Por Mateus Soares
O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) afirmou que pretende atrair mais deputados, caciques e lideranças políticas atualmente ligados à base do governo do Estado para o campo da oposição. A declaração ocorre após os deputados estaduais Nelson Leal (PP) e Cafu Barreto (PSD) anunciarem apoio ao ex-gestor municipal na disputa eleitoral de 2026.
Em entrevista ao Bahia Notícias, Neto disse que há tratativas em andamento com novos nomes da base governista que demonstrariam interesse em migrar para o grupo oposicionista. “Sim, estamos conversando com muita gente, deputados, prefeitos, ex-prefeitos. Existe um sentimento hoje crescente na Bahia de mudança. As pessoas deixam hoje essa expressão clara.
O coração das pessoas está dizendo que a gente quer mudança. Então, isso impacta nos políticos. Isso faz com que deputados da base do governo comecem a conversar conosco. Isso faz com que lideranças da base de Jerônimo queiram falar conosco”, disse.
Segundo ACM Neto, o movimento de afastamento de lideranças do governo petista estaria relacionado à frustração com promessas que não teriam sido cumpridas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Isso se soma a uma certa frustração do lado de lá, porque foram muitas promessas não cumpridas", afirmou.
"Jerônimo tentando cooptar pessoas nossas, abriu o seu saco de promessas e foi para a estratosfera. Isso trouxe uma chateação para a base dele, porque a turma estava aqui comigo e ele em cima prometendo.
Ele não consegue cumprir nem com os que ele tentou trazer para o nosso lado, nem com os deles. Acho que é um sentimento de insatisfação política grande que reflete também no sentimento de mudança dos baianos”, acrescentou Neto.
Nelson Leal, que passou a coordenar a campanha de ACM Neto para 2026, e Cafu Barreto deixaram oficialmente a base do governo Jerônimo Rodrigues no mês de novembro. A articulação liderada pelo ex-prefeito soteropolitano integra uma estratégia para ampliar sua presença política no interior da Bahia, região onde o atual governador obteve ampla vantagem na eleição ao Palácio de Ondina em 2022.
Com a migração, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), protocolou um ofício solicitando a retirada dos deputados da vice-liderança da bancada governista. Sem a dupla, agora a vice-liderança fica ocupada por: Adolfo Menezes (PSD), Bobô (PCdoB), Cláudia Oliveira (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Marcone Amaral (PSD), Matheus Ferreira (MDB) e Roberto Carlos (PV).
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário