Entre os dias 22 a 28 o Rio de Janeiro foi palco do maior evento da igreja catolica, a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), na capital da juventude como foi chamada,havia jovens por todas as ruas e praças, começaram a surgir uma multidão de peregrinos que viveram a experiência da JMJ 2013, foi um tempo de fé e encontro da juventude de 175 paises reunidos professando uma só fé.
A cidade de Valença não ficou de fora deste grande evento, foram enviados 19 jovens entre a zona rural e urbana, que com muito esforço e com a ajuda de muitos amigos conseguiram chegar lá, para abrilhantar ainda mais a festa da Juventude Catolica.
O Papa Francisco nos disse em seu discurso na missa de Envio realizada na praia de copacabana no ultimo domingo dia 28 de julho, afirmando: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. E seguiu dizendo que com estas palavras, Jesus, diz aos jovens que a participação na Jornada Mundial da Juventude foi boa, mas agora é preciso levar essa experiência aos demais. “O que nos diz, o Senhor?”, perguntou o Papa. Três palavras: “Ide, sem medo, para servir”. Lembrou que a experiência de encontrar Jesus, na companhia dos irmãos, feita no Rio fizeram não pode ficar trancafiada, mas deve ser levada adiante. E advertiu recordando que Jesus não disse ‘se quiser’, mas apresentou um mandato que não nasce da vontade do domínio, mas da força do amor. E seguiu dizendo que Jesus se deu por inteiro para salvar a todos e mostrar o amor e a misericórdia de Deus. “Jesus nos trata como irmãos, amigos” destacou e envia e acompanha a todos.
“Para onde Jesus nos manda?”, perguntou o Papa. Os jovens são enviados a todas as pessoas. “Não tenham medo de levar Cristo a todos os ambientes”, alertou. Fez, em seguida, mais uma vez, referência às periferias existenciais como lugares de evangelização. O Papa incentivou o compromisso da Missão Continental promovido pelos bispos da América Latina e afirmou, com ênfase: “A Igreja precisa de vocês!”. Recordou que, na verdade, são os jovens, que do melhor modo, podem evangelizar os jovens. Pediu que ninguém tenha medo, lembrando o trecho de Jeremias proclamado na missa. E garantiu que Deus responde ao profeta e a todos: “não tenham medo” lembrando que Jesus mesmo já garantiu que “está conosco todos os dias”. E deu aos jovens uma certeza de que podem contar com a companhia de toda a Igreja no enfrentamento do desafio de evangelizar.
A próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em Cracóvia, na Polônia, em 2016. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, ao final da reflexão que precede a Oração mariana do Ângelus, recitada ao término da Missa de encerramento da JMJ Rio2013."E nos Juventude Valenciana já estamos nos preparando para representar nossa cidade daqui a 3 anos lá em Crocóvia se o bom Deus permitir " disse Jean César -Jovem da comunidade do Campinho. (Fonte:Mateus Sacerdote)
Nenhum comentário:
Postar um comentário