quinta-feira, 25 de junho de 2026

São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

A Operação São João 2026 contabiliza 45 foragidos da Justiça alcançados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública e redução dos acidentes nas rodovias estaduais. 

O balanço parcial foi encerrado na madrugada desta quinta-feira (25). O emprego das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) garantiu a ampliação da cobertura de câmeras. Os 13 novos veículos, que possuem nove câmeras embarcadas, auxiliaram na captura de criminosos em 24 municípios da Bahia.

Os procurados foram presos nas cidades de Amargosa, Barra, Camaçari, Campo Formoso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Gandu, Glória, Itaberaba, Itapé, Itororó, Jandaíra, Jequié, Laje, Mata de São João, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, São Domingos, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Teofilândia e Vitória da Conquista. Os foragidos respondem a processos por homicídio, estupro, receptação, tráfico de drogas, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.

Ao longo do período do São João, equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária registraram uma queda de 50% nos números de acidentes sem vítima. No período, blitz itinerantes, verificações de documentos, testes de bafômetros e inspeções veiculares foram realizadas nas estradas de maneira constante pelos policiais. Houve ainda um aumento de 75% nos flagrantes e de 33% na recuperação dos veículos com restrição de furto ou roubo, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Prefeitura realiza fiscalização e notifica proprietários de veículos abandonados em vias públicas de Valença

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realizou uma fiscalização intensiva nesta quinta-feira (25) para identificar e notificar proprietários de veículos abandonados nas vias públicas do município. 
A iniciativa visa desobstruir as ruas, melhorar a mobilidade urbana e eliminar potenciais focos de proliferação de insetos transmissores de doenças e esconderijos de materiais ilícitos, garantindo o ordenamento urbano e o bem-estar dos cidadãos.

Durante o mapeamento dos pontos críticos, as equipes de fiscalização vistoriaram automóveis em avançado estado de deterioração, muitos deles com vidros quebrados, pneus murchos e acúmulo de mato-alto ao redor. Os proprietários identificados receberam notificações formais estipulando o prazo de 72h para a remoção voluntária dos bens, sob pena de recolhimento dos veículos para o pátio municipal e aplicação das penalidades administrativas e multas previstas na legislação vigente.

A participação ativa da comunidade é considerada peça fundamental para o sucesso contínuo do monitoramento e manutenção da ordem nos bairros. Os moradores que identificarem carros, carcaças ou motocicletas abandonadas em situação de abandono prolongado em suas ruas podem realizar denúncias anônimas através do canal oficial de atendimento. A população deve registrar a ocorrência ligando gratuitamente para o número 0800 071 4346, informando a localização exata do veículo.

O secretário da pasta reforçou o caráter preventivo da fiscalização e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida nos espaços coletivos. O secretário da SEMOP, Raell Costa, afirmou que essa ação é fundamental para devolver a fluidez às nossas vias e eliminar riscos iminentes à saúde e à segurança da nossa população. "Não estamos aqui apenas para punir, mas para conscientizar o cidadão de que o espaço público pertence a todos e não pode ser utilizado como depósito de sucata", finalizou.

Secretaria de Comunicação |SECOM

Prefeitura Municipal de Valença

“Tu vens, tu vens...” Prefeitura de Nilo Peçanha aumenta expectativa para o São Pedro 2026

A Prefeitura de Nilo Peçanha movimentou as redes sociais e despertou a curiosidade da população ao publicar a mensagem: “Tu vens, tu vens... eu já escuto os teus sinais...”, fazendo referência à proximidade do tradicional São Pedro do município.

A publicação rapidamente chamou a atenção dos moradores e visitantes que acompanham a preparação para uma das festas mais aguardadas da região. Para quem conhece a história do evento, a frase é um sinal de que a contagem regressiva para o São Pedro já começou.

Ao longo dos anos, a festa se consolidou como um dos principais eventos culturais da cidade, reunindo milhares de pessoas em celebrações marcadas por música, tradição, cultura popular e grandes encontros.

Com a divulgação da mensagem, cresce também a expectativa em torno do anúncio oficial da programação. Nas redes sociais, moradores já demonstram ansiedade para conhecer a grade de atrações que irá animar os festejos deste ano.

Enquanto a programação não é divulgada, os sinais já estão no ar e reforçam que mais um capítulo da história do São Pedro de Nilo Peçanha está prestes a ser escrito, mantendo viva uma tradição que faz parte da identidade cultural do município.

Ferry-Boat opera com demanda crescente durante retorno dos festejos juninos


A movimentação no sistema Ferry-Boat começou a aumentar nesta quinta-feira (25) com os baianos e turistas, que visitaram parentes e amigos nas casas do interior, voltando para a capital baiana e retornando aos poucos à vida normal após o São João. De acordo com o Filômetro, plataforma que monitora o tempo de espera nas filas, a situação no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, é moderada, com motoristas aguardando entre 2 e 3 horas para embarque.

Para quem sai de Salvador em direção à Ilha, o movimento segue tranquilo, com tempo médio de espera de cerca de uma hora. A Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa que administra o sistema Ferry-Boat, informou que o serviço funciona de segunda a sábado, das 5h às 23h30. Aos domingos e feriados, a operação ocorre das 6h às 23h30.

Entre os dias 17 e 30 de junho, o sistema opera em esquema especial de São João. Além dos horários regulares, viagens extras podem ser realizadas de acordo com o aumento da demanda e a disponibilidade das embarcações, respeitando a programação de manutenção preventiva e corretiva

terça-feira, 23 de junho de 2026

Tragédia na BA-887: Motociclista morre após colisão frontal com ônibus entre Valença e Guaibim

 

Um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (23), na rodovia BA-887, trecho que liga a Praia de Guaibim ao município de Valença. A colisão envolveu uma motocicleta e um ônibus, resultando na morte do motociclista.

De acordo com relatos de pessoas que estavam no ônibus, o motociclista teria perdido o controle da moto, invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o veículo de transporte coletivo.

Com a força do impacto, o motociclista foi arremessado para fora da pista. O ônibus também perdeu o controle, saiu da rodovia e parou em uma área de matagal às margens da estrada.

O condutor da motocicleta não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

Até o momento, o estado de saúde dos ocupantes do ônibus não foi divulgado oficialmente. No entanto, imagens que circulam nas redes sociais indicam que os passageiros e demais envolvidos não sofreram ferimentos graves.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes, que deverão apurar as causas da tragédia

Quarto dia de São João nos bairros leva muito forró e alegria aos bairros do Novo Horizonte e Tento

 O fôlego do São João nos bairros parece não ter fim, e a noite desta segunda-feira (22) provou que a festa já caiu de vez no gosto do povo. Em seu quarto dia de programação, a iniciativa levou o melhor do arrasta-pé e da cultura nordestina para as comunidades do Novo Horizonte e do Tento, transformando as localidades em verdadeiros palcos de celebração, com praças cheias, economia aquecida e vizinhança reunida para curtir o clima junino.

O secretário de cultura, David Terra, destacou o balanço positivo das atividades e a excelente receptividade da população nos polos festivos. "Estamos conseguindo cumprir nossa meta de descentralizar a cultura e levar o espírito do São João para dentro das comunidades, movimentando o comércio local e proporcionando momentos de lazer acessíveis, com muita organização e respeito à tradição valenciana", disse.
A comunidade do Novo Horizonte viveu uma noite especial marcada pela valorização das raízes regionais com a apresentação do tradicional Boi Bumbá, que abriu os caminhos com muita cor e musicalidade. Logo em seguida, o público dançou colado ao som de K-Delícia, DJ Reinan, Sintonia Vip e a banda Forró Encosta Neu, fechando a programação do bairro em grande estilo com o carisma de Arnaldinho Neto.
Já no bairro do Tento, o espetáculo ficou por conta da Quadrilha Payakan, que encantou as famílias com figurinos impecáveis e coreografias que contam a história do nosso Nordeste. Para embalar a noite dos apaixonados e dos forrozeiros, o palco local recebeu o balanço de Clarinha a Novinha, os sucessos de Cadu Andrade e o ritmo contagiante da banda Licor de Cacau.
Para que as famílias, crianças e idosos pudessem aproveitar cada minuto da noite sem preocupações, um forte esquema de segurança garantiu a paz nos locais. A Guarda Civil Municipal trabalhou em sintonia com os profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar no monitoramento dos acessos, que contaram também com equipes de saúde e ambulâncias prontas para qualquer suporte rápido, assegurando um evento totalmente pacífico.
A programação junina ganha ainda mais fôlego nesta terça-feira (23). Celebrando a véspera de São João, o circuito nos bairros promete agitar o município com uma maratona de muito arrasta-pé, cultura e integração. Tem
forró garantido no Calçadão, no distrito de Guaibim, Areal, Urbis e Orobó. Prepare o seu traje caipira, junte a sua família e venha celebrar a com a gente!
Secretaria de Comunicação | SECOM 
Prefeitura Municipal de Valença

domingo, 21 de junho de 2026

Aliado de ACM Neto chama prefeito de “afrodescendente pobre”, “analfabeto” e pede voto para ex-prefeito de Salvador

 

Aliado de ACM Neto, o ex-prefeito de Sapeaçu, Dr. George, publicou um vídeo nas redes sociais com ataques de teor preconceituoso, elitista e ofensivo contra o atual prefeito do município, Ramon Sena. Na gravação, o ex-gestor tenta desqualificar Ramon pela origem social e pela condição econômica, enquanto defende voto no ex-prefeito de Salvador.

“Afrodescendente pobre que não tinha dinheiro nem para botar gasolina no carro […] Você é analfabeto mesmo. Você é incapaz. Tenha coragem e renuncie, porque você não tem condição de ser prefeito em lugar nenhum. Você só sabe fazer propaganda, seu molequinho”, afirmou Dr. George.

O ataque expõe o nível de agressividade de um aliado de ACM Neto contra um prefeito eleito pelo povo de Sapeaçu. Ao recorrer a ofensas pessoais, humilhações públicas e ataques à origem social do adversário, o ex-prefeito deixa de fazer debate político e parte para uma tentativa de constrangimento pessoal.

No mesmo vídeo, após atacar Ramon Sena, Dr. George encerra a gravação pedindo votos para ACM Neto. “Está na hora de vocês darem a resposta com ACM Neto na cabeça”, disse o ex-gestor.

São João nos Bairros aquece comércio local e leva forró e alegria as comunidades

 

O circuito do São João nos Bairros seguiu movimentando a economia e fortalecendo a cultura popular de Valença na noite deste sábado (20), com programação concentrada no bairro da Lapa e expansão do arrasta-pé para outras localidades do município. 

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Valença por meio da Secretaria de Cultura, reforça a proposta de descentralizar o acesso ao lazer, aproximar as tradições juninas das famílias e fomentar a geração de emprego e renda dentro das próprias comunidades.

Na Lapa, o público acompanhou uma programação diversificada, marcada pela valorização das manifestações culturais e dos ritmos nordestinos. A abertura ficou por conta do tradicional Boi Fortaleza, seguida pelas apresentações de Wellington da Guitarra e da banda No Detalhe. Encerrando a noite, as bandas Forró Sem Fole e Maurício Oliveira comandaram o arrasta-pé, garantindo animação e grande participação popular.

O impacto positivo do evento foi comemorado pelos trabalhadores autônomos que atuaram no entorno da festa. A baiana de acarajé Dona Ninha, proprietária do Acarajé da Ninha, destacou os benefícios da realização das festividades nos bairros.

“Essas festas nos bairros ajudam muito os comerciantes locais, porque trazem o movimento direto para a nossa porta, permitindo que a gente venda bem e garanta uma renda extra importante trabalhando perto de casa”, disse.

Além da Lapa, o São João também animou outros pontos do município. No bairro da Bolívia, o público prestigiou o Boi Ventania e os shows de Xote do Bregueiro, Mendyolla, Léo Oliveira e da banda A Patroa. Já no distrito de Serra Grande, o forró ficou por conta de Neyanne Ché, Us Mininus de Ontem, Van Love e Letícia Ranelly, demonstrando a força da programação em alcançar todo o território valenciano.

Para garantir a segurança e o bem-estar de moradores e visitantes, a Prefeitura montou uma estrutura integrada de apoio nos circuitos, com atuação do DMTRAN, patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal, apoio da Polícia Militar nas vias de acesso, além de equipes de saúde e ambulâncias de plantão para atendimentos emergenciais.

A programação do São João nos Bairros continua neste domingo (21), levando muita música, animação e tradição junina para Cajaíba e Jambeiro, além das apresentações das quadrilhas PAYAKAN e Explosão Junina, a partir das 18h, na Praça da República. Reúna a família, chame os amigos e venha curtir mais uma grande noite de São João em Valença.

Secretaria de Comunicação |SECOM 

Prefeitura Municipal de Valença

.

.