Encontro discute cidadania, gestão e espaços culturais, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da territorialização da cultura
Artistas, produtores, gestores, pesquisadores e demais agentes da área cultural do Baixo Sul reuniram-se nesta sexta-feira (21), no Territórios Culturais em Diálogo, no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença. O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, o superintendente de desenvolvimento territorial da Cultura, Sandro Magalhães e o escritor Araken Vaz Galvão participaram do encontro, organizado pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O secretário Jorge Portugal destacou a importância do diálogo e da participação popular para o desenvolvimento do setor. “Aqui na Bahia, o povo indica o caminho”, afirmou Portugal, que apresentou as principais ações e projetos desenvolvidos pela SecultBA no Território. “Temos projeto apoiados pelo Fundo de Cultura, patrocinados pelo Fazcultura, Calendário das Artes, Pontos de Cultura e Pontos de Leitura, apenas para citar alguns exemplos”, destacou o secretário que, nesta quinta-feira (20), também em Valença, anunciou a ideia de criar um programa de apoio ao desenvolvimento da cultura nos municípios, que está em fase de estudos e deve ser lançado em 2016. Durante o Territórios Culturais em Diálogo, foi assinado pela prefeita Jucélia Nascimento, juntamente com o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, a secretária de Cultura de Valença, Aline Reis, o Plano Municipal de Cultura de Valença. O fortalecimento da legislação e da institucionalidade cultural é parte importante para o aprimoramento das políticas culturais em todo o estado. “Esse plano serve de exemplo para toda a região. Isto mostra o comprometimento do nosso governo que tem priorizado e instrumentalizado as diversas ferramentas para o fortalecimento e resgate da nossa cultura”, disse Jucélia. Para Jorge Portugal, “essa organização dos municípios é fundamental para que possamos, futuramente, fazer repasses do Fundo Estadual de Cultura para os Fundos Municipais”, afirmou.
A programação do evento inclui, no período da tarde, a formação da Câmara Temática de Cultura e a eleição do Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura Olívia Barradas. “Esses dois instrumentos são importantes para tornar nossas políticas culturais cada vez mais territoriais”, afirmou o superintendente de desenvolvimento territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães.
Além de Valença, participaram do encontro representantes dos demais 14 municípios que integram o território de identidade Baixo Sul: Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Ibirapitanga. O evento contou também com performances de grupos culturais do território, como a Zambiapunga de Nilo Peçanha e a Quadrilha Esfarrapado, de Valença.
Teatro Municipal de Valença
Durante a visita de dois dias a Valença, o secretário estadual de Cultura atendeu ao convite feito pela comunidade cultural presente no evento Territórios Culturais em Diálogo. Jorge Portugal visitou o Teatro Municipal de Valença, ao lado da secretária municipal de Cultura, Aline Reis e da diretora de Cultura do município, Edna Maria de Souza Xavier Cerqueira. Construído em 1910, pelos proprietários da Companhia Valença Industrial, o teatro precisa de reforma em sua estrutura interna. Como resultado da visita, o secretário irá solicitar que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) realize uma avaliação no imóvel para facilitar a captação de recursos, por parte da prefeitura, através de leis de incentivo.
Próximos Territórios Culturais em Diálogo
Até o fim do segundo semestre de 2015, mais três territórios serão contemplados: Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Norte, nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Alagoinhas, respectivamente.
Com informações da Seculta-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário