terça-feira, 23 de junho de 2026

Tragédia na BA-887: Motociclista morre após colisão frontal com ônibus entre Valença e Guaibim

 

Um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (23), na rodovia BA-887, trecho que liga a Praia de Guaibim ao município de Valença. A colisão envolveu uma motocicleta e um ônibus, resultando na morte do motociclista.

De acordo com relatos de pessoas que estavam no ônibus, o motociclista teria perdido o controle da moto, invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o veículo de transporte coletivo.

Com a força do impacto, o motociclista foi arremessado para fora da pista. O ônibus também perdeu o controle, saiu da rodovia e parou em uma área de matagal às margens da estrada.

O condutor da motocicleta não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

Até o momento, o estado de saúde dos ocupantes do ônibus não foi divulgado oficialmente. No entanto, imagens que circulam nas redes sociais indicam que os passageiros e demais envolvidos não sofreram ferimentos graves.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes, que deverão apurar as causas da tragédia

Quarto dia de São João nos bairros leva muito forró e alegria aos bairros do Novo Horizonte e Tento

 
O fôlego do São João nos bairros parece não ter fim, e a noite desta segunda-feira (22) provou que a festa já caiu de vez no gosto do povo. Em seu quarto dia de programação, a iniciativa levou o melhor do arrasta-pé e da cultura nordestina para as comunidades do Novo Horizonte e do Tento, transformando as localidades em verdadeiros palcos de celebração, com praças cheias, economia aquecida e vizinhança reunida para curtir o clima junino.
O secretário de cultura, David Terra, destacou o balanço positivo das atividades e a excelente receptividade da população nos polos festivos. "Estamos conseguindo cumprir nossa meta de descentralizar a cultura e levar o espírito do São João para dentro das comunidades, movimentando o comércio local e proporcionando momentos de lazer acessíveis, com muita organização e respeito à tradição valenciana", disse.
A comunidade do Novo Horizonte viveu uma noite especial marcada pela valorização das raízes regionais com a apresentação do tradicional Boi Bumbá, que abriu os caminhos com muita cor e musicalidade. Logo em seguida, o público dançou colado ao som de K-Delícia, DJ Reinan, Sintonia Vip e a banda Forró Encosta Neu, fechando a programação do bairro em grande estilo com o carisma de Arnaldinho Neto.
Já no bairro do Tento, o espetáculo ficou por conta da Quadrilha Payakan, que encantou as famílias com figurinos impecáveis e coreografias que contam a história do nosso Nordeste. Para embalar a noite dos apaixonados e dos forrozeiros, o palco local recebeu o balanço de Clarinha a Novinha, os sucessos de Cadu Andrade e o ritmo contagiante da banda Licor de Cacau.
Para que as famílias, crianças e idosos pudessem aproveitar cada minuto da noite sem preocupações, um forte esquema de segurança garantiu a paz nos locais. A Guarda Civil Municipal trabalhou em sintonia com os profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar no monitoramento dos acessos, que contaram também com equipes de saúde e ambulâncias prontas para qualquer suporte rápido, assegurando um evento totalmente pacífico.
A programação junina ganha ainda mais fôlego nesta terça-feira (23). Celebrando a véspera de São João, o circuito nos bairros promete agitar o município com uma maratona de muito arrasta-pé, cultura e integração. Tem
forró garantido no Calçadão, no distrito de Guaibim, Areal, Urbis e Orobó. Prepare o seu traje caipira, junte a sua família e venha celebrar a com a gente!
Secretaria de Comunicação | SECOM 
Prefeitura Municipal de Valença

domingo, 21 de junho de 2026

Aliado de ACM Neto chama prefeito de “afrodescendente pobre”, “analfabeto” e pede voto para ex-prefeito de Salvador

 

Aliado de ACM Neto, o ex-prefeito de Sapeaçu, Dr. George, publicou um vídeo nas redes sociais com ataques de teor preconceituoso, elitista e ofensivo contra o atual prefeito do município, Ramon Sena. Na gravação, o ex-gestor tenta desqualificar Ramon pela origem social e pela condição econômica, enquanto defende voto no ex-prefeito de Salvador.

“Afrodescendente pobre que não tinha dinheiro nem para botar gasolina no carro […] Você é analfabeto mesmo. Você é incapaz. Tenha coragem e renuncie, porque você não tem condição de ser prefeito em lugar nenhum. Você só sabe fazer propaganda, seu molequinho”, afirmou Dr. George.

O ataque expõe o nível de agressividade de um aliado de ACM Neto contra um prefeito eleito pelo povo de Sapeaçu. Ao recorrer a ofensas pessoais, humilhações públicas e ataques à origem social do adversário, o ex-prefeito deixa de fazer debate político e parte para uma tentativa de constrangimento pessoal.

No mesmo vídeo, após atacar Ramon Sena, Dr. George encerra a gravação pedindo votos para ACM Neto. “Está na hora de vocês darem a resposta com ACM Neto na cabeça”, disse o ex-gestor.

São João nos Bairros aquece comércio local e leva forró e alegria as comunidades

 

O circuito do São João nos Bairros seguiu movimentando a economia e fortalecendo a cultura popular de Valença na noite deste sábado (20), com programação concentrada no bairro da Lapa e expansão do arrasta-pé para outras localidades do município. 

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Valença por meio da Secretaria de Cultura, reforça a proposta de descentralizar o acesso ao lazer, aproximar as tradições juninas das famílias e fomentar a geração de emprego e renda dentro das próprias comunidades.

Na Lapa, o público acompanhou uma programação diversificada, marcada pela valorização das manifestações culturais e dos ritmos nordestinos. A abertura ficou por conta do tradicional Boi Fortaleza, seguida pelas apresentações de Wellington da Guitarra e da banda No Detalhe. Encerrando a noite, as bandas Forró Sem Fole e Maurício Oliveira comandaram o arrasta-pé, garantindo animação e grande participação popular.

O impacto positivo do evento foi comemorado pelos trabalhadores autônomos que atuaram no entorno da festa. A baiana de acarajé Dona Ninha, proprietária do Acarajé da Ninha, destacou os benefícios da realização das festividades nos bairros.

“Essas festas nos bairros ajudam muito os comerciantes locais, porque trazem o movimento direto para a nossa porta, permitindo que a gente venda bem e garanta uma renda extra importante trabalhando perto de casa”, disse.

Além da Lapa, o São João também animou outros pontos do município. No bairro da Bolívia, o público prestigiou o Boi Ventania e os shows de Xote do Bregueiro, Mendyolla, Léo Oliveira e da banda A Patroa. Já no distrito de Serra Grande, o forró ficou por conta de Neyanne Ché, Us Mininus de Ontem, Van Love e Letícia Ranelly, demonstrando a força da programação em alcançar todo o território valenciano.

Para garantir a segurança e o bem-estar de moradores e visitantes, a Prefeitura montou uma estrutura integrada de apoio nos circuitos, com atuação do DMTRAN, patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal, apoio da Polícia Militar nas vias de acesso, além de equipes de saúde e ambulâncias de plantão para atendimentos emergenciais.

A programação do São João nos Bairros continua neste domingo (21), levando muita música, animação e tradição junina para Cajaíba e Jambeiro, além das apresentações das quadrilhas PAYAKAN e Explosão Junina, a partir das 18h, na Praça da República. Reúna a família, chame os amigos e venha curtir mais uma grande noite de São João em Valença.

Secretaria de Comunicação |SECOM 

Prefeitura Municipal de Valença

Prefeito de Senhor do Bonfim exalta ACM Neto e reafirma apoio: “Eu tenho lado, eu tenho governador, é ACM Neto”

 

O prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior (União Brasil), reforçou neste sábado (20), seu apoio ao ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), que foi ao município para participar dos festejos de São João. 
Em discurso, o gestor municipal destacou a relação de amizade com Neto, relembrou o apoio recebido durante sua trajetória política e reafirmou seu alinhamento ao líder da oposição na Bahia.

Laércio Júnior ressaltou que mantém diálogo institucional com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em defesa dos interesses de Senhor do Bonfim, mas afirmou que acredita que o município poderia ter conquistado ainda mais avanços com ACM Neto.

“Se eu tivesse um governador que chamo de amigo, um governador que realmente pudesse dizer ‘estamos juntos’, que esteve ao nosso lado quando me lancei candidato a prefeito, eu não tenho dúvida nenhuma de que teria conseguido muito mais para Senhor do Bonfim”, declarou.

Laércio reforçou que mantém lado político definido e demonstrou confiança em uma futura parceria administrativa com ACM Neto. Segundo ele, os dois últimos anos de seu mandato poderão ser marcados por ainda mais investimentos e realizações para a cidade.

“Deus vai me permitir ter o governador ao meu lado, ter Neto ao meu lado. Vou recepcionar (o governador Jerônimo) como prefeito desta cidade, porque política se faz com respeito. Agora eu posso dizer a vocês: eu tenho linha, eu tenho lado, eu tenho governador, é ACM Neto”, afirmou.

sábado, 20 de junho de 2026

Travessia Salvador-Mar Grande permanece suspensa devido ao mau tempo

 

A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande, no município de Vera Cruz, continua suspensa neste sábado (20) devido às condições adversas de navegação na Baía de Todos-os-Santos.

De acordo com informações do sistema de transporte, a interrupção do serviço foi mantida por causa dos ventos fortes e do mar agitado registrados na região. A medida segue recomendações das autoridades marítimas e tem como objetivo garantir a segurança de passageiros e tripulantes.

A suspensão afeta centenas de usuários que utilizam diariamente as embarcações para o deslocamento entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica, especialmente durante o período de São João, quando o fluxo de passageiros costuma aumentar.

As condições climáticas e marítimas seguem sendo monitoradas, e a retomada das operações dependerá da melhora do tempo e da autorização dos órgãos responsáveis pela navegação.

Até o momento, não há previsão oficial para o retorno da travessia.

Polícia Federal apura invasão ao sistema da Defesa Civil após alerta falso

 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que acionará a Polícia Federal (PF) para investigar uma suspeita de invasão ao sistema da Defesa Civil Nacional, responsável pelo envio de alertas de emergência. O caso ocorreu entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada deste sábado (20), quando moradores de sete estados brasileiros receberam uma notificação falsa com a palavra "misantropia".

Segundo o ministério, a plataforma Defesa Civil Alerta teria sido alvo de um provável ataque hacker, permitindo que uma pessoa sem vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil realizasse o disparo remoto da mensagem. Como medida de segurança, o sistema foi retirado do ar por volta da 1h30 deste sábado.

O alerta foi recebido por moradores de cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Campo Grande. O sistema é utilizado para avisar a população sobre situações de risco, como chuvas intensas, deslizamentos e outros desastres naturais, enviando notificações em formato de pop-up acompanhadas de alerta sonoro.

A mensagem chamou a atenção por conter apenas a palavra "misantropia", termo que significa aversão ou rejeição à humanidade, sem qualquer relação com emergências climáticas. No Rio de Janeiro, usuários também relataram o recebimento de mensagens de texto com conteúdo desconexo e erros de escrita, o que reforçou a suspeita de invasão da plataforma.

Em nota, o MIDR informou que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) adotará todas as medidas necessárias para restabelecer o funcionamento do sistema somente após a garantia de que a segurança da plataforma foi totalmente restabelecida. Além da investigação da Polícia Federal, o ministério apura as circunstâncias da invasão e trabalha para evitar novos disparos indevidos.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Bahia se prepara para temporada de avistamento de baleias-jubarte

 

Entre os meses de julho e outubro, a Bahia recebe a temporada de avistamento de baleias-jubarte, uma das experiências turísticas mais procuradas do litoral baiano. Conhecida internacionalmente como whale watching, a atividade vem crescendo a cada ano, impulsionada pelo interesse crescente por vivências ligadas à natureza e ao turismo sustentável.

Diversos destinos baianos oferecem passeios embarcados acompanhados por guias especializados, proporcionando uma experiência segura e educativa. Durante os trajetos, os visitantes podem observar comportamentos característicos das jubartes, como saltos, batidas de nadadeiras e até a presença de mães acompanhadas de seus filhotes recém-nascidos.

Com o objetivo de qualificar ainda mais o setor para a temporada, a Marinha do Brasil, a Barco Show Eventos, o Projeto Baleia Jubarte e a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promoveram cursos voltados ao desenvolvimento sustentável da atividade e ao aprimoramento da experiência oferecida aos turistas. Operadores náuticos, empresários, guias credenciados e gestores públicos podem participar das capacitações.

Os treinamentos já passaram por Salvador, Caravelas, Porto Seguro e Itacaré, abordando temas como biologia das baleias, segurança na navegação e preservação ambiental. Nesta quinta-feira (18), a qualificação acontece no Vilage Paraíso Tropical, em Morro de São Paulo. Já na sexta-feira (19), será realizada no Espaço Baleia Jubarte, em Praia do Forte.

“O curso tem um conteúdo bastante amplo. Além das questões técnicas, biológicas e de segurança, também buscamos desmistificar o medo que algumas pessoas têm do mar, mostrando como as operadoras podem utilizar previsões climáticas para oferecer experiências mais seguras”, explica o coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans.

Durante esse período, as baleias-jubarte percorrem mais de 4 mil quilômetros desde as águas geladas da Antártica até o litoral da Bahia, onde encontram condições ideais para reprodução e nascimento dos filhotes. Os animais podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas.

Ao longo da temporada, a presença das jubartes nas águas baianas encanta moradores e turistas com seus saltos, batidas de cauda e vocalizações que ecoam pelo mar, transformando o litoral do estado em um dos principais destinos brasileiros para observação desses gigantes dos oceanos.

.

.