Os terminais hidroviários de Morro de São Paulo e Gamboa do Morro, no município de Cairu, passam por importantes obras de recuperação estrutural. Considerados portais de entrada estratégicos para moradores e turistas da Costa do Dendê, os equipamentos recebem investimento total de R$ 8,8 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra).
Em Morro de São Paulo, as obras já atingiram 65% de execução. No momento, estão sendo realizadas intervenções nas vigas, lajes de sustentação e escadas do cais, etapas fundamentais para garantir mais segurança e durabilidade ao atracadouro.
Inicialmente prevista para o segundo semestre de 2025, a conclusão foi reprogramada para o primeiro semestre de 2026, após reunião entre a Seinfra, a empresa responsável pela obra e a Prefeitura de Cairu.
A decisão levou em conta o intenso fluxo de visitantes durante o verão. Mesmo com as intervenções, o terminal segue operando normalmente.
Já no terminal de Gamboa do Morro, as obras estão ainda mais avançadas, com 76% dos serviços concluídos. No local, estão sendo recuperados blocos de estaca, vigas, lajes de sustentação e escadas, com previsão de entrega também até junho de 2026.
Segundo o secretário de Infraestrutura do Estado, Saulo Pontes, os investimentos refletem o compromisso do Governo da Bahia com a mobilidade e o desenvolvimento regional. Desde janeiro de 2023, o Estado já destinou mais de R$ 67 milhões para obras em atracadouros baianos. Entre eles, está o terminal de Taperoá, cuja requalificação tem previsão de conclusão para janeiro de 2026.
As melhorias fortalecem a infraestrutura hidroviária, ampliam a segurança das operações e garantem mais conforto para moradores, trabalhadores e turistas que utilizam diariamente os terminais da região. Fonte: Ascom/Seinfra
Nenhum comentário:
Postar um comentário