.

.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Datafolha: Lula tem 43%, Bolsonaro, 26%; Moro, 8%; Ciro, 6%

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para a disputa pela Presidência da República no primeiro turno, com 43%, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada ontem. Na pesquisa estimulada, o presidente Jair Bolsonaro permanece na segunda colocação, com 26%. 

Nas intenções de voto, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) tem 8% e Ciro Gomes (PDT), 6%. A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores e a margem de erro é de dois pontos percentuais. 

O "terceiro pelotão" mostra pré-candidatos que, no limite da margem de erro, chegam a zero. São eles: João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), ambos com 2%; e Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo), com 1% cada. Em um cenário com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no lugar do governador de São Paulo, Leite alcança 1% das intenções de voto. 

O Datafolha diz que o levantamento não é "diretamente comparável" ao anterior por trazer cenários distintos: desta vez, não houve consulta ao nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e do ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido), que desistiram de disputar a Presidência. 

Já na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista de candidatos para escolher, o presidente Jair Bolsonaro chegou aos 23% das intenções de voto, segundo o DataFolha. Já Lula foi lembrado por 30% dos entrevistados. 

Exame - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para a Presidência, segundo pesquisa Exame/Ideia divulgada ontem. De acordo com o levantamento, o petista tem 40% da preferência no cenário estimulado, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL). 

Assim como tem ocorrido em outras pesquisas, os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) aparecem empatados em terceiro lugar. Ambos têm 9%. Eduardo Leite, possível pré-candidato do PSD, tem 2%, e João Doria (PSDB), que saiu vitorioso nas prévias dos tucanos, 1%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) também têm 1%. 

No cenário espontâneo, aquele em que os entrevistados expressam sua preferência sem dispor de opções, a distância entre Lula e Bolsonaro é menor. O petista tem 34,6% das intenções, enquanto o atual chefe do Executivo tem 25%. Ciro Gomes e Sérgio Moro empatam novamente, desta vez em 4%. 

A pesquisa Exame/Ideia fez 1.500 entrevistas por telefone entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-04244/2022. 

Fonte: O Estado de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário