.

.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

POLÍTICA: Jaques Wagner confirma troca de comando em cinco secretarias


O governador Jaques Wagner (PT) confirmou, ontem, trocas de comando em cinco secretarias estaduais e adiantou que, até hoje, conclui a primeira parte das mudanças no alto escalão do governo. A maior parte da minirreforma administrativa é motivada pela saída de secretários que vão disputar as eleições este ano.  A surpresa ficou por conta da ida do engenheiro Manuel Ribeiro, ex-executivo da construtora OAS, para o lugar de Cícero Monteiro na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). “Ele estava afastado da iniciativa privada e, por ser experiente, eu o convidei e ele aceitou”, explicou, durante visita às obras de duplicação da Avenida Pinto de Aguiar.  Já Monteiro foi confirmado para a pasta de Relações Institucionais na vaga de Cezar Lisboa, que também continua no governo. Ele será nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), cuja titular, Moema Gramacho (PT), vai se candidatar a deputada federal.  Wagner anunciou ainda a ex-vereadora Andréa Mendonça como nova secretária de Ciência e Tecnologia, antes chefiada pelo deputado estadual Paulo Câmera (PDT). A nomeação da irmã do deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente do PDT na Bahia, faz parte de um acordo entre o governador e a cúpula do partido. “O PDT indicou três nomes e eu optei por escolher o que tinha preferência interna”, disse Wagner.

Na Agricultura, controlada pelo PP, sai Eduardo Salles e entra o chefe de Gabinete da pasta, Jairo Carneiro. Em relação à Secretaria de Turismo, Wagner manteve o suspense. Disse que ainda precisava conversar pessoalmente com o nome indicado pelo PR, Pedro Galvão, ex-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem na Bahia (Abav). 

Contudo, a nomeação de Galvão é dada como certa pela cúpula do PR. Wagner adiantou que permanecerão no governo até abril o vice-governador Otto Alencar (PSD), que comanda a Secretaria de Infraestrutura, e será candidato ao Senado, e o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que disputará o governo. 

O governador afirmou ainda que, por enquanto, Robinson Almeida (Comunicação Social) e Jorge Solla (Saúde) também estão mantidos no cargo por, pelo menos, 45 dias. “Robinson  tem alguns trabalhos com o Pacto Pela Vida, e eu não quero interromper. Ele ainda tem algum tempo pela frente”, informou Wagner. Segundo o governador, as portarias determinando as trocas de comando serão publicadas até o próximo sábado.


Lista das mudanças

Desenvolvimento Urbano - Manuel Ribeiro Filho
Relações Institucionais - Cícero Monteiro 
Ciência e Tecnologia - Andréa Mendonça 
Desenvolvimento Social - Cezar Lisboa  
Agricultura - Jairo Carneiro 
*Turismo - Pedro Galvão (*aguarda confirmação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário