), a Autoridade Portuária da Bahia, responsável pela administração de três portos públicos do estado, a expectativa é de chegada de 76 navios, sendo 58 navios em Salvador e 18 em Ilhéus.
Como destaca José Demétrius, diretor Empresarial e de Relação com o Mercado da CODEBA, “os portos baianos são destinos fortes de turismo e infraestrutura de atracação”. “Nós temos duas cidades que são os berços culturais e sociais da civilização brasileira: Salvador, com toda a sua historicidade e cultura; e Ilhéus, com tudo que os escritos de Jorge Amado já mostraram.
Além disso, Salvador é o único porto do Brasil onde o turista desce do navio e pode ir a pé para os principais pontos turísticos”, pontua.
Ainda segundo ele, a atratividade vai além dessa proximidade do porto com o centro histórico e com vários pontos turísticos. “Juntamente com as forças integradas da Autoridade Federal Portuária da Bahia, da Prefeitura, do Estado e toda a organização que se tem para proporcionar a melhor experiência para os turistas, tornam este um ponto extremamente atrativo”, completa Demétrius.
A primeira embarcação desta temporada será a Scenic Eclipse, da STAR SHIP, que irá atracar, na manhã do dia 8, em Salvador, com 228 passageiros que embarcaram em Recife (PE), com destino a Abrolhos. No dia 21 de outubro será a vez do MSC Preziosa, que terá uma parada na capital baiana com 4.345 passageiros a bordo, navio que tem como origem Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, com Ilhéus como destino.
De acordo com dados disponíveis no portal da CODEBA, 192.591 passageiros chegarão ao porto de Salvador até o dia 29 de abril do próximo ano, a bordo de cruzeiros. A última embarcação prevista para passar pela cidade é a Costa Diadema, que chegará de Santos (SP) com 4.947 passageiros e partirá para Maceió (AL).
Na temporada 2024/2025, a capital baiana recebeu 61 escalas e mais de 230 mil visitantes de todo o mundo. Em toda a Bahia, a estimativa do governo do estado foi de 82 embarcações atracadas nos portos de Salvador e Ilhéus, além das operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu.
Conforme dados do Ministério do turismo, em 2023/2024, a temporada de cruzeiros marítimos injetou mais de R$ 5 bilhões na economia nacional e gerou mais de 80 mil empregos. Com registro de cerca de 300 mil visitantes na Bahia, no último ciclo, a atividade leva cruzeiristas não só à capital, mas a destinos como Morro de São Paulo, Trancoso e Abrolhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário