terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Cairu celebra fé, tradição e cultura no ciclo festivo do Reinado de São Benedito

 

Cairu viveu um dos períodos mais simbólicos do seu calendário cultural e religioso, com a realização do ciclo festivo do Reinado de São Benedito, manifestação secular que expressa a fé, a ancestralidade e a identidade do povo cairuense.
A programação teve início no dia 08 de dezembro, com a subida da bandeira de São Benedito, passou pelo dia do padroeiro (26/12) e encerrou o ciclo festivo entre os dias 9 e 13 de janeiro, com a culminância no último domingo (11), com a troca da coroa e a descida da bandeira.

A programação geral beirou à eloquência, com as tradicionais missas solenes, procissões, cortejos do Reinado, Congos, Chegança, Taieiras, Dandoca, Terno de Reis e Barquinha, expressões culturais que mantêm viva tão importante herança imaterial.

Paralelo às celebrações culturais e religiosas, a Festa de Cairu também ganhou um grande palco de encontros musicais, na Arena Cajazeira. 

No sábado (10) e domingo (11), DJ Gabriel Moral, Nea Anjos, Rock Salles, Robyssão, Jeff Torres e Netto Brito encheram a cidade de alegria e muita animação, num excelente evento realizado pela Prefeitura, através das Secretarias da Cultura e do Turismo, com apoio do Governo do Estado, através da Sufotur.

Mais do que uma festa, o Reinado de São Benedito reafirmou a força da tradição, da fé e da cultura que atravessam gerações e seguem fortalecendo a identidade do município-arquipélago de Cairu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.