.

.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Equipamentos são entregues a municípios do Baixo Sul

 

Motos e tablets foram entregues a técnicos de assistência técnica e extensão rural (ATER) do Baixo Sul, nesta terça-feira (06), em Gandu. A ação, que foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Projeto Cacau Mais, executado pelo Consórcio dos Municípios do Baixo Sul (Ciapra), tem o objetivo de elevar a produtividade da lavoura cacaueira.  

Os equipamentos serão utilizados pelas equipes técnicas que atuam no projeto e dão assistência e orientação aos agricultores familiares de municípios do Baixo Sul. São 2.400 agricultores que estão com essa cobertura de ATER, via consórcio, com as equipes das prefeituras. 


Estão incluídas ainda atividades de análise do solo e entrega de materiais como calcário e gesso agrícola, entre outras.  

 

No total, 32 motos e 40 Tabletes serão entregues, de forma proporcional, às famílias assistidas. Também foi realizado um treinamento aos técnicos para o uso dos equipamentos. 

 

O Cacau Mais, que integra a estratégia Parceria Mais Forte, tem como objetivo potencializar a produção de cacau no território Baixo Sul, aplicando novas técnicas de manejo. Visa ainda aquecer a economia territorial e propiciar aos agricultores e às agricultoras familiares mais produtividade, geração de renda e qualidade de vida no campo.  

O sistema produtivo do cacau é destaque na região e as metodologias aplicadas já são referência para os outros consórcios. O prefeito de Gandu e presidente do Ciapra, Leonardo Cardoso, afirma que essa é uma atividade que dialoga com os 14 municípios do Baixo Sul. “Graças ao trabalho de cooperação entre a equipe técnica do Consórcio, a SDR e as prefeituras municipais, a cacauicultura da região vem avançando. A meta é chegar a 80 arrobas por hectare em três anos”.  


ASCOM- SDR/CAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário