O Governo de Valença, na noite desta quinta-feira (13), deu um passo importante para a consolidação do projeto do Polo Industrial do município. Com o auditório da ACE/CDL lotado, empresários de diversos segmentos compareceram para o lançamento do projeto, cuja articulação vem sendo feita através da secretária municipal da Indústria e Comércio. “Esse projeto é um dos pontos sugerido pelo PDT (Partido que faz parte da base do Governo de Valença) e tão bem conduzido pelo nosso secretário Ademir Costa”, ressaltou a prefeita Jucélia Nascimento.
O Polo Industrial tem como prioridade agrupar as pequenas indústrias que estão localizadas em áreas residências da cidade e sem perspectivas de crescimento. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Fazenda, são mais de 300 pequenas empresas que estão em constantes conflitos com moradores devido aos impactos, principalmente por causar poluição sonora, provocando assim ações do Ministério Público e órgãos ambientais.
O Governo de Valença já negociou uma área de 50 hectares localizada no km 01 da BA 887 (Estrada Valença Guaibim) e, de acordo com Ademir Costa, o local oferece toda infraestrutura para que se instale o Polo. “Temos um local com rede elétrica trifásica, estação de água, segurança e próximo ao centro (cerca de 8 km de Valença).
Questionado sobre um possível impacto pela proximidade do empreendimento com o Aeroporto, Ademir respondeu que os dois equipamentos se beneficiarão com o novo projeto. Para o empresário Manoel Francisco Duarte (Manu), o Polo “vai dinamizar o desenvolvimento desta cidade”. O vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, afirmou que e o empreendimento faz parte de uma estratégia de governo para o desenvolvimento do município. “Com o Polo, todos os outros segmentos da nossa economia serão fortalecidos”, disse.
Durante a apresentação do projeto, muitos empresários ali presentes assinaram um termo de intenção para fazer parte do empreendimento. Ainda conforme De acordo com Ademir Costa, o Planialtimétrico (identificação das diferenças de nível entre dois ou mais pontos no terreno -- por meio desse estudo é possível conhecer o relevo do terreno e planejar a terraplenagem) já está pronto e os próximos passos serão em direção ao Governo do Estado. “Estaremos indo a Salvador no próximo dia 20 para uma reunião na Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), para que técnicos do Órgão venham a Valença conhecer o local e fazer o projeto executivo”, disse.
Participaram ainda da reunião, os vereadores Fabrício Lemos, Bertolino de Jesus e Tácio Lima, e secretários e diretores municipais.
Por Magno Jouber - Ascom/Governo de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário