.

.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Nova Ibiá e Piraí do Norte negam que tenham aplicado vacinas vencidas da AstraZeneca; SESAB também emitiu nota

 

Relacionados em uma lista de 1.532 municípios brasileiros que teria aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca, Piraí do Norte e Nova Ibiá emitiram uma nota sobre o caso e disseram não terem usados imunizantes com data de validade vencida, como constou em um relatório divulgado pela Folha de São Paulo, na última sexta-feira, (02).

Segundo relatório divulgado, as duas cidades teriam aplicado 03 vacinas vencidas. Em Piraí do Norte foram aplicadas 02 doses do lote 4120Z005* (14.abr), enquanto que em Nova Ibiá apenas uma pessoa foi imunizado com dose vencida do lote 4120Z004 (13.abr). Pelo menos 26 mil doses foram aplicadas em diversos postos espalhados pelo Brasil.

Piraí do Norte e Nova Ibiá aplicaram vacinas vencidas da AstraZeneca
Em nota, à prefeitura de Piraí do Norte informa que de fato o município teria recebido dois lotes apontados como vencidos, mas que suas aplicações ocorreram antes da data do vencimento.

Já à prefeitura de Nova Ibiá informou que foram destinadas 40 doses do lote ao município, todas aplicadas no dia 27 de janeiro deste ano em profissionais da saúde.

O QUE DIZ À SESAB

A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde. Fonte: diarioparalelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário