.

.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Sistema PAIS qualifica agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia

 

O Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS), que consiste em canteiros econômicos em volta de um reservatório de água ou de galinheiro, tem sido fundamental para a produção da agricultura familiar na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Ponto Seco, no município de Taperoá, no território de identidade Baixo Sul. 

No local, 20 famílias da comunidade estão utilizando essa estratégia agroecológica, principalmente, para a produção de hortaliças, garantindo segurança alimentar e nutricional (SAN) e renda, com a venda do excedente da produção, na comunidade local. 

O presidente da Associação, Enilton Gama, conta como o sistema tem ajudado. “Foi um investimento que beneficiou várias famílias, levando alimentos de qualidade ao nosso povo e gerando renda aos sócios”.  

A Associação recebe investimentos via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 

Pelo projeto, os agricultores e agricultoras tiveram acesso a sementes, material para a estruturação de galinheiros e sistema de irrigação. A assistência técnica e extensão rural (ATER), no âmbito do Bahia Produtiva, é realizada pelo Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP).  Ascom/CAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário