.

.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

VALENÇA: Secretaria municipal da Saúde faz alerta sobre os males do tabagismo

Com uma palestra proferida pela fonoaudióloga do município, Kelly Vieira, e dicas de saúde da enfermeira-chefa do posto de saúde da Baixa Alegre, Lidiane Braga, aconteceu na tarde da segunda-feira (30), na sede da Associação dos Moradores do referido bairro, um encontro com a comunidade local com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância do combate à toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. O evento foi parte das ações realizadas pelo Governo de Valença que orientam quanto aos riscos do tabagismo.
A campanha é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, da área da Atenção Básica da secretaria municipal da Saúde, visando, especificamente, conscientizar fumantes, ex-fumantes e não fumantes com relação aos males causados pelo tabagismo.
Com a mesma programação da atividade realizada na Baixa Alegre, o trabalho culminou nesta terça-feira (31), também à tarde, no Posto de Saúde da Urbis, com a participação da enfermeira-chefa da Unidade, Érica Neves, e sua equipe. A data 31 de maio é lembrada como Dia mundial sem tabaco.
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, o Dia Mundial Sem Tabaco alerta para doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da entidade apontam para uma epidemia global causada pelo uso do tabaco que mata, aproximadamente, 6 milhões de pessoas todos os anos, das quais mais de 600 mil são fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes. Além da nicotina, o cigarro contem muitas outras substâncias tóxicas.
 Ascom Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário