.

.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

ITUBERÁ: 1º Encontro de Turismo na Comunidade de Barra de Serinhaém


A Prefeitura Municipal de Ituberá, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo, estará promovendo no próximo dia 08 de novembro, o 1º Encontro de Turismo de Barra de Serinhaém – Ituberá-Bahia, com o Tema: “Turismo de Base Comunitária e Inclusão Social”. O Evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade local para o desenvolvimento da atividade turística de forma integrada e sustentável tendo a comunidade como protagonista do turismo visando à geração de renda e inclusão social. Na oportunidade a comunidade estará elaborando de forma participativa um diagnóstico levantando as potencialidades locais e seus pontos fracos para o desenvolvimento do turismo, o qual irá nortear a elaboração de um plano de ação que prevê a realização de várias atividades visando o desenvolvimento do turismo de base comunitária em Barra de Serinhaém, como: cursos de qualificação profissional (culinária local, drinques e coquetéis, garçom, cozinheiro, condutor de visitantes) e empresarial (empreendedor individual), oficina de educação patrimonial, mapeamento da produção associada ao turismo, oficinas de artesanato, teatro e dança afro, entre outras ações como promoção e divulgação turística.
Finalizando o encontro, a Prefeitura Municipal de Ituberá estará apresentando a comunidade de Barra do Serinhaém o Plano de Ação para o Verão 2013/2014 que envolve uma programação repleta de atividades culturais para que os moradores e visitantes que escolherem passar o verão em Ituberá tenham momentos de lazer inesquecíveis e levem histórias, lembranças e a cultura do povo Ituberense na bagagem como recordação.
Turismo de Base Comunitária é “um modelo de desenvolvimento turístico, sustentável, integrado com foco no local. Trata-se de um modelo em que a cultura e os modos de vida locais são a principal motivação da visita, onde há o intercâmbio cultural entre o turista e a comunidade. Além disso, o turismo é uma atividade complementar às atividades tradicionais desenvolvidas pelas comunidades.” (Ministério do Turismo)

“O turismo de base comunitária veio para humanizar o turismo”. E, trata-se de um turismo que primeiro é bom para a comunidade e depois para o visitante. “Ele deve respeitar os valores e regras decididas em conjunto pelas pessoas envolvidas, que se comprometem a prestar serviços de qualidade e integrar os visitantes ao turismo de experiência conforme os costumes e tradições locais”. (Júlio Oliveira – Diretor de Serviços Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo)

Barra de Serinhaém: É uma típica vila de pescadores com aproximadamente 500 habitantes, preparados para receber bem o turista, e com uma boa infraestrutura básica (Posto de saúde e telefônico, mercadinho, pousadas, bares e restaurantes). Destaque para o artesanato feito com fibras naturais (conchas, cascas de coco, etc.) e o artesanato feito em madeira que retratam a rotina dos pescadores e os traços africanos. Chega-se de barco-a-motor (2 horas), passando pelo Estuário do Serinhaém. No caminho tem-se o privilégio de apreciar os manguezais e outros povoados ribeirinhos. Podendo ir também de carro pela Praia do Pratigi. Tamanho da faixa litorânea: Área: 63 km²

Nenhum comentário:

Postar um comentário